Se você não consegue visualizar as imagens deste e-mail, clique aqui, ou acesse
http://www.anadep.org.br/wtksite/grm/envio/2944/index.html
ANADEP Express
Facebook Facebook Facebook
Nº 640 / 10 de setembro de 2021
ANADEP e Associações Locais seguem monitorando a tramitação da PEC 32/2020
Na próxima semana, está prevista a discussão e votação da PEC 32/2020 (reforma administrativa) na Comissão Especial. No último dia 31/08, o relator da matéria deputado Arthur Maia (DEM-BA), apresentou substitutivo suavizando alguns pontos do projeto. Das 45 emendas apresentadas à proposta na comissão especial, o relator acolheu totalmente 7 e parcialmente 20. 
 
Clique aqui e veja o que foi alterado na proposta.
 
A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, explica que o trabalho de sensibilização dos(as) parlamentares continua. “Ainda há questões que podem ser melhoradas no texto e que, se mantidas, podem impactar o funcionamento da Defensoria Pública. Durante a votação na Comissão Especial, por exemplo, podem ser apresentados destaques para acrescentar ou retirar itens do relatório, por isso estaremos na Comissão Especial vigilantes”, pontuou.
AGE de setembro é destaque da semana
A ANADEP promoveu, na quinta-feira (9/9), assembleia geral extraordinária via zoom. 
 
A reforma administrativa (PEC 32/2020) foi o primeiro item de discussão. A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, falou sobre o calendário de tramitação na matéria, que deve ser votada entre os dias 14 e 16 de setembro na comissão especial. A diretoria da ANADEP convocou os(a) representantes das Associações Estaduais e Distrital para as atividades legislativas ampliadas de segunda a quinta-feira (13 a 16/9). Ainda na esfera do legislativo houve relatos sobre o novo Código Eleitoral (PLP 112/21).
 
No campo jurídico, o vice-presidente jurídico-legislativo, Flávio Wandeck, e a diretoria jurídica, Juliana Lavigne, fizeram um breve relato sobre as ADIs do poder de requisição que tramitam no Supremo Tribunal Federal. A pauta étnico-racial também foi foco das discussões na AGE.  Por fim, houve apresentação da pauta da ENADEP. 
 
Diretoria discute agenda de trabalho
Foi promovida, na quarta-feira (8/9), reunião de diretoria da ANADEP, por zoom. O grupo discutiu o planejamento de atividades da entidade, bem como pautas de interesse da categoria em âmbito institucional, legislativo e jurídico. 
 
Houve ainda discussões sobre o GT de prerrogativas, o plano de saúde e a Frente Parlamentar Servir Brasil. 
 
Outro ponto levantado foi a organização do I Levantamento do perfil étnico-racial e interseccional de defensoras e defensores públicos, que será mais uma etapa da Campanha Nacional 2021 "Racismo se combate em todo lugar"
 
Por fim, falou-se sobre a tramitação da PEC 32/2020 (reforma administrativa) e sobre as ADIs do poder de requisição.
 
Comissão dos Direitos da Mulher da ANADEP promove capacitação
O mês de setembro é marcado pelas comemorações e luta das mulheres indígenas. Para celebrar a data, a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), a Escola Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (ENADEP) e a Comissão Temática dos Direitos da Mulher da ANADEP promoverão a capacitação "Mulheres indígenas, Defensoria Pública e garantia de acesso à justiça". O evento será no dia 17 de setembro (sexta-feira), das 9h às 13h, no canal da ANADEP no Youtube. 
 
A capacitação contará com a participação da deputada Federal Joênia Wapichana (REDE-RR); da pajé da etnia Macuxi, Vanda da Silva; da refugiada venezuelana Leany Torres Moralefa, da etnia Warao; da coordenadora do programa de proteção da criança e do adolescente no Instituto Pirilampos de Roraima, Alba Gonzalez; da artista indígena contemporânea, Daiara Tukano; da antropóloga Joziléia Daniza Kaingang; e da pesquisadora e assistente social Angélica Kaingang, além de membras e membros das Comissões da Mulher e da Igualdade Étnico-Racial da ANADEP.
 
Inscreva-se no site da ANADEP. 
X Jornada de Capacitação é na próxima semana Edição de setembro da Revista J&C destaca artigo sobre capacidade jurídica das pessoas com deficiência ANADEP APOIA: Encontro Internacional de Direitos Humanos
Informativo Eletrônico produzido pela Assessoria de Comunicação Social da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos

ANADEP - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos
Setor Bancário Sul | Quadra 02 | Lote 10 | Bloco J | Ed. Carlton Tower | Sobrelojas 1 e 2 | Asa Sul
CEP 70.070-120 | Brasília-DF | Brasil | Tel.: +55 61 3963.1747 | Fax: +55 61 3039.1763

©2021 - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos - ANADEP
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que citada a fonte.
Ver edições anteriores
Clique aqui caso não queira mais receber nossos e-mails