ANADEP - Associação Nacional dos Defensores Públicos

AM: DPE faz 167 atendimentos iniciais e 61 audiências no primeiro dia de ação itinerante na zona leste de Manaus

As ações de alimentos (pedido ou revisão de pensão alimentícia) estão entre as maiores demandas das pessoas que compareceram no primeiro dia de atendimento do programa "Defensoria Itinerante" na unidade da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) do Shopping Cidade Leste, no bairro Tancredo Neves, zona leste de Manaus. A ação acontece até esta quinta-feira, dia 18 de maio, das 8h às 15h, e é voltada para atender questões relacionadas às áreas de família e registros públicos, que incluem divórcio, guarda de crianças e adolescentes, retificação de registros, tutela e inventário, entre outras.

A cozinheira Maria Cristiane Ferreira do Nascimento, 32 anos, procurou atendimento na ação itinerante para dar entrada em uma ação para pagamento de pensão alimentícia. “Meu marido viu a notícia de que haveria o mutirão hoje e decidi vir para dar entrada numa ação de alimentos para os meus dois filhos, de 12 e de 16 anos. Apesar da quantidade de gente, o atendimento foi rápido e consegui a ação. Agora é esperar o andamento”, disse Maria Cristiane.  

O servente Diego Rodrigues do Nascimento, de 32 anos, também aproveitou a ação itinerante para agilizar o atendimento. “Minha questão é uma revisão de alimentos e foi tudo resolvido rápido”, afirmou. O pedreiro Mário Jorge de Assis, 47 anos, disse que já está resolvendo a regularização do divórcio e da guarda dos filhos através da Defensoria e aproveitou a ação itinerante para regularizar a pensão alimentícia.

De acordo com a defensora pública, Caroline Braz, coordenadora do projeto “Defensoria Itinerante”, a escolha da unidade da DPE-AM do PAC do Shopping Cidade Leste se deve à localização na zona mais populosa de Manaus. “É um local onde a procura pelos serviços da Defensoria Pública é muito grande”, afirma a defensora. A unidade recebeu, para a ação que vai até amanhã, o reforço de sete assessores jurídicos e três defensores públicos.

No ano passado, o projeto “Defensoria Itinerante” realizou oito mil atendimentos em ações itinerantes em Manaus e no interior do Estado. Em 2017, a meta é chegar a 10 mil atendimentos até o final do ano.

Além de alcançar as diversas zonas de Manaus, o projeto também presta serviços nos municípios do interior. No final de abril, o “Defensoria Itinerante” esteve em Iranduba, onde foram feitos aproximadamente 600 atendimentos nas áreas de família e registros públicos. Os próximos municípios a receberem o projeto são Manacapuru, em junho, e Itacoatiara, em julho.  


 

Veículo: ASCOM/DPE-AM
Data: 17/05/2017
Estado: AM

ANADEP - Associação Nacional dos Defensores Públicos
WWW.ANADEP.ORG.BR

SCS Quadra 1 - Bloco M - Ed. Gilberto Salomão - Conj. 1301 - Cep. 70305-900 Brasília - DF-Brasil
Telefone: +55 (61) 3963-1747 / Telefax: +55 (61) 3039-1763 - anadep@anadep.org.br