Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
07/12/2017

RJ: 57 pessoas em situação de rua já concluíram capacitação

Fonte: ASCOM/DPE-RJ
Estado: RJ
Wallace Cleber Martins Costa, 48 anos, ensino médio completo, sobrevive fazendo serviços gerais sempre que possível, mas sonha com inserção no mercado de trabalho formal, possibilidade menos distante desde esta quarta-feira, 6, quando recebeu o certificado de conclusão do Projeto Resgate e carta de encaminhamento para entrevista de emprego.  Como ele, outros oito alunos do curso de capacitação para pessoas em situação de rua participaram da breve cerimônia de formatura da quinta turma do projeto. A iniciativa, parceria entre a Defensoria Pública do Rio e a secretaria municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação, já acolheu, esse ano, 57 homens e mulheres, dos quais 25 permanecem contratados por empresas-madrinhas.
 
"Esse projeto existe para permitir o recomeço da vida de vocês. É com alegria que percebemos como os alunos do Resgate recuperam a dignidade pessoal", resumiu a defensora pública do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos Gislaine Kepe, ao abrir a solenidade.
 
O subsecretário municipal de Trabalho e Qualificação, Luis Malheiros, também se dirigiu aos formandos:
 
"O sucesso do programa depende principalmente de vocês que, ao agirem como profissionais assíduos e qualificados, provam ter plenas condições de voltar ao mercado de trabalho", disse.
 
O formando Wallace garante que não quer perder a oportunidade:
 
"Participar do curso me ajudou a ganhar autoestima e me deu a chance de um futuro melhor".
 
No próximo dia 19, será realizada a formatura da sexta e última turma do Projeto Resgate 2017, integrada por 16 alunos.
 
Todos os que passam pelas quatro aulas de capacitação do projeto são encaminhados a entrevistas de emprego, para vagas condizentes com a experiência profissional de cada um.  Algumas turmas, inclusive, saíram da cerimônia de conclusão de curso com colocação garantida em empresas-madrinhas.  Wallace e os oito colegas de turma já têm entrevista e teste para seleção agendados com possíveis empregadores. 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)