Se você não consegue visualizar as imagens deste e-mail, clique aqui, ou acesse
http://www.anadep.org.br/wtksite/grm/envio/2822/index.html
 
Informativo da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos
Nº 609 - 4 de dezembro de 2020
Eleição da nova diretoria da ANADEP é na próxima 5ª feira
 
A eleição para os conselhos diretor, consultivo e fiscal da ANADEP (biênio 2021-2023) será na próxima quinta-feira (10/12). O pleito ocorrerá de 10hs às 15hs, e será acompanhado por uma comissão eleitoral. A assembleia será transmitida on-line.
 
De acordo com o estatuto da ANADEP, presidentes de associação votam presencialmente. Associadas e associados votam online, através da área restrita do site ou presencialmente, se estiverem na AGO. Cada estado da Federação terá direito a três votos, sendo dois votos do(a) presidente da Associação filiada e um voto apurado pela maioria simples das defensoras e defensores públicos presentes física ou virtualmente e aptos a votarem. 
 
As associadas e associados devidamente cadastrados na área restrita, até o dia 30 de novembro último, receberão por email o link de votação. Haverá ainda um pop-up na página inicial do site, que redicionará para a área de votação.
ANADEP apresenta panorama do trabalho legislativo
 
A ANADEP promoveu, na quarta-feira (3/12), reunião com os presidentes das Associações Estaduais e Distrital para apresentar panorama do trabalho legislativo, com foco principal nas matérias que atingem o funcionalismo público.
 
A diretoria e a consultoria parlamentar da ANADEP citaram especificamente as articulações feitas em relação à PEC 32/2020 (reforma administrativa), PEC 186/2019 (emergencial), PEC 187/2019 (revisão dos fundos), PEC 188/2019 (Pacto Federativo) e PLP 101/2020 (ajuste fiscal). Clique aqui e saiba mais.
Fonacate debate estratégias à PEC 32

 
O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado (Fonacate) promoveu, na terça-feira (1º), assembleia geral com as afiliadas para debater pautas de interesse do funcionalismo público. O presidente da ANADEP, Pedro Paulo Coelho; e a vice-presidenta institucional, Rivana Ricarte, acompanharam a reunião. Clique aqui e saiba mais. 
 
 
Nesta sexta-feira (4), a ANADEP participou de reunião do FONACATE. Na pauta, o texto substitutivo da PEC 32/2020
 
ADI 5644, de autoria da ANADEP, entra em pauta no STF
 
Está na pauta do plenário virtual do Supremo Tribunal Federal (STF), no próximo dia 11 de dezembro, o julgamento da ADI 5644. De autoria da ANADEP, a ADI questiona a Lei Complementar 1.297/2017, do Estado de São Paulo, que vinculou parte do orçamento da Defensoria Pública estadual, correspondente a 40% do Fundo de Assistência Judiciária (FAJ), à prestação de assistência jurídica suplementar por advogados privados. 
 
Para tratar do tema, a ANADEP promoveu reunião, na quarta-feira (3/12), com a assessoria jurídica, a APADEP e a DPE-SP. As entidades dialogaram sobre as estratégias em relação ao julgamento, como envio de memoriais e ofícios aos ministros da Corte. Clique aqui e saiba mais.
 
Prática da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul é a grande vencedora do Prêmio Innovare
 
A prática “Defesa das garantias pré-processuais dos detidos em flagrante no âmbito da Delegacia de Polícia” foi a grande vencedora da 17ª edição do Prêmio Innovare. O trabalho foi desenvolvido pelas defensoras e defensores do Rio Grande do Sul: Alessandra Quines Cruz, Felipe Kirchner, Igor Menini da Silva e Sabrina Hofmeister Nassif. A prática disponibiliza uma equipe de defensores para atendimento, em regime de plantão, dos presos em flagrante em três delegacias de Porto Alegre, com dedicação exclusiva, para preservação das garantias pré-processuais dos detidos. Os defensores acompanham todo o processo, observando os autos de prisão em flagrante, as entrevistas reservadas com os detidos, interlocução com familiares e autoridades policiais, e identificando prisões desnecessárias e abusivas. Já a iniciativa da DPE-MG “Reparação dos danos individuais decorrentes do rompimento da barragem I da Mina do Córrego do Feijão em Brumadinho” recebeu menção honrosa. Clique aqui e saiba mais.
 
4ª Jornada de Capacitação: ANADEP e ENADEP encerram programação do curso "Defensoria Pública e o machismo estrutural no sistema de justiça"
 
Na quinta-feira (3), foi o último dia da IV Capacitação ENADEP, com a temática "Defensoria Pública e o machismo estrutural no sistema de justiça". O tema da aula foi  "A interseccionalidade e o entrecruzamento de violências de gênero e raça com o machismo".A facilitadora foi Marjorie Chaves, mestra em História e Doutoranda em Política Social.
 
Durante o curso, 232 inscritos entre defensoras e defensores públicos participaram dos debates. A finalidade do evento foi de  fomentar uma visão crítica frente ao machismo e ao racismo estrutural, internalizados pelos sujeitos e sujeitas e replicados pelo sistema de justiça, permitindo uma atuação profissional a partir de um olhar de gênero e raça sobre a realidade social.
ANADEP e AGDP lançam identidade visual do XV CONADEP
 
A Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) e a Associação Goiana das Defensoras e Defensores Públicos (AGPDP) lançaram, na terça-feira (1/12), a identidade visual do XV Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos, que será realizado em novembro de 2021, em Goiânia (GO). Clique aqui e saiba mais. 
 
Internacional: Dante Negro dialoga com sub-coordenação da AIDEF
 
Membros do comitê executivo da Associação Interamericana de Defensorias Públicas (AIDEF) reuniram-se, na segunda-feira (30/11), com o diretor do departamento de direito internacional da Organização dos Estados Americanos (OEA), Dante Negro. O departamento, por meio da Secretaria de Assuntos Jurídicos, apoia atividades para a padronização e harmonização da legislação em matéria de direito internacional público e privado nos Estados-membros, incluindo os aspectos jurídicos da integração econômica da região. Clique aqui e saiba mais. 
 

Informativo Eletrônico produzido pela Assessoria de Comunicação da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos

Setor Bancário Sul, Quadra 02, Lote 10, Bloco J, Ed. Carlton Tower, Sobrelojas 1 e 2 - Asa Sul - CEP: 70.070-120 - Brasília-DF - Brasil
Tel: +55 61 3963-1747 | Fax: +55 61 3039-1763 - www.anadep.org.br

© 2011 - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos - ANADEP
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que citada a fonte.