Se você não consegue visualizar as imagens deste e-mail, clique aqui, ou acesse
http://www.anadep.org.br/wtksite/grm/envio/2682/index.html
 
Informativo da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos
Nº 565 - 24 de janeiro de 2020
I Encontro das Defensoras e Defensores Públicos da Região Centro-Oeste
Nos dias 5 e 6 de março, Brasília sediará o I Encontro Regional das Defensoras e Defensores Públicos do Centro-Oeste. Com o tema "Para além do Direito: um olhar para o defensor e para a defensora", o objetivo é discutir os principais temas relacionados à atuação da defensora e do defensor público. O evento será realizado no auditório do Torreão Braz Advogados, no Lago Sul, em Brasília.
 
A Região Centro-Oeste concentra mais de 16 milhões de pessoas, concentrando grande atuação da Defensoria Pública. A soma de atendimentos dos três estados e do Distrito Federal ultrapassa mais de 1 milhão. São mais de 700 defensoras e defensores públicos que transformam a realidade de cidadãs e cidadãos em situações de vulnerabilidades através do acesso à Justiça.
 
O primeiro dia do evento, que começará às 18h, terá como palestrante Alexandre Morais da Rosa, juiz em Santa Catarina, doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professor de Processo Penal na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e na Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Rosa abordará "Porque é tão difícil defender os direitos hoje?". 
 
Já no dia 6 de março, a programação contará com palestras, discussões sobre os desafios da profissão e abordagem de novas formas de atuação.
 
O evento é uma realização da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), Associação dos Defensores Públicos do Distrito Federal (ADEP-DF), Associação Goiana dos Defensores Públicos (AGDP), Associação Matogrossense de Defensores Públicos (AMDEP) e da Associação das Defensoras e Defensorse Públicos do Estado do Mato Grosso do Sul (ADEP-MS) e conta com o apoio da Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ENADEP) e da Escola da Defensoria Pública do Distrito Federal (EASJUR). 
 
Informações sobre a programação e as inscrições serão disponibilizadas em breve. 
 
SERVIÇO
 
O que: I Encontro Regional das Defensoras e Defensores Públicos do Centro-Oeste
Quando: 5 e 6 de março de 2020
Onde: Auditório do Torreão Braz Advogados (SHIS QI 05 Chácara 98 Lago Sul  - CEP 71600-640 Brasília - DF)
Informações: www.anadep.org.br// 0 xx61 9 8202-0440 (whatsapp ANADEP)
Inscrições abertas para curso sobre masculinidades
 
As inscrições para o curso “Defensores Públicos e Masculinidades: o papel do homem na construção da equidade de gênero no sistema de justiça” já estão abertas! O encontro acontecerá no dia 6 de fevereiro (quinta-feira), na sede da Escola da Defensoria Escola de Assistência Jurídica da DPDF (Easjur) em Brasília. 
 
Com a participação de psicólogos, pesquisadores e defensoras e defensores públicos, o curso tem por objetivo debater as noções da masculinidade contemporânea, os comportamentos e os papéis associados aos homens.
 
Durante o turno da manhã – 9h às 12h30 - a atividade é reservada para os defensores públicos (homens). No turno da tarde – 14h às 17h – a atividade é ampliada com a participação das defensoras e defensores públicos e do público externo. A inscrição é gratuita e feita através do site da ANADEP. Clique aqui e inscreva-se!
ANADEP reúne-se com a ONU Mulheres
 
Nesta sexta-feira (24), a vice-presidente da ANADEP e a coordenadora da Comissão dos Direitos da Mulher, Rivana Ricarte e Rita Lima, reuniram-se com a gerente de projetos de liderança e participação política da ONU Mulheres, Fernanda de Carvalho Papa. O encontro aconteceu na sede da Organização das Nações Unidas no Brasil, em Brasília. Clique aqui e saiba mais. 
ANADEP participa de reuniões do FONACATE
 
Na terça-feira (21), a diretoria da ANADEP participou de reunião da Comissão Parlamentar do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) para debater emendas às PECs que reduzem o serviço público: a PEC 188/2019, que trata do Pacto Federativo; e a PEC 186/2019, que trata de medidas emergenciais. 
 
Já na quarta-feira (22), entidades filiadas ao Fórum participaram de reunião para debater os principais pontos da 6ª Conferência das Carreiras de Estado, que acontecerá nos dias 28 e 29 de abril, em Brasília. Clique aqui e saiba mais. 
ANADEP reúne-se com Folha de São Paulo

A assessoria de comunicação da ANADEP iniciou, neste mês de janeiro, contatos estratégicos com a grande imprensa com o objetivo de apresentar o trabalho das defensoras e defensores públicos no acesso à justiça, bem como a atuação da Defensoria Pública. A conversa desta quinta-feira foi com o jornalista da Folha de São Paulo, Rubens Valente. 
ANADEP é destaque na mídia

 

A ANADEP foi destaque, na quarta-feira (22), no portal Migalhas. A matéria "Paraná é o estado com menos defensores públicos por habitante no Brasil" traz os principais números sobre defensores públicos estaduais, baseado nas comarcas e nos atendimentos realizados pela instituição. A notícia faz um raio-X da Defensoria Pública e mostra que faltam defensores em quase todas as entidades federativas. Clique aqui e saiba mais. 
ANADEP apoia campanha contra o assédio no Carnaval promovido pela Rádio Justiça
 
“Não é não”! A frase já é conhecida e é cada vez mais usada quando o assunto é assédio sexual. A prática ilegal ainda é recorrente no Brasil. Pesquisa feita no ano passado pelos institutos Patrícia Galvão e Locomotiva, com 1.081 mulheres, revelou que 97% das entrevistadas já foram assediadas em transporte público e 71% conhecem alguma mulher que já sofreu assédio em público.  Outro levantamento feito com base em dados da Central de Atendimento à Mulher, do Governo Federal, mostra que os casos de violência sexual aumentam 88% no carnaval.
 
Foi pensando nisso que a Rádio Justiça preparou a campanha “Assédio Sexual não é Carnaval”. O objetivo é contar com o apoio de artistas, autoridades e demais personalidades para promover um debate com a sociedade.  Menos de uma semana após o lançamento, a campanha já conta com participação de diversos nomes. O presidente da ANADEP, Pedro Paulo Coelho, faz parte da ação. Clique aqui e saiba mais. 
"Fala Presidência" será na próxima quarta-feira (29)

O projeto "Fala Presidência" - canal direto de comunicação da presidência da entidade com as associadas, associados e seguidores da página no Instagram (@anadepbrasil) – acontecerá na próxima quarta-feira (29) através de live no Instagram, a partir das 18h.

Se você quiser sugerir algum tema ou fazer perguntas para a próxima edição, envie email para comunicacao@anadep.org.br. Contamos com a sua participação!

Informativo Eletrônico produzido pela Assessoria de Comunicação da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos

Setor Bancário Sul, Quadra 02, Lote 10, Bloco J, Ed. Carlton Tower, Sobrelojas 1 e 2 - Asa Sul - CEP: 70.070-120 - Brasília-DF - Brasil
Tel: +55 61 3963-1747 | Fax: +55 61 3039-1763 - www.anadep.org.br

© 2011 - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos - ANADEP
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que citada a fonte.