Se você não consegue visualizar as imagens deste e-mail, clique aqui, ou acesse
http://www.anadep.org.br/wtksite/grm/envio/2916/index.html
ANADEP Express
Facebook Facebook Facebook
Nº 632 / 16 de julho de 2021
Extrateto: Projeto é aprovado na Câmara dos Deputados
Na terça-feira (13), a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 6726/16 (extrateto), que regulamenta quais tipos de pagamentos podem ficar de fora do teto do funcionalismo público. De acordo com o substitutivo do relator, deputado Rubens Bueno (Cidadania-PR), 30 tipos de pagamentos são considerados indenizações, direitos adquiridos ou ressarcimentos.  A proposta da ANADEP, que ressalvava a parte de acumulação, foi acatada, sendo incluída no mesmo dispostivo que trata da Magistratura e do Ministério Público.  
 
Para a presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, a articulação da Associação Nacional e do Condege com o apoio das Associações Estaduais e Distrital foi importante para trazer a discussão sobre os direitos garantidos das defensoras e defensores públicos, especialmente a questão da necessidade de manutenção e preservação do serviço da Defensoria Pública, que impactam na realização de substituição/acumulação e plantões. "Nós estivemos mobilizados dialogando com os parlamentares, seja presencial ou virtualmente, apresentando os pontos mais significativos para a classe e conseguimos incluir a Defensoria Pública em parte importante do texto.", disse.
 
Na quarta-feira (14), a diretoria da ANADEP soltou um comunicado sobre o tema. Clique aqui e confira.
 
ANADEP participa de audiência pública sobre Código Penal
O membro da Comissão de Política Criminal da ANADEP, Rômulo Carvalho, participou na terça-feira (13) de audiência pública na Câmara dos Deputados, no âmbito da Subcomissão Especial de Assuntos Penais da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC). A subcomissão analisa mudanças nas legislações penal e processual penal.
 
O colegiado foi instalado em junho e, de acordo com o plano de trabalho, serão analisadas propostas em tramitação na CCJ que modifiquem o Código Penal, a Lei de Execução Penal, os artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que tratam de crimes praticados contra crianças e adolescentes, e os artigos do Estatuto do Idoso que definem os crimes praticados contra idosos.
 
A subcomissão é presidida pelo deputado Guilherme Derrite (PP-SP) e tem como relator o deputado Carlos Jordy (PSL-RJ).
 
Anote: Live sobre interseccionalidades em raça e gênero
O dia 25 de julho marca o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. No Brasil, o dia também é em homenagem à Tereza de Benguela, líder quilombola. Em alusão à data, a ANADEP e a Comissão de Igualdade Étnico-Racial promoverão, no dia 22, live sobre Interseccionalidades em raça e gênero. A atividade também faz parte do calendário de ações da campanha nacional e do "Julho das Pretas". 
 
 
Para debater o tema, foram convidadas a vice-presidenta institucional da ANADEP, Rita Lima, a coordenadora da Comissão Étnico-Racial, Clarissa Verena,  Alessandra Devulsky, advogada, pesquisadora e escritora, e Iêda Leal, coordenadora nacional do Movimento Negro Unificado (MNU). 
 
A live será transmitida no canal do Youtube da ANADEP e no Facebook, às 19h. O evento é acessível em Libras.
ANADEP participa de lançamento da campanha nacional no Acre
Na segunda-feira (12) uma live transmitida pelo instagram da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Acre (ADPACRE) abriu as atividades da semana de lançamento da campanha "Racismo se combate em todo lugar- Defensoras e Defensores Públicos pela equidade racial" no estado. A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, participou do lançamento.  
 
Também participaram a presidenta da ADPACRE, Aryne Cunha, que coordena as atividades de lançamento no Acre, e os membros da Comissão de Igualdade Étnico-Racial da ANADEP, Cláudia Aguirre e o defensor Rafael Pinto. 
 
A presidente da ANADEP, Rivana Ricarte, parabenizou a associação acreana pela iniciativa de lançar a campanha no Estado. "Estou muito feliz. Acho que é a primeira vez que a gente tem, assim, o lançamento da campanha formal no Acre. A campanha nacional não funciona se os estados não estiverem engajados!",  finalizou. 
 
 
ANADEP, ENADEP e IDDD encerram programação do curso "Prova sob Suspeita: um olhar crítico sobre as provas dependentes da memória" VIII jornada: segunda aula aborda "presença feminina nas carreiras públicas" Associada e associado: aproveite as condições especiais para publicação e aquisição de obras da Juruá Editora ANADEP apoia: E-book "Acesso à Justiça nas Américas" discute os desafios da internacionalização e as diferentes abordagens ao tema Internacional: ANADEP participa de workshop para a criação da Rede Interamericana de Defesa das Pessoas no contexto de mobilidade ANADEP INTERNACIONAL: Convênio oferece curso na Universidade Salamanca na Espanha
Informativo Eletrônico produzido pela Assessoria de Comunicação Social da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos

ANADEP - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos
Setor Bancário Sul | Quadra 02 | Lote 10 | Bloco J | Ed. Carlton Tower | Sobrelojas 1 e 2 | Asa Sul
CEP 70.070-120 | Brasília-DF | Brasil | Tel.: +55 61 3963.1747 | Fax: +55 61 3039.1763

©2021 - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos - ANADEP
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que citada a fonte.
Ver edições anteriores
Clique aqui caso não queira mais receber nossos e-mails