Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
12/01/2018

DF: Defensoria traça estratégias de atuação e cronograma de atividades para pessoas em situação de vulnerabilidade social

Fonte: ASCOM/DPE-DF
Estado: DF
O ano de 2018 começou a todo vapor! Isso porque a Subsecretaria de Atividade Psicossocial da Defensoria Pública do Distrito Federal já está com a agenda intensa de atividades. Na tarde dessa quinta-feira (11), foi realizada reunião entre a subsecretária Roberta de Ávila, juntamente com a equipe de psicólogos e assistentes sociais, o defensor público do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Daniel de Oliveira, defensores da Defensoria Pública da União e o Instituto Sociocultural, Ambiental e Tecnológico (IPÊS). O objetivo foi traçar o cronograma de atividades que serão realizadas em conjunto.
 
“Foi a nossa primeira reunião, no nosso novo endereço – Setor Comercial Norte, Quadra 01, Lote G, Ed. Rossi Esplanada Business, loja 01, próximo ao Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) – e serviu para traçar metas para este primeiro semestre. Começaremos em março com os atendimentos itinerantes. Toda quinta-feira estaremos na Rodoviária do Plano Piloto, das 13h às 17h, para atender principalmente, pessoas em situação de rua”, disse Ávila. E acrescentou que toda última terça-feira do mês, “das 9h às 12h, nos deslocaremos para as Regiões Administrativas. A primeira cidade a ser atendida será Taguatinga”.
 
De acordo com o defensor Daniel de Oliveira, a melhor forma de atender à população em situação de rua e vulnerabilidade é ir até o local em que se encontram. “A gente sabe que essas pessoas têm dificuldade de vir até os núcleos da Defensoria. Então, resolvemos fazer o atendimento itinerante. Visamos o fortalecimento desta população para que eles saiam da rua, busquem emprego, uma vida mais digna. Procuramos o empoderamento dessa população para que eles possam ter a dignidade cada vez mais respeitada pela sociedade brasileira”, esclareceu Oliveira.
 
Segundo a gerente do serviço especializado de abordagem social do Ipês, Danielle Pereira Braga, o instituto é habilitado para fazer um serviço especializado de abordagem social. “Estamos na fase de capacitação de equipes e de mapeamento para identificar onde, de fato, fica a população em situação de rua. A parceria com a Defensoria é muito importante porque há grandes demandas da população em situação de rua que precisa de atendimento na área da saúde e habitação, além da retirada de documentação”.
 
O projeto RenovAÇÃO – Cidadania a Pessoas em Situação de Vulnerabilidade Social – também começa em março. “É um curso de capacitação para pessoas vulneráveis. A primeira turma de 2018 terá aulas nos dias 5, 7, 12, 14, 19 e 21 de março. Vamos continuar atuando bastante, melhorar cada vez mais a qualidade do atendimento humanizado”, explicou Roberta.  E as boas notícias não param. O Instituo Ipês vai contratar pessoas em situação ou com trajetória de rua e já reservou cinco vagas para quem participar do RenovAÇÃO. “Vão trabalhar com carteira assinada junto ao serviço de abordagem social”, garantiu Danielle Pereira Braga.
 
A Defensoria Pública da União também parabenizou a parceria entre os órgãos. “A Defensoria do DF atua na Justiça do DF e a da União atua em âmbito federal. A atuação em apoio a população em situação de rua, que é uma população vulnerável, que não tem mobilidade, e não tem a compreensão das burocracias próprias da Justiça brasileira, a gente decidiu que o atendimento tem que ser integrado para que em uma mesma oportunidade a pessoa possa receber um atendimento integral que é o que é previsto na Constituição”, ponderou o defensor público federal, Eduardo Queiroz.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)