Se você não consegue visualizar as imagens deste e-mail, clique aqui, ou acesse
http://www.anadep.org.br/wtksite/grm/envio/2720/index.html
 
Informativo da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos
Nº 579 - 30 de abril de 2020
Vem aí: Presidente do STF confirmado no Webinário "Defensoras e Defensores Públicos não param"
 
De 18 a 22 de maio, a ANADEP e a Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil (ENADEP) promoverão uma programação especial para celebrar o dia alusivo à Defensoria Pública, ao dia da defensora pública e do defensor público. O Webnário “Defensoras e Defensores Públicos não param" contará com lives que serão transmitidas na página do Instagram, Facebook e no canal oficial da ANADEP no Youtube. 
 
O primeiro convidado confirmado para o evento virtual é o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli. O ministro é um jurista brasileiro, membro e atual presidente do STF, nomeado em 2009. Foi advogado-geral da União entre 2007 e 2009. Também foi membro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e presidiu a corte entre 2014 e 2016. Toffoli falará sobre "STF e Defensoria Pública no combate ao coronavírus". Diante da pandemia, o ministro editou uma resolução em que estabelece uma série de medidas para prevenção do contágio pelo novo coronavírus (COVID-19) na Corte e outras medidas que atingem o sistema judiciário.
 
Entre outros temas do webnário, estão o direito do consumidor, criminal, direitos da mulher, igualdade étnico-racial e saúde. 
 
Calendário Maio Verde
 
Além do webnário, ao longo de todo o mês, a ANADEP terá atividades especiais nas redes sociais, como lives com parlamentares, diálogo com imprensa, bem como a publicação de artigos e entrevistas em rádios e jornais.
#DefensoriaEmPauta: ANADEP promove live com deputados na próxima 5ª feira
 
Iniciando as atividades do "Maio Verde", a ANADEP promoverá, na próxima quinta-feira (7/5), live com o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, o deputado Helder Salomão (PT/ES), e com a deputada Margarete Coelho (PP-PI). A live será às 19hs nas redes sociais da ANADEP (Facebook, Instagram e Youtube). 
 
O bate-papo virtual terá como foco "A Defensoria Pública como instrumento de promoção dos direitos humanos.” O principal objetivo da ANADEP é manter o diálogo permanente com os parlamentares, ressaltando a atuação da Defensoria Pública e o trabalho das defensoras e dos defensores públicos. Clique aqui e saiba mais. 
Campanha "Defensoras e Defensores Públicos não param" lança vídeo da região Nordeste
Nas últimas semanas, a ANADEP e as Associações Estaduais iniciaram a campanha "Defensoras e Defensores Públicos não param". A iniciativa tem por objetivo ressaltar a atuação da categoria durante a crise provocada pelo coronavírus no Brasil. Para manter seus serviços funcionando, desde a segunda quinzena de março, a Defensoria Pública implementou o regime de plantão e o trabalho remoto para levar acesso à justiça para cidadãos durante a pandemia. 
 
Nesta semana, a ANADEP divulgou vídeo com depoimentos de defensoras e defensores públicos que atuam na região Nordeste. Nicolle Januzi de Almeida Rocha (AL), Isaac Vinícius Costa Souto (AL), Laíssa Souza (BA), Rayana Cavalcante (BA), Augusto Rodrigues da Cunha Lima (CE), Lívia Soares (CE), Fábio Souza de Carvalho (MA), Monalisa Montenegro (PB), Marcel Joffily (PB), Érika Karla Farias Moura Diniz (PE), Vinícius Ferreira Tonon (PE), Marcelo Pierot (PI), Andrea de Jesus Carvalho (PI), Alexander Diniz (RN), Gabrielle Ribeiro (RN), Sérgio Barreto (SE), e Rodrigo Cavalcante Lima (SE)  falaram um pouco da sua rotina e do trabalho que tem sido feito remotamente. Confira todos os vídeos no Canal da ANADEP no YouTube
 

Entidades do funcionalismo público discutem estratégias no acompanhamento do Plano Mansueto

O Fonacate promoveu, nesta quinta-feira (29/4), assembleia extraordinária, por videoconferência. O principal assunto da pauta foi o PLP 149/19, conhecido como Plano Mansueto, que prevê ajuda financeira da União a estados, Distrito Federal e municípios para o enfrentamento à pandemia de covid-19. As entidades discutiram estratégias para o enfrentamento da matéria.
 
Nesta quinta-feira (30/4), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) divulgou relatório em alternativa ao Plano Mansueto. O texto é bem diferente do documento aprovado na Câmara dos Deputados. Alcolumbre pretende levar o projeto para votação e aprovação no próximo sábado, 2 de abril, a partir das 16hs, em sessão remota extraordinária.
 
A ANADEP apresentou Nota Técnica aos senadores em que defende que o PLP 149 seja aprovado tal como veio da Câmara, evitando seu retorno àquela Casa. Para além da Nota Técnica apresentada, a diretoria trabalha com emendas ao texto. 
 
Clique aqui e leia na íntegra no site da ANADEP.
ANADEP participa de reunião virtual do CONDEGE

 
A ANADEP participou, nesta quinta-feira (30), da reunião online do Colégio Nacional dos Defensores Públicos-Gerais (CONDEGE) para debater assuntos de interesse da categoria. O presidente da ANADEP, Pedro Coelho, participou do encontro.
 
Na pauta, as defensoras e defensores públicos discutiram sobre a realização de audiências criminais por videoconferência; e a resolução n° 314/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que trata dos prazos processuais. 
 
A reunião foi coordenada pelo presidente do Condege, o defensor público-geral em Pernambuco, José Fabrício Lima Silva.
Comissões da ANADEP realizam reuniões

 
A Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa realizou a segunda reunião de 2020, na segunda-feira (27), via aplicativo ZOOM. Na pauta, o grupo debateu a atuação prioritária focada na defesa dos direitos das pessoas idosas diante da pandemia do novo coronavírus. 
 
Participaram da reunião, as defensoras e defensores Públicos Fernanda Dutra Pinchiaro (SP), Laise de Carvalho Leite (BA), Mateus Augusto Sutana e Silva (MS), e a coordenadora Sarah Vieira Miranda Lages Cavalcanti (PI). Clique aqui e saiba mais. 
 
Já a Comissão de Política Criminal também reuniu-se na segunda-feira (27). Na pauta, o grupo debateu o panorama geral sobre os Estados, no que diz respeito a execução penal e o momento de pandemia da COVID-19. 
 
 
Além da coordenadora da Comissão, Lúcia Helena (RJ), participaram também Tathiana Franco (MT), Aender Braga (MG), Rômulo Carvalho (MG), Thiago Cury (SP), Lucia Oliveira (RJ), Emanuel Rangel (RJ), Ana Paula Dal Igna (RS), Mariana Cappellari (RS), Anderson Amorim (SE), Cássio Tavares (AC), Vitor de Oliveira (PR), Diego Castro (AM), Leonardo Barbosa (PI) e Rodrigo Saber (SC). Clique aqui e saiba mais. 
Inscrições para o 17º Prêmio Innovare chegam na reta final
 
Você tem um trabalho criativo, inovador e que torne a justiça mais acessível à população? Boas práticas como a sua estão sendo procuradas pelo Prêmio Innovare, que está em sua 17ª. edição. Mas atenção: esta é a última semana! As inscrições terminam na próxima terça-feira, dia 5 de maio.
 
Além disso, a Associação Nacional já lançou a segunda edição do projeto "ANADEP INOVA". A iniciativa visa a reconhecer e disseminar práticas exitosas da categoria para todas as Defensorias Públicas Estaduais do país. Clique aqui e saiba mais. 

Informativo Eletrônico produzido pela Assessoria de Comunicação da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos

Setor Bancário Sul, Quadra 02, Lote 10, Bloco J, Ed. Carlton Tower, Sobrelojas 1 e 2 - Asa Sul - CEP: 70.070-120 - Brasília-DF - Brasil
Tel: +55 61 3963-1747 | Fax: +55 61 3039-1763 - www.anadep.org.br

© 2011 - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos - ANADEP
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que citada a fonte.