Se você não consegue visualizar as imagens deste e-mail, clique aqui, ou acesse
http://www.anadep.org.br/wtksite/grm/envio/2497/index.html
 
Nº 518 - 01 de fevereiro de 2019
Posse da nova diretoria da ANADEP é neste mês
A nova diretoria da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) vai tomar posse durante solenidade na quarta-feira (13/2), a partir das 19h, no B HOTEL, em Brasília-DF.
 
Durante o ato ainda serão empossados os(as) novos(as) integrantes dos conselhos diretor, consultivo e fiscal da Entidade para o biênio 2019/2021.
 
A chapa "ANADEP forte: experiência e diálogo para garantir direitos" encabeçada pelo defensor público do Espírito Santo Pedro Coelho foi eleita durante assembleia geral ordinária, no dia 12 de dezembro de 2018, na sede da ANADEP, em Brasília.
 
Confira a entrevista com o presidente eleito da ANADEP na revista Justiça & Cidadania

A Revista Justiça e Cidadania publicou, na edição do mês de fevereiro, entrevista com o defensor público do Espírito Santo e presidente eleito da ANADEP, Pedro Paulo Coelho. O defensor aponta quais serão os principais desafios de sua gestão e qual será o foco do trabalho legislativo neste ano. Ele também ressalta a importância do papel da Defensoria Pública para a promoção dos direitos humanos e para o acesso à Justiça às pessoas em situações de vulnerabilidades. 
 
Confira a versão impressa: https://tinyurl.com/yc4clzs2
Confira a versão online: https://tinyurl.com/y7hqcyu4
Deputados e senadores tomam posse e elegem presidentes da Câmara e do Senado
Tomaram posse nesta sexta-feira (1º/2) os 513 deputados federais e 54 senadores — dois terços da Casa — eleitos em outubro de 2018. 
 
Na Câmara:
 
A Câmara dos Deputados empossou, na manhã de sexta-feira (1º), em uma cerimônia no plenário principal da Casa, as deputadas e deputados federais eleitos em outubro passado. A legislatura tem o maior percentual de novatos e de mulheres em mais de 30 anos. O número de partidos com assento na Casa também é recorde: são 30 diferentes legendas representadas na Câmara a partir de agora. A sessão de posse dos deputados foi conduzida pelo então presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O mandato parlamentar de cada deputado terá duração até 31 de janeiro de 2023.
 
Em uma votação secreta, os 513 novos deputados federais reelegeram Rodrigo Maia como presidente da Câmara para os próximos dois anos, que será até 2021.
 
No senado:
 
Já a posse das senadoras e senadores eleitos ocorreu à tarde, no plenário principal do Senado. A sessão foi presidida por Davi Alcolumbre (DEM-AP). Dos 81 senadores, 54 foram eleitos ou reeleitos em outubro. O mandato tem duração de 8 anos e, na eleição do ano passado, foram eleitos 2 por estado. Na próxima eleição, em 2022, será eleito um por estado. A eleição para o Senado de 2018 foi marcada pelo maior índice de renovação desde a redemocratização. Dos 54 eleitos, 46 não estavam no Senado no ano passado.
 
Neste sábado (2), senadores elegeram o presidente que comandará o Senado pelos próximos dois anos. Davi Alcolumbre (DEM-AP) venceu a disputa. O presidente do Senado também ocupa o cargo de presidente do Congresso Nacional - ele comanda as sessões conjuntas de deputados e senadores.
STF realiza sessão solene de abertura do Ano Judiciário
 
O Supremo Tribunal Federal (STF) realizou, nesta sexta-feira (1º/2), sessão solene de abertura do Ano Judiciário de 2019. A cerimônia marcou o retorno das atividades jurisdicionais, após o recesso forense. A solenidade ocorreu no Plenário do Tribunal, com a presença de autoridades dos Três Poderes. O presidente da ANADEP, Antonio Maffezoli, acompanhou a sessão.
 
Na ocasião, o presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, prestou solidariedade às famílias de vítimas da tragédia humana e ambiental em Brumadinho (MG). “Essa lamentável tragédia é uma prova dolorosa de que é preciso mais agilidade nas ações administrativas, políticas e jurisdicionais”.
 
Clique aqui e leia na íntegra.
Comissão da Infância e Juventude discute plano de trabalho para 2019
 
A Comissão da Infância e Juventude da ANADEP se reuniu nesta sexta-feira (1º/02), na sede da APADEP, em São Paulo. O encontro do grupo teve como principal objetivo discutir a atuação legislativa sobre matérias referentes aos direitos da criança e do adolescente. 
 
Participaram da reunião, os(as) defensores(as) públicos(as) Bruno Moura (BA), Daniel Secco (SP), Maria Carmen de Sá (RJ), Camila Ferreira (ES), Adriano Leitinho (CE) e Ana Carolina Oliveira (SP).
 
Clique aqui e saiba mais. 
Histórias de Defensor(a) - Waldemar Menchik Júnior
É com poesia que o defensor público Waldemar Menchik Júnior trabalha no dia a dia. Natural de Guarani das Missões, no Rio Grande do Sul, Waldemar é defensor há 18 anos e atua em Santo Ângelo, cidade conhecida como a Capital da Região das Missões. Seu primeiro livro conta com 26 poemas, em sua maioria, de cunho nativista. Na publicação há também poesias e crônicas que narram fatos marcantes da atuação na Defensoria Pública. O autor revela ter tomado a ideia de publicar as obras para que se conheça, com outro olhar, o trabalho da Instituição. 
 
Clique aqui e leia na íntegra.
 
 
Diversas obras com 25% de desconto para associados(as) da ANADEP
A ANADEP em parceria com a Juruá Editora oferece mais de 4 mil obras com 25% de desconto para associadas e associados da Associação Nacional! 
 
Quem tiver interesse basta acessar o site www.jurua.com.br ou ligar na televendas (41) 3352-1200 e usar o código promocional ANADEP18. A editora oferece várias opções de títulos e formas de pagamento!
 
Clique aqui e confira todos os últimos lançamentos!
ver edições anteriores »Clique aqui caso não queira mais receber nossos e-mails.