Se você não consegue visualizar as imagens deste e-mail, clique aqui, ou acesse
http://www.anadep.org.br/wtksite/grm/envio/2873/index.html
ANADEP Express
Facebook Facebook Facebook
Nº 619 / 9 de abril de 2021
Vem aí: ANADEP promoverá webinário "#DefensoriaemPauta: desafios para o acesso à justiça"
O dia 19 de maio é uma das datas mais simbólicas para a categoria: é o dia alusivo à Defensoria Pública, à defensora pública e ao defensor público. Para celebrar a data, a ANADEP promoverá, de 17 a 19 de maio, o webinário "#DefensoriaemPauta: desafios para o acesso à justiça". As lives serão transmitidas na página do Facebook e no canal oficial da ANADEP no Youtube.
 
O primeiro dia do webinário será marcado pelo lançamento virtual da Campanha Nacional "Racismo se combate em todo lugar: Defensoras e Defensores Públicos pela equidade racial". A Iniciativa, que tem apoio do Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege), objetiva despertar a conscientização sobre a necessidade de formular, fomentar e efetivar políticas públicas voltadas ao enfrentamento do racismo estrutural e institucional, em especial relativas às pessoas indígenas, negras, quilombolas e outros povos tradicionais. A ideia é provocar a sociedade, o Estado e a imprensa para que o antirracismo seja uma luta de todas e de todos.
 
A programação completa do webinário será divulgada em breve nas redes sociais. Acompanhe e anote na agenda. Saiba mais:
 
ANADEP e Associações debatem pautas de interesse durante AGE
A ANADEP promoveu, na quarta-feira (7/4), assembleia geral extraordinária via zoom. Durante a reunião, as defensoras e defensores públicos discutiram assuntos de interesse da categoria no âmbito jurídico e legislativo. 
 
O primeiro item da pauta foi a campanha nacional 2021 que tem como tema "Racismo se combate em todo lugar: Defensoras e Defensores Públicos pela equidade racial". Em seguida, o grupo falou sobre a tramitação da PEC 32/2020 (reforma administrativa). 
 
Na assembleia também foram levantados outros assuntos, como: o plano de saúde nacional, calendário de capacitações regionais e funcionamento das comissões temáticas. Por fim, houve apresentação de matérias que estão em andamento no Supremo Tribunal Federal.  
 
ANADEP presente em reunião da CHDM da Câmara
A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, participou de audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. O encontro teve como objetivo definir uma agenda comum na área, de modo a subsidiar o trabalho da CDHM no ano de 2021, orientado para o agravamento das violações de direitos humanos pela pandemia da Covid-19.
 
A sessão, que aconteceu na quarta-feira (7), foi presidida pelo deputado Carlos Veras (PT-PE), presidente do Colegiado.
 
Participaram também parlamentares, cidadãos, entidades da sociedade civil, agentes públicos e movimentos sociais com atuação em direitos humanos.
 
 
FONACATE define estratégias para enfrentar a Reforma Administrativa
O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado (Fonacate) promoveu, na terça-feira (6/4), assembleia geral com as afiliadas para debater pautas de interesse do funcionalismo público. Na ocasião, a ANADEP foi representada pela presidenta, Rivana Ricarte, e o diretor para assuntos legislativos, Allan Joos. 
 
A PEC 32/2020, que trata da reforma administrativa, foi o principal ponto do encontro. O Colegiado pontuou os prejuízos previstos pela proposta ao serviço público, bem como as estratégias de enfrentamento à matéria no Congresso Nacional. 
 
As entidades também avaliaram outros projetos que têm por objetivo enfraquecer o funcionalismo público, como a possível avaliação de desempenho no serviço público.
 
VI Jornada é na próxima semana: corpo docente 1º Fala Presidência de 2021 destaca trabalho da ANADEP Revista Justiça & Cidadania destaca artigo de defensora pública do RS sobre a temática dos povos indígenas #ANADEPnaMídia: Defensora Pública destaca Campanha Nacional "racismo se combate em todo lugar" no portal Justificando Comissão de Igualdade Étnico-Racial da ANADEP realiza reunião ANADEP participa de reuniões do CNDH ANADEP participa de oficina do Fórum Justiça sobre Ouvidorias Externas Inscrições para Prêmio Innovare vão até o dia 30; ANADEP incentiva categoria
Informativo Eletrônico produzido pela Assessoria de Comunicação Social da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos

ANADEP - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos
Setor Bancário Sul | Quadra 02 | Lote 10 | Bloco J | Ed. Carlton Tower | Sobrelojas 1 e 2 | Asa Sul
CEP 70.070-120 | Brasília-DF | Brasil | Tel.: +55 61 3963.1747 | Fax: +55 61 3039.1763

©2021 - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos - ANADEP
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que citada a fonte.
Ver edições anteriores
Clique aqui caso não queira mais receber nossos e-mails