ANADEP - Associação Nacional dos Defensores Públicos

ES: Parede da Defensoria Pública é Grafitada por Detento Artista do Projeto Além das Grades

Neste mês de agosto, a Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo dá início, na prática, ao Projeto Além das Grades. O interno Vinicius Torneri Abreu foi escolhido para fazer uma arte em uma parede do novo Núcleo da Defensoria Pública de Cachoeiro de Itapemirim, que ainda será inaugurado. Preso há seis anos, atualmente está na Casa de Custódia de Vila Velha (CASCUVV), em regime semiaberto.

A ideia foi uma iniciativa da coordenadora de Execução Penal, a Defensora Pública Roberta Ferraz, juntamente com o coordenador de Direito Penal, Geraldo Elias, e a gerência administrativa. Após uma conversa sobre a realização e execução do projeto, a coordenadora começou a procurar, dentre os mais de 19 mil presidiários do Espírito Santo, algum que soubesse fazer grafite e chegou ao interno Vinicius, que assinará a obra.

O Projeto objetiva demonstrar que a Defensoria Pública tem um papel muito além do processo e da atuação na unidade prisional, principalmente dentro da execução penal.

“Nós buscamos com a nossa atuação tentar trazer a pessoa que está ali dentro cumprindo pena, aos poucos, pra sociedade. O Projeto surgiu dentro da ideia de fazer a arte (grafites) no núcleo da Defensoria Pública de atendimento. Ao invés de contratar alguém, porque não procurar uma pessoa dentro do sistema prisional e utilizar e fomentar o talento dela?”, questiona Dra. Roberta.

O interno começou a fazer a pintura na última segunda-feira (01) e termina nesta sexta-feira, deixando estampada a sua visão de como é a atuação da Defensoria Pública e como ele imagina a vida após cumprimento da pena.

O projeto será contínuo, promovendo a arte do grafite e, como consequência, alegrando os ambientes da Defensoria e até mesmo centros de detenção, bem como incentivando e buscando novos talentos dentro do sistema prisional.

Juntamente com o projeto, está sendo feito um documentário em parceria com a Faculdade Faesa. “Justamente para não ficar apenas na parede, para tornar cada vez mais público o Projeto e a atuação da Defensoria. Principalmente, fomentar a arte, entender o que é o grafite, trabalhar com outros internos, descobrir e incentivar talentos, dentre outras ideias”, lembra Roberta Ferraz.

Veículo: ASCOM/DPE-ES
Data: 08/08/2017
Estado: ES

ANADEP - Associação Nacional dos Defensores Públicos
WWW.ANADEP.ORG.BR

SCS Quadra 1 - Bloco M - Ed. Gilberto Salomão - Conj. 1301 - Cep. 70305-900 Brasília - DF-Brasil
Telefone: +55 (61) 3963-1747 / Telefax: +55 (61) 3039-1763 - anadep@anadep.org.br