Se você não consegue visualizar as imagens deste e-mail, clique aqui, ou acesse
http://www.anadep.org.br/wtksite/grm/envio/3116/index.html
ANADEP Express
Facebook Facebook Facebook
Nº 000 /
Goiânia é a sede do maior evento da Defensoria Pública do País
Está chegando a hora! A Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) e a Associação Goiana das Defensoras e Defensores Públicos (AGDP) promoverão o XV Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos, de 8 a 11 de novembro, no Teatro Rio Vermelho, do Centro de Convenções de Goiânia. 
 
Considerado o maior evento de Defensoria Pública do país, a iniciativa tem como missão abrir o debate para os principais temas relacionados à Instituição e ao papel das Defensoras e Defensores Públicos na sociedade, além de promover a integração de seus participantes.
 
A escolha de Goiás para sediar o XV CONADEP foi emblemática. Isto porque a Instituição é considerada uma das mais jovens do Brasil. A Defensoria Pública foi legalmente instituída no ano de 2005, através da Lei Complementar Estadual nº 51, de 19 de abril de 2005. No entanto, somente em 2015, ocorreu a solenidade dos(as) primeiros(as) defensores(as) públicos(as) concursados(as) do Estado. A cerimônia marcou a consolidação da Instituição, após anos de luta e articulações junto ao governo para sua correta implantação. 
 
Atualmente, a DPE-GO possui em seus quadros 130 defensoras públicas e defensores públicos, e realiza mais de meio milhão de atendimentos.  Apesar de o estado ter 127 comarcas, a Defensoria está presente apenas em cinco comarcas: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade, Anápolis e Inhumas. A partir de 2023, a expectativa é levar sedes da Defensoria para o entorno do DF, como Valparaíso e Luziânia. O atendimento à população também ocorre em outras frentes, por meio de mutirões e de atendimentos itinerantes em alguns municípios do estado. 
 
A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, aponta que este é o primeiro reencontro da categoria após a pandemia da covid-19. “O XV CONADEP terá um clima especial porque será o grande reencontro da nossa categoria. Será um espaço de troca e de debate sobre as mudanças dos últimos três anos sobre as formas de atendimento e sobre o aumento da procura por acesso à justiça através da Defensoria Pública. A partir da história e trajetória da DPE-GO, teremos painéis e palestras que trarão uma visão concreta sobre a efetivação da EC 80 e sobre a necessidade de ampliação da Defensoria Pública no território nacional e sobre a valorização da carreira da defensora pública e defensor público”, explica.
 
Já o presidente da AGDP, Allan Joos, ressalta que o congresso será um momento para destacar as conquistas históricas da DPE-GO. “A cada ano, a DPE-GO traz novidades e avanços para melhor atender a população. Temos investido em um diálogo permanente com os Poderes Executivo e Legislativo para que tenhamos instrumentos para melhor efetivar o acesso à justiça à população goiana”, explica.
 
Os apoiadores desta edição são a ENADEP, CONDEGE e a DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE GOIÁS; Os patrocínios são do MARKTCLUB Clube de Vantagens, Editora D'Plácido e ExpoJud.
 
O tema deste ano é “Defensoria Pública, Futuro e Democracia: superação de retrocessos e novos desafios" .
 
Fique por dentro de tudo que acontece no evento no Instagram oficial: @xvconadep
 
Confira a programação completa
Para fomentar os debates em torno do tema central “Defensoria Pública, Futuro e Democracia: superação de retrocessos e novos desafios”, a comissão científica organizou uma programação repleta de paineis e apresentações com foco no fortalecimento da Instituição e na atuação diária das defensoras e defensores públicos. 
 
A solenidade de abertura do congresso será no dia 8 de novembro (terça-feira), a partir das 18h. 
 
Nos demais dias, serão organizados três paineis, com os seguintes temas: “Acesso à justiça e soluções alternativas de conflitos”; “Democracia e novas tecnologias: avanços e retrocessos para acesso à justiça”; e “O fechamento dos espaços cívicos no Brasil e o papel da ANADEP”.  Nos dias 9 e 10, no período vespertino, ainda haverá os concursos de práticas e de teses. 
 
Clique aqui e confira a programação na íntegra. 
Ministro do STJ Rogerio Schietti fechará programação
O ministro do Superior Tribunal de Justiça Rogerio Schietti Cruz está entre os palestrantes do XV Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos!
 
Schietti estará na Conferência de Encerramento abordando o tema “Defensoria Pública, futuro e democracia”, no dia 11 de novembro, das 12h às 13h, no Centro de Convenções Goiânia.
 
Mineiro de Juiz de Fora, o ministro é formado em direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília, com mestrado e doutorado em direito processual pela Universidade de São Paulo (USP). Também atuou como procurador-geral de justiça do Distrito Federal e, em 2013, tornou-se ministro do STJ.
Reuniões das Comissões Temáticas da ANADEP marcam pré-programação
Antes da abertura oficial do XV Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (CONADEP) serão promovidas reuniões das Comissões Temáticas da ANADEP para discutir o acesso à justiça e o fortalecimento da Defensoria Pública.
 
As reuniões ocorrerão pelo período da manhã e à tarde.
 
Os encontros acontecerão no Centro de Convenções de Goiânia.
 
Clique aqui e confira horários e salas das reuniões.
 
XV CONADEP: Confira o Manual do Participante Confira a lista de hotéis oficiais e a agência de viagens Concursos de teses e práticas são destaque Confira a programação da sessão de autógrafos de defensoras públicas e defensores públicos que vão expor obras durante o XV CONADEP Comissão Temática da Igualdade Étnico-Racial da ANADEP promove roda de conversa no XV CONADEP Como chegar no local do XV CONADEP Fique por dentro do clima para a semana do evento XV CONADEP: Festa de encerramento
Informativo Eletrônico produzido pela Assessoria de Comunicação Social da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos

ANADEP - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos
Setor Bancário Sul | Quadra 02 | Lote 10 | Bloco J | Ed. Carlton Tower | Sobrelojas 1 e 2 | Asa Sul
CEP 70.070-120 | Brasília-DF | Brasil | Tel.: +55 61 3963.1747 | Fax: +55 61 3039.1763

©2021 - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos - ANADEP
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que citada a fonte.
Ver edições anteriores
Clique aqui caso não queira mais receber nossos e-mails