Se você não consegue visualizar as imagens deste e-mail, clique aqui, ou acesse
http://www.anadep.org.br/wtksite/grm/envio/2679/index.html
 
Informativo da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos
Nº 564 - 17 de janeiro de 2020
Inscrições abertas para curso sobre masculinidades
 
As inscrições para o curso “Defensores Públicos e Masculinidades: o papel do homem na construção da equidade de gênero no sistema de justiça” já estão abertas! O encontro acontecerá no dia 6 de fevereiro (quinta-feira), na sede da Escola da Defensoria Escola de Assistência Jurídica da DPDF (Easjur) em Brasília. 
 
Com a participação de psicólogos, pesquisadores e defensoras e defensores públicos, o curso tem por objetivo debater as noções da masculinidade contemporânea, os comportamentos e os papéis associados aos homens.
 
A partir de rodas de conversa e palestras, a atividade abordará diversos eixos, como: os paradigmas das masculinidades, formulação de políticas públicas com foco em gênero e masculinidades, as relações de pessoais e de trabalho, bem como as experiências da Defensoria Pública na temática. 
 
Durante o turno da manhã – 9h às 12h30 - a atividade é reservada para os defensores públicos (homens). No turno da tarde – 14h às 17h – a atividade é ampliada com a participação das defensoras e defensores públicos e do público externo. A inscrição é gratuita e feita através do site da ANADEP. Clique aqui e inscreva-se!
ANADEP participa da primeira reunião de 2020 do FONACATE
 
Iniciando os trabalhos em 2020, durante Assembleia Geral Extraordinária realizada na tarde de terça-feira (14), as entidades do Fonacate deliberaram a importância de campanhas de mídia e a realização de debates nos Estados sobre a reforma administrativa e da Previdência – que entrou na pauta dos Estados e Municípios. 
 
Nesse contexto, todas as entidades representativas do funcionalismo e as carreiras que compõem o Fonacate realizarão em todo o país no dia 18 de março um dia de mobilização em defesa do serviço público.   
 
O calendário de atividades contra a reforma administrativa e as pautas de ataque ao funcionalismo começa em fevereiro, quando o Fonacate já participa de audiências públicas no Congresso e lança materiais sobre a realidade do serviço público. A exemplo na nova cartilha “O lugar do funcionalismo Estadual e Municipal no Setor Público Nacional (1986-2017)”. 
 
A vice-presidente institucional e o vice-presidente jurídico-legislativo, Rivana Ricarte e Gustavo Alves, participaram da reunião. Clique aqui e saiba mais. 
 
 
Já na quinta-feira (16), a vice-presidente da ANADEP, Rivana Ricarte, e assessora de comunicação, Stephanny Guilande, participam de reunião no Fonacate para debater as estratégias de comunicação contra à reforma administrativa. 
Preparativos para o Encontro Regional de Defensoras e Defensores Públicos da Região Centro-Oeste

Algumas das atividades a serem desenvolvidas pela ANADEP em parceria com as associações estaduais em 2020 serão os encontros regionais. 
 
Na quarta-feira (15), a diretoria da ANADEP reuniu-se com a presidente da ADEP-DF, Mayara Tachy, para tratar dos preparativos para a realização do Encontro Regional de Defensoras e Defensores Públicos da Região Centro-Oeste. 
 
O encontro será realizado neste primeiro semestre do ano, em Brasília. Em breve, as datas e a programação serão divulgadas. 
 
Participaram da reunião o presidente da ANADEP e os vices-presidentes, Pedro Coelho, Rivana Ricarte e Gustavo Alves, e a diretoria da Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil - ENADEP, Ludmilla Paes Landim.
Evento debate pacote anticrime
 
A promulgação da Lei n.º 13.964/2019 (pacote anticrime), com vigência a se iniciar no dia 24/01/2020, acarretou em uma série de alterações penais e processuais, trazendo inovações que podem acabar com o perfil inquistório do processo penal (juiz de garantias, cadeia de custódia) e, ao mesmo tempo, recrudesceu as penas, a execução destas, o que acarretará em grande impacto carcerário.
 
Para falar sobre o tema, será realizado no dia 24 de janeiro o seminário "Primeiras Impressões da Lei 13.964/19", com o objetivo de debater as considerações sobre as alterações normativas, na perspectiva das defensoras e defensores públicos estaduais. O evento acontecerá no auditório da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, das 14h às 18hrs. O seminário contará com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da DPE-RJ.
 
O encontro é uma realização da Coordenação de Defesa Criminal da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, com apoio do Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR), da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública (FESUDEPERJ) e da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP). Clique aqui e saiba mais. 
Participe do projeto "Histórias de Defensor/Defensora"
 
A iniciativa tem por objetivo apresentar histórias de associadas e associados da ANADEP para além de aspectos práticos da carreira. Queremos conhecer as atividades que fazem parte do dia a dia de defensoras e defensores públicos em todo o país.
 
Se você conhece uma associada ou associado ou tem alguma atividade ligada à arte, ativismo, comportamento, cultura, desenho, esporte, literatura, moda, tecnologia, entre outras áreas, envie um email para comunicacao@anadep.org.br com sua sugestão. 
 
"Histórias de Defensor/Defensora" é toda quinta-feira, a cada 15 dias.

Informativo Eletrônico produzido pela Assessoria de Comunicação da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos

Setor Bancário Sul, Quadra 02, Lote 10, Bloco J, Ed. Carlton Tower, Sobrelojas 1 e 2 - Asa Sul - CEP: 70.070-120 - Brasília-DF - Brasil
Tel: +55 61 3963-1747 | Fax: +55 61 3039-1763 - www.anadep.org.br

© 2011 - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos - ANADEP
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que citada a fonte.