Se você não consegue visualizar as imagens deste e-mail, clique aqui, ou acesse
http://www.anadep.org.br/wtksite/grm/envio/3066/index.html
 
Informativo da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos
Nº 000 -
Lançamento da campanha "ONDE HÁ DEFENSORIA, HÁ JUSTIÇA E CIDADANIA", em Brasília
A Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) e a Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Distrito Federal (ADEP-DF) lançaram, no dia 5 de maio, no pátio da Câmara Legislativa do Distrito Federal, a Campanha Nacional "ONDE HÁ DEFENSORIA, HÁ JUSTIÇA E CIDADANIA".
 
O lançamento contou com um grande mutirão de atendimento jurídico prestado pela Defensoria Pública do Distrito Federal. Na ocasião foram realizados 300 atendimentos. Os(as) defensores(as) públicos(as) realizaram petições iniciais de direito de família e orientação jurídica para a população. Houve também atendimento do Núcleo de Direitos Humanos e da subsecretaria de Atividade Psicossocial (SUAP/DPDF) que cuidou das questões relativas às matérias do serviço social e da psicologia, prestando orientações, escuta solidária e encaminhamentos aos serviços da rede do DF. 
 
A CAMPANHA 2022
 
A Campanha Nacional tem duas linhas de sensibilização. A primeira destaca os serviços prestados pelas defensoras e defensores públicos às pessoas vulnerabilizadas que necessitam de auxílio para garantia dos seus direitos e resolução de conflitos. Ao mesmo tempo, a segunda linha de sensibilização traz luz sobre o olhar necessário de fortalecimento de aspectos estruturantes da Defensoria Pública. 
 
Clique aqui e leia na íntegra.
 
CLIQUE AQUI E CONFIRA AS FOTOS DO LANÇAMENTO. 
 

Vídeo da campanha nacional 2022: material foi veiculado na Globo News
A ANADEP lançou, no dia 10 de maio, o vídeo institucional da Campanha Nacional "ONDE HÁ DEFENSORIA, HÁ JUSTIÇA E CIDADANIA". 
 
O material traz duas linhas de sensibilização: inicia com a chamada do número de atendimentos e, em seguida, parte para um diálogo com espectadoras e espectadores sobre a importância do fortalecimento da Instituição e valorização da categoria. O vídeo, que é apresentado por Aline Araújo, também reforça conceitos, como o acesso acesso à justiça e a defesa de direitos da população. A mídia também reforça as cores e a identidade visual da Campanha Nacional 2022. 
 
A novidade deste ano é que o vídeo institucional foi exibido durante todo o mês na grade da Globo News, resultando em mais de 21 inserções. A emissora é o 2º canal mais popular do Grupo Globo, em termos de TV paga no Brasil e é referência para os públicos A e B, como parlamentares, ministros, governos, colunistas e influenciadores. 

#DefensoriaSim: Congresso Nacional celebra Dia Nacional da Defensoria Pública durante sessão solene
O Congresso Nacional promoveu, no dia 26 de maio, sessão solene em alusão ao Dia Nacional da Defensoria Pública, Dia da Defensora Pública e do Defensor Público. A solenidade contou com a participação presencial com cerca de 100 defensoras e defensores públicos estaduais e federais.
 
O requerimento da sessão foi um pleito da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) e apresentado pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES) e pela deputada Sâmia Bonfim (PSOL-SP).
 
Compuseram a tribuna de honra: o senador Fabiano Contarato (PT-ES); a presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte; a presidenta do Condege, Estellamaris Postal; o presidente da ANADEF, Eduardo Kassuga; e o defensor público geral da União, Daniel de Macedo.
 
Subiram à tribuna para fala o deputado Ivan Valente (PSOL-SP); a presidenta do Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas do Brasil, Sirlene Assis; Sandra Gomes, representante do Movimento Mães do Jacarezinho; e Itamar Nunes (sociedade civil). A solenidade também contou com a participação da presidente da Associação Nacional das servidoras e servidores da Defensoria Pública, Erica Meirelles de Oliveira; e os(as) defensores(as) públicos(as) Daniele de Souza Osório (MS), Fernanda da Silva Rodrigues Fernandes (GO) e Allan Ramalho (SP). Entre os parlamentares que prestigiaram a sessão estão, os(as) senadores(as) Izalci Lucas (PSDB-DF), Álvaro Dias (PODEMOS-PR), Jorge Kajuru (PODEMOS-GO), Zequinha Marinho (PL-PA) e Zenaide Maia (PROS-RN). E os(as) deputados(as) Valtenir Pereira (MDB-MT), Erika Kokay (PT-DF) e Luiza Erundina (PSOL-SP), além do vereador da cidade de São Paulo, Eduardo Suplicy. Na ocasião, a ANADEP entregou kits da campanha nacional "Onde há Defensoria, há justiça e cidadania".
 
 
 
Clique aqui e leia na íntegra.
Clique aqui e assista na íntegra.
Dia Nacional da Defensoria Pública foi marcado por levante nas redes sociais
O ano de 2022 marca os 20 anos do estabelecimento do 19 de maio como o Dia Nacional da Defensoria Pública. Para marcar esta data tão especial para defensoras públicas e defensores públicos, a ANADEP e as Associações Estaduais e do DF organizaram levante virtual com o objetivo de trazer uma grande repercussão na rede por meio da hashtag #DefensoriaSim. Ao longo do dia, foram postados conteúdos nas redes sociais. 
 
Houve mensagens do presidente do STF, Luiz Fux, e de outros membros da Corte, como: Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Dias Toffoli. O presidente do STJ, Humberto Martins, e o ministro Herman Benjamin, também encaminharam vídeos para serem divulgados nas redes. 
 
 
 
 
 
Do Legislativo houve mensagens dos(as) senadores(as) Paulo Paim (PT-RS), Paulo Rocha (PT-PA), Simone Tebet (MDB-MS) e Sérgio Petecão (PSD-AC).
 
 
 
 
Os(as) deputados(as) Afonso Motta (PDT-RS), Bohn Gass (PT-RS), Érika Kokay (PT-DF), João Campos (Republicanos-GO), Perpétua Almeida (PCdoB-AC), Professor Israel (PSB-DF), Alessandro Molon (PSB-RJ), Paulão (PT-AL) e Darci de Matos (PSD-SC) também participaram do levante virtual. 
 
 
 
 
 
#DefensoriaSim: Monumentos em todo País ganham iluminação verde para marcar Dia Nacional da Defensoria Pública e lançamento de campanha nacional
No dia 19 de maio, monumentos de várias cidades do país ganharam a iluminação na cor verde para marcar o Dia Nacional da Defensoria Pública e Dia Nacional da Defensora Pública e do Defensor Público. A Ação também marcou mais uma fase da Campanha Nacional "ONDE HÁ DEFENSORIA, HÁ JUSTIÇA E CIDADANIA".
 
A iluminação foi uma iniciativa da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) e das Associações Estaduais do Acre (ADPACRE), Amapá (ADEPAP), Bahia (ADEP-BA), Ceará (ADPEC), Espírito Santo (ADEPES), Mato Grosso do Sul (ADEP-MS), Piauí (APIDEP), Rio de Janeiro (ADPERJ), Rio Grande do Norte (ADPERN), Rio Grande do Sul (ADPERGS), Rondônia (ADEPRO), São Paulo (APADEP), Santa Catarina (ADEPESC), Pará (ADPEP), Paraná (ADEPAR) e de Sergipe (ADPESE). 
Atividades nos estados marcam o Maio Verde

Lançamento da Campanha Nacional foi destaque na imprensa

Com o objetivo de disseminar o lançamento da Campanha Nacional 2022, a assessoria de comunicação da ANADEP fez um trabalho estratégico com a grande imprensa. Houve inserções em mídias televisa, radiofônica, de internet e em impressos.

Confira as principais inserções.

Mensagem sobre o dia 19 de maio

No dia 19 de maio – Dia Nacional da Defensoria Pública –, a presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, trouxe uma mensagem especial às defensoras públicas e defensores públicos de todo o País. Confira:

Informativo Eletrônico produzido pela Assessoria de Comunicação da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos

Setor Bancário Sul, Quadra 02, Lote 10, Bloco J, Ed. Carlton Tower, Sobrelojas 1 e 2 - Asa Sul - CEP: 70.070-120 - Brasília-DF - Brasil
Tel: +55 61 3963-1747 | Fax: +55 61 3039-1763 - www.anadep.org.br

© 2011 - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos - ANADEP
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que citada a fonte.