Se você não consegue visualizar as imagens deste e-mail, clique aqui, ou acesse
http://www.anadep.org.br/wtksite/grm/envio/2569/index.html
 
Informativo da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos
Nº 539 - 5 de julho de 2019
Reforma da Previdência é aprovada na Comissão Especial
 
A comissão especial da reforma da Previdência (PEC 6/19) aprovou, por 36 votos a 13, nessa quinta-feira (4), o relatório do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), relator da matéria no Colegiado. 
 
Na sequência, os parlamentares dedicaram-se a analisar os 114 destaques, que tinham como objetivo mudar a redação final da proposta. No entanto, apenas dois foram acatados.
 
A ANADEP manteve-se mobilizada na Casa. Durante as reuniões da comissão especial, a entidade defendeu a admissão dos destaques 49, 58, 59 e 141, que tratavam de temas, como: transição dos servidores públicos, nova forma de cálculo para os benefícios previdenciários, mudanças da pensão por morte e o restabelecimento da base de cálculo dos benefícios previdenciários.
 
 
O presidente da ANADEP, Pedro Paulo Colho, ressalta que "desde o início da tramitação da reforma, ouvimos o discurso do Governo que o projeto viria para acabar com privilégios, mas da forma como o texto passou na Comissão Especial é claro, para nós, que teremos impactos negativos no funcionalismo público e nas camadas mais vulneráveis da nossa sociedade. O texto ostenta diversas injustiças, pois traz regras duras para as servidoras e os servidores públicos, como também atinge um número de pessoas em situações de vulnerabilidades. É preciso que haja, no mínimo, regras de transição mais razoáveis e válidas para todos os já sujeitos às regras vigentes. Nos causa preocupação também o aumento severo da alíquota previdenciária, bem como a possibilidade de aumento extraordinário da alíquota".
 
Na próxima semana, haverá reunião de diretoria e assembleia geral extraordinária para discutir com os presidentes de Associações as estratégias de mobilização. 
 
Mobilização na rede
 
A ANADEP pede um esforço concentrado de todas as assessorias de comunicação e de dirigentes das Associações Estaduais para que divulguem em seus estados os textos e posts de redes sociais. Vamos impulsionar a Hashtag #NãoàReformadaPrevidência na rede (site, email e redes sociais).
 
 
Tramitação
 
Com a conclusão da votação na Comissão Especial, a PEC 6/2019 segue para votação em dois turnos no Plenário da Câmara dos Deputados. A expectativa do presidente Rodrigo Maia (DEM/RJ) é que a proposta seja incluída na pauta do Plenário já na próxima terça-feira (9), logo após cumprir o interstício de duas sessões de plenário. Por se tratar de uma emenda à Constituição, a proposta será submetida a dois turnos de votação e só será aprovada se, nas duas votações, tiver os votos de pelo menos três quintos dos deputados: 308 dos 513.
ANADEP lança selo comemorativo alusivo aos 35 anos
 
Criada em 3 de julho de 1984, a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) completou 35 anos. Como parte da celebração do aniversário, a ANADEP lançou um selo comemorativo. A peça substituirá a atual marca da instituição durante o ano e será utilizado nas publicações e documentos oficiais da entidade. O selo mantém as cores da marca da entidade e traz como principal novidade o número 35 em dourado.
 
 
Para marcar a data, a entidade promoverá uma solenidade, no próximo dia 10 de julho, na sede da Escola de Assistência Jurídica da DPDF (Easjur), em Brasília. O evento pretende reunir defensoras e defensores públicos de todo o país, ex-presidentes da Associação, autoridades e representantes da sociedade civil.
 
Na ocasião, o jurista, advogado e professor titular de direito constitucional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro Daniel Sarmento irá proferir a palestra magna "Constitucionalismo Brasileiro: problemas crônicos e crise".
 
Confirme sua presença pelo telefone 0xx61 3963-1747 ou pelo email anadep@anadep.org.br
 
Audiência pública sobre direitos da mulher é na próxima semana na Câmara dos Deputados
 
A Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) e a Comissão de Direitos da Mulher da ANADEP participarão, no próximo dia 11 de julho (quinta-feira), a partir das 10 horas, na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, de audiência pública para falar sobre os direitos da mulher. A Associação Nacional será representada pelo presidente, Pedro Paulo Coelho, e pela coordenadora da comissão, Rita Lima. O requerimento do debate foi feito pelo deputado, Hélder Salomão (PT-ES), presidente do Colegiado.  Clique aqui e leia na íntegra. 
 
Comissão da Igualdade Étnico-Racial da ANADEP debate pacote anticrime na Câmara dos Deputados
 
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM), realizou, na terça-feira (2/7), audiência pública para debater as mudanças sugeridas no pacote anticrime, enviada à Casa pelo ministro Sérgio Moro. A proposta inclui três projetos de lei que alteram a legislação penal e processual penal. O debate atendeu ao requerimento do deputado e presidente do Colegiado, Helder Salomão (PT/ES). Uma das participantes do debate foi a defensora pública do Rio de Janeiro e coordenadora da Comissão da Igualdade Étnico-Racial da ANADEP, Lívia Casseres. Clique aqui e leia na íntegra.
ANADEP participa em Roraima da XXIX Reunião Ordinária do Condege
 
 
Na sexta-feira (28), o presidente da ANADEP, Pedro Coelho, participou da XXIX Reunião Ordinária do Colégio Nacional dos Defensores Públicos-Gerais (Condege), realizada em Boa Vista (RR). Defensores públicos-gerais de todo o país se reuniram no auditório da Defensoria Pública do Estado para tratar do tema “Migração: da Constituição ao impacto Jurídico, Econômico e Político”. O evento contou, ainda, com a exposição de artesanato dos povos indígenas da etnia Wai-Wai. As defensoras e defensores visitaram também o abrigo Rondon III para verificar a problemática da imigração e seus impactos. O presidente da ANADEP também visitou a ADPER e dialogou com associadas e associadas.  Clique aqui e leia na íntegra. 
 
ANADEP participa de reunião no DEPEN

Na quinta-feira (04/07), a vice-presidente da ANADEP, Rivana Ricarte, participou de reunião, em Brasília, para tratar da nova fase do programa Defensoria Sem Fronteiras. A expectativa é que a nova edição ocorra em Goiás. Na ocasião, estiveram reunidos o diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Fabiano Bordignon; representantes da Ouvidoria do Depen e membros da Defensorias Públicas do Estado da Bahia, Sergipe, Minas Gerais e Roraima. A força-tarefa, denominada de Força de Cooperação Penitenciária, une as Defensorias Estaduais e da União para analisar a situação processual, definitiva e provisória, de milhares de pessoas encarceradas no país. 

Informativo Eletrônico produzido pela Assessoria de Comunicação da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos

Setor Bancário Sul, Quadra 02, Lote 10, Bloco J, Ed. Carlton Tower, Sobrelojas 1 e 2 - Asa Sul - CEP: 70.070-120 - Brasília-DF - Brasil
Tel: +55 61 3963-1747 | Fax: +55 61 3039-1763 - www.anadep.org.br

© 2011 - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos - ANADEP
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que citada a fonte.