Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
23/11/2017

Romance de defensor público é lançado pela Record

Fonte: ANADEP
Estado: DF
 
A obra venceu o Prêmio Sesc de Literatura em 2017 
 
O defensor público do Distrito Federal José Almeida Júnior, que ganhou o Prêmio Sesc Literatura 2017, na categoria de Melhor Romance com a obra “Última Hora”, lançará o livro em São Paulo, Brasília, Belém e Mossoró, pela Editora Record. No Prêmio foram registradas 1793 inscrições, sendo 980 romances e 813 livros de contos.
 
Em “Última Hora”, o escritor José Almeida Júnior, reconstrói um dos períodos mais importantes da história do país. “Getúlio Vargas lançou as bases do trabalhismo brasileiro e influenciou o pensamento de esquerda de políticos como Jango, Brizola e Lula. Por outro lado, Vargas perseguiu comunistas e implantou uma ditadura violenta durante o Estado Novo. Tive a curiosidade de compreender o comportamento dos comunistas, que haviam sido perseguidos no Estado Novo, durante o governo democrático Vargas do início dos anos 50”, conta o autor, em entrevista ao blog da editora Record.
 
No livro, Almeida Júnior refaz uma das maiores batalhas da imprensa na época, a de Carlos Lacerda, da Tribuna da Imprensa, e Wainer. Com o apoio da cadeia de jornais e rádios de Assis Chateaubriand, o Chatô, e de outros magnatas das comunicações, como Roberto Marinho, Lacerda perseguiu o dono da Última Hora até o desfecho final da crise, com o suicídio do presidente. Marcos, que ora se alia a Wainer ora ajuda Lacerda, é o contraponto entre esses personagens tão complexos. “Procurei encontrar as contradições em Wainer e Lacerda e explorá-las no ponto de vista de Marcos”, diz o autor.
 
Os lançamentos serão:
São Paulo: 28/11 às 19:30, no Sesc 24 Maio;
Brasília: 05/12 às 19:30, no Sesc Presidente Dutra;
Belém: 07/12 às 19:00 no Sesc Boulevard;
Mossoró: 21/12 às 19:00, no Teatro Dix-Huit Rosado.
 
Sobre  o autor - Natural de Mossoró, RN, José Almeida Júnior é formado em Direito pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com pós-graduação em Direito Processual e em Direito Civil. Há dez anos reside em Brasília, onde exerce o cargo de Defensor Público do Distrito Federal.
 
Sobre o prêmio - Lançado em 2003, o concurso identifica escritores inéditos, cujas obras possuam qualidade literária para edição e circulação nacional. Além de os livros vencedores serem publicados pela editora Record, são também distribuídos para toda a rede de bibliotecas e salas de leitura do Sesc e Senac em todo o país. As inscrições são gratuitas e aceitas em todo o Brasil. Cada concorrente participa com uma obra nas categorias conto e romance.
 
Facebook: /almeidaemprosa
Twitter: @almeidaemprosa
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)