MG: Defensoria Pública em Araguari inaugura novas instalações
Estado: MG

A Defensoria Pública inaugurou novas instalações na comarca de Araguari. A unidade passa a funcionar na Rua Olegário Maciel, 272, no Centro, nas imediações do Fórum e próximo ao terminal central de ônibus. A nova sede oferece conforto e comodidade à população atendida e proporciona instalações adequadas para o trabalho dos defensores públicos e servidores.
A solenidade aconteceu no dia 21 de junho, com a presença do defensor público-geral em exercício, Wagner Geraldo Ramalho Lima, acompanhado pelo coordenador da regional Triângulo II, Evaldo Gonçalves da Cunha; dos coordenadores locais em Araguari, Augusto Luiz Fernandes de Matos Oliveira; de Uberlândia, Clayton Rodrigues Sabino Barbosa; do membro do Conselho Superior da DPMG e defensor público em Uberlândia, Fernando Orlan Pires de Rezende; do assessor Institucional da Defensoria Geral, Gério Patrocínio Soares e do assessor militar sargento Carlos Alberto Braga; dos defensores públicos em atuação na comarca de Araguari, Vanessa Moreira Alves, Yslyg Abreu Veloso, Vítor Oliveira de Queiroz e Jefferson Guimarães Soares; os defensores em atuação na comarca de Uberlândia, Alessa Pagan Veiga, Valéria Muniz e Gustavo Humberto Ramos; e o diretor de Inativos e Pensionista da Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais, Rubens Luiz Borges, representando o presidente da Adep-MG, Eduardo Cyrino Generoso.
Presentes, ainda, o prefeito de Araguari, Raul Belém; o presidente da Câmara Municipal, Giuliano Souza Rodrigues; o juiz da 3ª Vara Cível, Márcio José Tricote; o comandante do 53º Batalhão PM, ten. cel. Adriano César Ribeiro Araújo, o comandante da 3ª Cia de Bombeiros de Araguari, cap. Fabrício Silva Araújo; secretários municipais, representantes da iniciativa privada, associações de classe, entre outros.
Wagner Ramalho elogiou a proatividade e a capacidade de superar dificuldades dos defensores públicos, servidores e estagiários em Araguari, “que com empenho, profissionalismo e afeto acolhem os cidadãos da cidade e região, nos momento de maiores infortúnios”, completou.
O prefeito de Araguari, Raul Belém, parabenizou os defensores da comarca pelo empenho em garantir o acesso à justiça da população mais carente do município. “Vocês, que semearam tantas coisas boas aqui em Araguari, estão colhendo o que plantaram, pois o fruto deste trabalho nos entusiasma a investir e apoiar, cada vez mais, na Defensoria Pública”.
Durante a solenidade, a defensora pública Vanessa Moreira Rodrigues Alves, em atuação há 18 anos na comarca e com o trabalho reconhecido por todos, entregou uma placa, ao prefeito Raul Belém, em agradecimento ao apoio oferecido pela Prefeitura Municipal.
O coordenador local em Araguari, defensor público Augusto Luiz Fernandes de Matos Oliveira, comparou o início tímido da Defensoria Pública na comarca e o avanço normativo da Instituição em âmbito nacional e na cidade. “Em Araguari foram feitas várias parcerias que permitiram a cessão do imóvel e de funcionários; a realização do mutirão Direito a Ter Pai e, por fim, a chegada de novos defensores públicos no final de 2015, e o projeto de uma nova sede, com estrutura adequada, que comportasse o serviço público que é prestado em benefício do cidadão carente”.
Homenagens
Em sua fala, o presidente da Câmara Municipal, Giuliano Souza Rodrigues, parabenizou o trabalho dos defensores no município e a conquista do novo espaço. “Mais que um imóvel novo, conquista-se, também, a oportunidade de acolher a população de forma mais adequada e de organizar melhor as atividades prestadas”. Giuliano Rodrigues, colocou-se ao dispor da Defensoria Pública, para cooperar com um serviço cada vez mais eficiente e de qualidade.
O defensor público e conselheiro da DPMG, Fernando Orlan agradeceu à Defensoria Geral pelo cuidado com as Defensorias Públicas do interior, levando dignidade ao defensor público e ao cidadão beneficiário dos serviços.
Representando o presidente da Adep-MG, Eduardo Generoso, o diretor de Inativos e Pensionistas, Rubens Luiz Borges, disse que é uma satisfação verificar o esforço da atual administração em melhorar as condições de trabalho dos defensores do interior e, também, dos líderes municipais em se associar à causa da Defensoria Pública. “Desta forma o cidadão carente, além de ter a garantia da assistência jurídica integral e gratuita, terá também, um espaço mais digno de espera do atendimento”.
O coordenador da regional Triângulo II, Evaldo Gonçalves da Costa, disse ser uma grande satisfação participar da inauguração na comarca e ver um município preocupado em oferecer dignidade aos defensores públicos para a realização de suas funções. “A Defensoria Pública é a porta de entrada das demandas da sociedade. Investir nela, proporciona um benefício enorme à população de Araguari, garantindo o acesso à dignidade e a um serviço público de qualidade”.
Inauguração da Defensoria Pública na mídia:
Rede Integração http://g1.globo.com/minas-






