Se você não consegue visualizar as imagens deste e-mail, clique aqui, ou acesse
http://www.anadep.org.br/wtksite/grm/envio/2636/index.html
 
Informativo da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos
Nº 006 -
XIV CONADEP: Congresso é na próxima semana
Está chegando a hora! A ANADEP e a Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (ADPERJ) promoverão, de 12 a 15 de novembro, o XIV Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (CONADEP), cuja edição deste ano tem como tema “Defensoria Pública: Memória, Cenários e Desafios”.
 
A proposta é debater o passado, o presente e o futuro da Instituição na busca de uma Defensoria cada vez mais forte e eficiente para a população. O evento será realizado no Rio de Janeiro.
 
Maior evento da Defensoria Pública brasileira, o CONADEP tem a missão de abrir o debate para os principais temas relacionados à Instituição e ao papel da defensora e do defensor público na sociedade, além de promover a integração de seus participantes.
 
Confira o vídeo de chamada do Conadep:
 

Baixe o app e acompanhe a programação online
 
As participantes e os participantes do Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (CONADEP) terão uma novidade nesta edição: um aplicativo exclusivo sobre o evento com todas as informações atualizadas em tempo real. O app está disponível para os sistemas Android e iOS.
 
Com o aplicativo é possível ter acesso à programação, ao nome e perfil dos palestrantes, mapa de como chegar ao local do evento e muito mais! O aplicativo ainda pode ser sincronizado com a agenda de cada congressista, que receberá uma notificação sobre cada painel e palestra, ou seja, não vai perder nada do maior evento sobre a Defensoria Pública do país.
 
Os inscritos no CONADEP receberão por e-mail o login e senha para acessar a aba interatividade, o chat, documentos, artigos, enquetes e avisos. O aplicativo vai facilitar o networking entre os participantes. Afinal, o CONADEP é também um local de reencontro de antigos e novos amigos!
 
Para baixar o aplicativo é fácil:
 
> Basta ligar a câmera no modo foto do seu celular e centralizar no QRCode. Ele reconhecerá a imagem automaticamente. 
 
> iOS:
Entre na apple store e digite no campo de busca: CONADEP Rio
 
> ANDROID:
Entre na play store e digite no campo de busca: CONADEP Rio
Palestras magnas marcam a abertura e o encerramento do CONADEP
Na primeira noite do evento, a palestra magna do CONADEP contará com a participação do sociólogo português Boaventura de Sousa Santos. Conhecido mundialmente, ele tem trabalhos publicados sobre globalização, sociologia do direito, epistemologia, democracia e direitos humanos. 
 
 
Já o painel de encerramento contará com a participação de dois palestrantes: Conrado Hübner e Mariah Silva. Durante o CONADEP, os especialistas falarão sobre o tema "Defensoras e Defensores públicos na encruzilhada da democracia brasileira".
 
Mariah Silva é doutoranda em comunicação pela Universidade Federal Fluminense (IFF). É formada em História da Arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e possui mestrado em História, Teoria e Crítica da Cultura pela Universidade do Estado do Amazonas. Atualmente é professora da UFRJ, no Departamento de História e Teoria da Arte, além de pesquisadora do Instituto Transformar e coordenadora de pesquisa do Grupo Conexão G de Cidadania LGBT de favelas. 
 
Já Conrado Hübner é uma das referências do Direito no Brasil. É doutor em Direito na Universidade de Edimburgo e doutor em Ciência Política na USP. É autor de diversas obras, como: Direitos Fundamentais, Separação de Poderes e Deliberação; Controle de Constitucionalidade e Democracia; e Constitutional Courts and Deliberative Democracy (Oxford Constitutional Theory).
 
Concurso de teses e práticas é ponto alto do evento
Ponto alto do CONADEP, os concursos de práticas e de teses são ferramentas para o intercâmbio de ideias e a troca de informações acerca da atuação das defensoras e dos defensores públicos em todo o país. Este ano, as teses versarão sobre o tema "DEFENSORIA PÚBLICA: MEMÓRIAS, CENÁRIOS E DESAFIOS" e terão por objetivo fomentar a produção teórica sobre Defensoria Pública. Já o concurso de Práticas Exitosas visa ao compartilhamento interno das experiências dos defensores.
 
Ao todo, foram avaliados 73 trabalhos e 48 foram selecionados para a apresentação oral durante o Congresso. 
 
Teses – A apresentação das teses acontecerá no Teatro Riachuelo, iniciando pontualmente às 14h, do dia 13 de novembro (quarta-feira). A apresentação oral de cada tese terá 10 minutos de duração. A premiação acontecerá no mesmo dia às 19 horas. 
 
Práticas – A apresentação das práticas também acontecerá no Teatro Riachuelo, iniciando pontualmente às 14h, do dia 14 de novembro (quinta-feira). Cada uma das práticas selecionadas terá um tempo de 10 minutos de apresentação oral. A premiação acontecerá às 19 horas.  
 
Banca Examinadora 
 
Após a apresentação oral de todos os trabalhos, a Comissão Julgadora, em sessão fechada, deliberará sobre as notas e anunciará os cinco primeiros colocados em cada categoria, que receberão a premiação.
 
Para fundamentar ainda mais os debates, a ANADEP e a ADPERJ selecionaram, em novembro de 2018, uma gabaritada comissão julgadora para formar a banca examinadora, responsável pelo julgamento dos trabalhos sobre atuação e experiência das defensoras e defensores públicos.
 
 
Teses: Coordenadora Mônica de Melo (DPE-SP) 
José Augusto Garcia (DPE-RJ)
Mariana Py Muniz (DPE-RS)
Fernanda Prates (FGV-RJ)
 
 
Práticas: Coordenadora Marina Magalhães Lopes (DPE-RJ)
Bruno Barcala Reis (DPE-MG)
Lívia Casseres (DPE-RJ)
Eliana Bógea (ouvidora da DPE-PA)
Lançamento de livros das defensoras e defensores públicos durante o XIV CONADEP já tem programação definida
 
Ao longo de toda a programação do XIV Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (CONADEP), que será realizado no Rio de Janeiro, de 12 a 15 de novembro, haverá uma programação literária concomitante ao evento.
 
Na área externa do teatro, haverá dois estandes das editoras D'Plácido e Lumen Juris, onde ocorrerão sessões de autógrafos e exposição de obras de defensoras e defensores públicos de todo o país.
 
Clique aqui e fique por dentro da programação.
Festa de encerramento terá atração nacional e muita diversidade
 
O encerramento do XIV CONADEP será realizado, na sexta-feira (15), com uma grande festa na Fundição Progresso - o maior centro cultural independente do Rio de Janeiro, palco de resistência cultural e democrática.
 
Este ano, a festa conta com três atrações que animarão os congressistas durante a noite. O evento começa às 22h, com o Momento Lounge da Lapa, passando pelo Momento Puro Êxtase (23h30), Momento Misturinha Boa (01h30), Momento Samba Em Defesa Delas (2h) e para finalizar: Momento Bailão da Fundição, às 3h30. 
 
Um dos grandes momentos da noite será com o cantor Rodrigo Santos, que irá subir ao palco no Momento Puro Êxtase, na sexta-feira (15), a partir das 23h30. Há 36 anos contando a história do pop rock nacional, o baixista e vocalista Rodrigo Santos foi durante 26 anos artista do Barão Vermelho (1991/2017) e também tocou com Lobão, Kid Abelha, Leo Jaime, Miquinhos Amestrados, Os Britos, Blitz e Moska. Santos está em carreira solo há 11 anos, tendo lançado durante esse tempo 7 CDs (6 autorais) e 2 DVDs.
 
 
Outra atração da festa será com o grupo de samba "Moça Prosa". Formado só por mulheres, o grupo é originário da Pedra do Sal - ponto de encontro dos cariocas em busca de boa música e lugar de resistência cultura na cidade.
 
No repertório, as sambistas apresentam obras de referências do gênero como Dona Ivone Lara, Clara Nunes, Clementina de Jesus, Jovelina Pérola Negra e Beth Carvalho. Ainda há espaço para os sambas autorais “Por ser mulher”, “Somos Todas Maria” e ” Povo Trabalhador”.
 
 
Outra grande atração será a DJ Mary Dee, uma das referências nos line-ups das festas do Rio de Janeiro. Ela tocará nos momentos: lounge da Lapa, misturinha boa e bailão da fundição. Na sua picape, um repertório especial para não deixar ninguém parado até às 4h da manhã!
 
 
Para os inscritos, a festa já está garantida. Para a retirada do ingresso basta dirigir-se à secretaria do evento entre os dias 12 e 15, apresentando um documento com foto. Já os convites para acompanhantes serão vendidos no mesmo local, por R$ 250, até a sexta-feira (15), às 18 horas.
Como chegar ao Teatro Riachuelo e a Fundição Progresso
O Teatro Riachuelo, no centro do Rio de Janeiro, foi escolhido para receber o Congresso. O espaço foi tombado pelo Patrimônio Histórico em 2008.
 
O Teatro é um espaço plural de expressão e arte, unindo música, teatro, debates, dança, entre outras manifestações artísticas, com o objetivo de atrair os mais diversos públicos. Ponto de encontro de artistas, intelectuais e políticos, frequentado por milhares de pessoas ao longo de sua existência, o prédio foi construído no século XIX.
 
Já a Fundição Progresso, local escolhido para a festa de encerramento do XIV CONADEP, foi criada em 1982 por um grupo de vanguarda na cultura carioca. O espaço foi preservado e ao longo dos últimos 20 anos se tornou o maior centro cultural independente do Rio de Janeiro, palco de resistência cultural e democrática. 
 
Como chegar ao Teatro Riachuelo
 
O Teatro Riachuelo está localizado na Rua do Passeio, 38/40, no Centro do Rio de Janeiro. O teatro está localizado há  1,2 km do aeroporto Santos Dumont e há 16,9 km do Galeão. Os hotéis oficiais estão localizados bem próximos, entre 50 a 800 metros de distância.  
 
 
Como chegar a Fundição Progresso 
 
A Fundição Progresso está localizada na Rua dos Arcos, 24, também no Centro do Rio de Janeiro, ao lado dos Arcos da Lapa. A distância do aeroporto Santos Dumont é 2,4 km e do aeroporto Galeão são 16,2 kms. A Fundição fica próxima ao Teatro Riachuelo, apenas 1,8 km.
 
Pré-programação: confira as reuniões que acontecerão no dia 12

Durante a terça-feira (12), diversas reuniões de defensoras e defensores acontecerão durante o dia. Uma delas será a Assembleia Geral Extraordinária da ANADEP, que ocorrerá às 9h, na ADPERJ. Entre as pautas, está a escolha do local do XV CONADEP, em 2021. Clique aqui e confira local e horário dos demais encontros.  

 

 

Fique por dentro do clima para a semana do evento
Fiquem atentos na hora de preparar a mala de viagem para o evento. No Rio de Janeiro, durante a primavera, o ar fica naturalmente mais quente, como em toda a Região Sudeste. A frequência de tardes quentes aumenta. O aumento da disponibilidade de calor e de umidade faz com que as pancadas de chuva também sejam mais frequentes, inclusive com temporais. Mas não desanime! A previsão é de sol todos os dias. Apenas nos dias 12 e 13 haverá sol com pancadas de chuva à tarde e à noite. 
 
As temperaturas máximas variam entre 30° (máxima para o primeiro dia, terça-feira, 12) e 27° (último dia do evento, sexta-feira, 15). Já as temperaturas mínimas variam entre 19 e 22°.
 
*Informações do Climatempo.
Saiba como obter o certificado de participação

Os certificados dos participantes do XIV CONADEP serão enviados automaticamente por e-mail ao final do congresso.

Informativo Eletrônico produzido pela Assessoria de Comunicação da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos

Setor Bancário Sul, Quadra 02, Lote 10, Bloco J, Ed. Carlton Tower, Sobrelojas 1 e 2 - Asa Sul - CEP: 70.070-120 - Brasília-DF - Brasil
Tel: +55 61 3963-1747 | Fax: +55 61 3039-1763 - www.anadep.org.br

© 2011 - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos - ANADEP
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que citada a fonte.