Se você não consegue visualizar as imagens deste e-mail, clique aqui, ou acesse
http://www.anadep.org.br/wtksite/grm/envio/2503/index.html
 
Nº 520 - 15 de fevereiro de 2019
Nova diretoria da ANADEP toma posse em Brasília
 
Com um discurso que destacou a importância da igualdade social, o defensor público do Estado do Espírito Santo Pedro Paulo Coelho tomou posse como presidente da ANADEP, na noite de quarta-feira (13/2), durante solenidade no B HOTEL, na área central de Brasília. A solenidade empossou também os três vice-presidentes: Rivana Ricarte (institucional, do Acre), Gustavo Alves de Jesus (jurídico-legislativo, de Goiás) e Flávio Wandeck (administrativo, de Minas Gerais), além dos demais integrantes dos conselhos Diretor, Consultivo e Fiscal da entidade para o biênio 2019/2021. A cerimônia reuniu mais de 200 pessoas. Prestigiaram o evento autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, presidentes de Associações Estaduais, ex-presidentes da ANADEP, defensores públicos-gerais, defensoras e defensores públicos de diversas regiões e representantes da sociedade civil. A posse foi destaque na Globo Brasília. Clique aqui e confira! 
 
Clique aqui e leia a matéria na íntegra. 
Clique aqui e veja as fotos. 
Clique aqui e confira a nominata da diretoria.
 
Diretoria apresenta balanço de gestão durante AGE
 
Em sua última assembleia geral extraordinária à frente da ANADEP, o presidente da entidade, Antonio Maffezoli, apresentou na quarta-feira (13/2) o balanço de gestão da diretoria (biênio 2017/2019). Maffezoli destacou o trabalho realizado em parceria com as Associações Estaduais e as defensoras e os defensores públicos do país, destacando a forma participativa e democrática que a diretoria adotou nestes dois anos. Na reunião também foi exibido um vídeo com os principais acontecimentos do período.
 
Clique aqui e leia a matéria na íntegra.
Clique aqui e confira o balanço de gestão.
 
ANADEP promove workshop de comunicação institucional
 
Dando início à política de fortalecimento na comunicação institucional, a diretoria da ANADEP promoveu, nessa quinta-feira (14), um workshop de comunicação. O evento aconteceu na sede da Escola de Assistência Jurídica da Defensoria Pública do Distrito Federal (EASJUR). Clique aqui e leia a matéria na íntegra.
 
No mesmo dia, o presidente da ANADEP, Pedro Coelho, visitou o jornal Correio Braziliense e apresentou a Associação Nacional para o veículo, disponibilizando a entidade como fonte em futuras pautas.
 
 
Reforma da Previdência é tema de reunião entre ANADEP, ADPEC e deputado Mauro Benevides Filho
 
O deputado Mauro Benevides Filho (PDT/CE) recebeu, na quarta-feira (13/2), defensoras e defensores públicos em seu gabinete para dialogar sobre a tramitação da reforma da previdência. Participaram do encontro, o presidente, vice-presidente jurídico legislativo e a diretora legislativa da ANADEP, Pedro Paulo Coelho, Gustavo Alves e Maria Carmén de Sá, além da presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Ceará, Amélia Soares da Rocha.
 
Os dirigentes apresentaram os pontos defendidos pela categoria e também buscaram sensibilizar o deputado sobre a importância do devido debate sobre o projeto. Benevides Filho é um dos parlamentares cotado para para presidir a comissão especial da reforma da Previdência.
 
Clique aqui e leia a matéria na íntegra. 
 
Deputado Marcelo Freixo recebe defensoras e defensores públicos
 
O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL/RJ) recebeu defensoras e defensores públicos em seu gabinete, na quarta-feira (13), em Brasília. O objetivo da reunião foi falar da necessidade de expansão da Defensoria Pública no país e a correta implementação da EC 80.
 
Participaram do encontro o presidente da ANADEP, Pedro Coelho, a diretora para assuntos legislativos, Maria Carmén de Sá, a presidente da ADPERJ, Juliana Lintz, o defensor público-geral federal, Gabriel Oliveira, a assessora legislativa da DPU, Barbara Pires e o presidente da ANADEF, Igor Roque.
 
ANADEP apresenta trabalho da Defensoria Pública para Secretaria de Governo
 
Dando início ao diálogo com o Executivo, membros da diretoria eleita da ANADEP reuniram-se, na terça-feira (12/2), com a Secretaria de Governo. Participaram do encontro, o presidente eleito, Pedro Paulo Coelho; e os vice-presidentes eleitos Rivana Ricarte e Gustavo Alves. 
 
O encontro teve como objetivo apresentar o papel da Defensoria Pública e o trabalho das defensoras e dos defensores públicos para o acesso à Justiça. Exemplos citados na reunião foram as tragédias que ocorreram com o rompimento das barragens nas cidades de Mariana e de Brumadinho, em Minas Gerais.
 
Clique aqui e leia a matéria na íntegra.
 
Atividades legislativas são retomadas

Ao longo da semana, as Associações estaduais iniciaram as atividades legislativas no Congresso Nacional. Defensoras e defensores públicos se reuniram com senadores, deputados, assessores e chefes de gabinetes da nova legislatura. O objetivo dos encontros foi tratar de assuntos de interesse da Defensoria Pública, da sociedade e colocar a ANADEP à disposição para participação em audiências públicas e na produção de notas técnicas. Além disso, foi entregue o relatório "Apresentando a Defensoria Pública: Retrato de uma Instituição em Desenvolvimento”. O material traz as principais informações sobre a Instituição.

ver edições anteriores »Clique aqui caso não queira mais receber nossos e-mails.