Se você não consegue visualizar as imagens deste e-mail, clique aqui, ou acesse
http://www.anadep.org.br/wtksite/grm/envio/3014/index.html
ANADEP Express
Facebook Facebook Facebook
Nº 457 / 11 de fevereiro de 2022
Com dados da ANADEP e do Condege, Ministro Alexandre de Moraes divulga voto a favor da manutenção da prerrogativa de requisição da Defensoria Pública
O ministro Alexandre de Moraes devolveu, na madrugada desta sexta-feira (11/2), vista da ADI 6852. Protocolada pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, a ADI questiona a prerrogativa de requisição da Defensoria Pública. 
 
Alexandre de Moraes seguiu o entendimento do ministro-relator Edson Fachin e garantiu a manutenção do dispositivo para a atuação das Defensorias Públicas. Para ele, o legislador constituinte conferiu à Instituição instrumentos que lhe permitem uma atuação livre, independente e eficaz, armando-a de funções, garantias e prerrogativas que possibilitassem o exercício de seu múnus constitucional, notadamente para a defesa eficiente dos direitos dos cidadãos assistidos.
 
Em seu voto, o ministro também trouxe dados dos memoriais entregues pela ANADEP e pesquisa do CONDEGE sobre o tema. “Presente a atual moldura institucional e constitucional da Defensoria, a sua prestação de serviços pode ocorrer em todos os ramos do direito, com particular ênfase na assistência dos hipossuficientes, econômica, social e juridicamente, na proteção da criança e do adolescente, dos direitos de família e do consumidor, no acesso à saúde e moradia, no combate à violência doméstica e na defesa criminal. Também atua na salvaguarda de bens e direitos de valor artístico, estético, histórico e turístico, ao meio ambiente e a diversos outros interesses de natureza difusa e coletiva. Segundo informações da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos – ANADEP, são prestados em média 14 milhões de atendimentos por ano”.
ANADEP apoia manifesto em defesa da prerrogativa de requisição
O Conselho Nacional das Ouvidorias Externas das Defensorias Públicas do Brasil lançou manifesto com o objetivo de reunir assinaturas em prol da defesa da manutenção da prerrogativa de requisição das Defensorias Públicas. A ideia é que parlamentares, juristas, representantes de movimentos sociais e personalidades assinem o documento. 
 
Até o momento, a ação já contabiliza 5300 apoios, sendo 150 entidades da sociedade civil de âmbito nacional, 28 parlamantares e 391 entidades de âmbito regional, entre outras.
 
Assine agora o Manifesto e participe da rede de Defensores das Defensorias. Compartilhe em sua rede #DefensoriaSim.
 
Salvador é sede da primeira assembleia geral da ANADEP, em 2022
A ANADEP promoveu, nesta quinta-feira (10/2), a primeira assembleia geral de 2022. O encontro foi sediado em Salvador, no Hotel Wish. As defensoras e defensores públicos discutiram assuntos de interesse da categoria no âmbito jurídico e legislativo, além de pautas institucionais. A ADEP-BA foi a anfitriã do encontro.
 
Participaram da AGE representantes da ADPACRE, ADEPAP, ADEPAM, ADEP-BA, ADPEC, ADEPES, AMDEP, ADEP-MS, ADEP-MG, ADEPEPE, APIDEP, ADPERGS, ADPERN, ADEPRO, APADEP, ADPESE, ADEPESC e ADPETO, além de associadas e associados dos estados. 
Ciclo de palestra regional "Racismo se combate em todo lugar" é destaque da semana
A Associação das Defensoras e Defensores Públicos da Bahia (ADEP-BA), com apoio da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) e da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA), promoveu, nesta quinta-feira (10/2), o ciclo de palestra regional com o tema: "Racismo se combate em todo lugar", no Wish Hotel da Bahia, em Salvador. 
 
A atividade é um desdobramento da Campanha Nacional iniciada em 2021, que visa fomentar o debate sobre a necessidade de equidade étnico-racial no acesso a direitos e às políticas públicas de pessoas indígenas, negras, quilombolas e povos tradicionais.
Balanço jurídico: Atuação da ANADEP nos Tribunais Superiores em 2021 Chamada pra E-book: Defensoria Pública: reflexões sobre racismo e equidade étnico-racial Associados(as): preencham o formulário de adequação à LGPD e não perca os benefícios Convênio: ILAE oferece curso de doutorado em Direito Juruá Editora: Acesso gratuito ao CPC
Informativo Eletrônico produzido pela Assessoria de Comunicação Social da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos

ANADEP - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos
Setor Bancário Sul | Quadra 02 | Lote 10 | Bloco J | Ed. Carlton Tower | Sobrelojas 1 e 2 | Asa Sul
CEP 70.070-120 | Brasília-DF | Brasil | Tel.: +55 61 3963.1747 | Fax: +55 61 3039.1763

©2021 - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos - ANADEP
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que citada a fonte.
Ver edições anteriores
Clique aqui caso não queira mais receber nossos e-mails