Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
19/01/2018

AM: Defensoria Pública oferece atendimento agendado no projeto "Um Novo Amanhã" para vítimas de abuso sexual

Fonte: ASCOM/DPE-AM
Estado: AM
O projeto Um Novo Amanhã, criado pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), no início do ano passado, para o acompanhamento de casos de abuso sexual de crianças e adolescentes vai oferecer, a partir da próxima segunda-feira, dia 22 de janeiro, atendimento agendado via telefone e e-mail. Esta é uma forma de facilitar o acesso ao serviço para o público abrangido pelo projeto.
 
O agendamento pode ser feito por meio do telefone (92) 998408-2649 e pelo e-mail umnovoamanha@defensoria.am.gov.br. Qualquer pessoa pode entrar em contato para o agendamento, mesmo que não tenha sido encaminhada por outro órgão. O agendamento pode ser feito por telefone no horário de 8h às 14h, de segunda à sexta-feira.
 
Além de servir como uma via de entrada no sistema de proteção à criança e ao adolescente, o projeto atende, ainda, os casos encaminhados pelos órgãos do Estado que atuam na rede de defesa e proteção dos direitos das crianças e adolescentes, como a Delegacia Especializada de Proteção à Criança e do Adolescente (DEPCA), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e Conselhos Tutelares.
 
O foco do projeto Um Novo Amanhã tem sido o atendimento psicológico, jurídico e social às crianças e adolescentes com histórico de violência e exploração sexual, estendendo o acompanhamento psicossocial aos seus familiares e agressores que se disponham ao tratamento psicológico.
 
O atendimento do projeto é feito no núcleo de Atendimento Psicossocial da Defensoria Pública, que fica na Rua 24 de Maio, 321, Centro, de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h. O projeto conta com duas psicólogas e duas estagiárias de Psicologia. No caso de atendimento a agressores, estes serão recebidos em horários distintos. O atendimento psicológico visa à escuta terapêutica das crianças e adolescentes e acolhimento da família. O brincar lúdico é a principal técnica terapêutica para o tratamento.
 
A defensora pública Flávia Lopes, coordenadora-geral do projeto, ressalta que o Um Novo Amanhã é mais uma forma de contribuir para que a Defensoria Pública cumpra com uma de suas funções, a de exercer a defesa dos direitos da criança e do adolescente e atuar na preservação e reparação dos direitos de pessoas vítimas de abusos sexuais.
 
Para Flávia Lopes, o atendimento agendado vem para aprimorar o serviço prestado pelo projeto, permitindo que o acesso ao projeto Um Novo Amanhã seja facilitado. “O projeto Um Novo Amanhã, busca implementar os objetivos da Defensoria na defesa dos direitos de crianças e adolescentes, promovendo o acompanhamento de vítimas de abusos sexuais, tanto procurando restaurar a integridade psicológica daquela vítima, que ainda está com a personalidade em formação, como acautelando que esta, pelo fato de ter sofrido uma violência, venha a se tornar uma pessoa dotada de agressividade, com predisposição para vir a praticar crimes”, explica.
 
A defensora ressalta ainda que o projeto é de grande importância social porque a maioria da população não tem condições financeiras para ter acesso ao atendimento por psicólogos e assistentes sociais.
 
A iniciativa de criar o projeto surgiu diante dos atendimentos que já vinham sendo feitos pelo serviço psicossocial da Defensoria Pública, que identificou muito casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. Desde a sua criação, o Um Novo Amanhã prestou atendimento a 34 casos, dando apoio psicossocial às crianças e adolescentes e seus familiares.
 
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)