Se você não consegue visualizar as imagens deste e-mail, clique aqui, ou acesse
http://www.anadep.org.br/wtksite/grm/envio/2849/index.html
 
Informativo da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos
Nº 614 - 19 de fevereiro de 2021
V Jornada da ENADEP focará no debate sobre questões étnico-raciais na Defensoria Pública

Um dos principais objetivos da nova diretoria da ANADEP é ampliar o debate acerca das questões de raça no âmbito da Defensoria Pública. A ideia é que haja mais diretrizes para equidade e paridade racial na ocupação dos espaços de poder dentro e fora da Instituição, bem como a promoção de eventos e seminários sobre o tema. Desta forma, a ANADEP, a Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil (ENADEP) e a Comissão da Igualdade Étnico-Racial promoverão a V Jornada Questões étnico-raciais: construindo uma Defensoria Pública Antirracista". Ao todo serão quatro aulas que terão início no dia 1º de março e término no dia 22/3, no aplicativo Zoom. 
 
O principal objetivo da jornada é discutir práticas antirracistas no âmbito defensorial. Durante as exposições serão analisados instrumentos jurídicos para manutenção de violências sistêmicas, a naturalização de esteriótipos racistas e como isso respalda atuações institucionais. O foco central da jornada será o de desenvolver soluções criativas sobre o tema. A programação contará com referências bibliográficas que serão analisadas ao longo da capacitação.
 
Entre os temas a serem discutidos, estão: aspectos introdutórios ao estudo da temática étnico-racial; racismo na percepção de práticas ancestrais das populações negras e indígenas: o uso de instrumentos jurídicos para manutenção de violências sistêmicas; desconstruindo estereótipos: os desafios da autodeterminação dos povos indígenas; e políticas institucionais antirracistas.
 
Inscrições: Ao todo serão oferecidas 230 vagas, sendo 200 para associadas e associados da ANADEP e 30 para assessores das Associações Locais. Os interessados podem inscrever-se até 18h da próxima quinta-feira (25) ou enquanto durarem as vagas. Haverá certificação para todas e todos que participarem e assinarem a lista de presença de, pelo menos, três aulas.
 
Clique aqui e inscreva-se;
Clique aqui e confira o edital. 
Reuniões de planejamento marcam a semana

 
Ao longo da semana, a diretoria da ANADEP promoveu reuniões para traçar o planejamento de trabalho anual. 
 
O primeiro encontro foi, nessa quinta-feira (18), com Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD) para discutir pautas congêneres na área criminal e futuras parcerias na área de capacitação.
 
Houve também reunião com a coordenação das Comissões Temáticas da entidade para debater o panorama das atividades legislativas no Congresso Nacional. Atualmente, a ANADEP conta com 13 comissões que auxiliam a diretoria da ANADEP na construção de notas técnicas, notas públicas e participação em audiências públicas.
 
Por fim, nesta sexta-feira (19), a presidenta e vice-presidenta da Associação, Rivana Ricarte e Rita Lima, reuniram-se com Antonio Maffezoli e Juliana Lintz, que estão à frente da diretoria para assuntos internacionais. 
#ANADEPnaMídia: Artigo da presidenta da ANADEP é destaque no Estadão

O Blog do Fausto, do jornal Estadão, divulgou no início da semana artigo da presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte. Intitulado "O impacto da pandemia do COVID-19 na atuação de Defensoras e Defensores Públicos", o texto aborda do trabalho essencial desempenhado pelas defensoras e defensores públicos nos últimos meses. A dirigente da Associação Nacional também fala sobre as desigualdades de acesso à justiça e o advento da tecnologia. Clique aqui e confira.

Página da ANADEP no Facebook recebe selo azul

A página da ANADEP no Facebook recebeu o selo azul, o que significa que a conta foi verificada. O selo confirma a autenticidade da nossa página, bem como a importância da ANADEP como organização de interesse público. Ou seja, quando quiser informações de qualidade sobre Defensoria Pública e o trabalho das defensoras e Defensores Públicos, acesse: www.facebook.com/ANADEP.oficial.
Revista ADEP-MG destaca entrevista com a presidenta da ANADEP

Foi publicada, esta semana, a Revista ADEP-MG 2020. A publicação celebra os 40 anos de história da Associação com retrospectivas, depoimentos de ex-presidentes e apresenta o novo layout da sede e da nova identidade visual da Associação.  A nova edição traz ainda entrevista especial com a nova presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte. Clique aqui e confira na íntegra.

Informativo Eletrônico produzido pela Assessoria de Comunicação da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos

Setor Bancário Sul, Quadra 02, Lote 10, Bloco J, Ed. Carlton Tower, Sobrelojas 1 e 2 - Asa Sul - CEP: 70.070-120 - Brasília-DF - Brasil
Tel: +55 61 3963-1747 | Fax: +55 61 3039-1763 - www.anadep.org.br

© 2011 - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos - ANADEP
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que citada a fonte.