Se você não consegue visualizar as imagens deste e-mail, clique aqui, ou acesse
http://www.anadep.org.br/wtksite/grm/envio/2477/index.html
 
Nº 514 - 14 de dezembro de 2018
ANADEP elege nova diretoria para biênio 2019/2021

 
O defensor público do Espírito Santo Pedro Paulo Coelho será o próximo presidente da ANADEP durante o biênio 2019/2021. Candidato da chapa única "ANADEP forte: experiência e diálogo para garantir direitos", ele recebeu 114 votos nominais, sendo 85 votos online, 13 presenciais e 16 de presidentes de Associações Estaduais. Conforme o edital, cada estado da Federação teve direito a três votos, sendo dois votos da presidência da Associação Estadual e um voto do restante apurado pela maioria simples das defensoras e defensores associados que votaram virtualmente. A eleição ocorreu durante assembleia geral ordinária, na quarta-feira (12/12), na sede da ANADEP, em Brasília, transmitida online para todas as associadas e associados do Brasil. Na ocasião foram eleitos também os integrantes dos conselhos Diretor, Consultivo e Fiscal da Entidade. A votação ocorreu de 10h às 16h e foi acompanhada por uma comissão eleitoral.
 
Pedro Paulo Coelho destacou que a nova diretoria, que reúne diversos presidentes de Associações, diretores(as) e ex-diretores(as), conselheiros(as) e ex-conselheiros(as) da ANADEP, visa a uma construção coletiva e participativa entre as entidades associativas estaduais e demais associadas e associados.
 
Segundo o defensor público, o objetivo é enfrentar os principais desafios que se apresentarão para a Defensoria Pública e para todas as defensoras e defensores no próximo biênio. “É preciso refletir sobre o que precisa ser feito e aprimorado no contexto do novo Governo Federal e da nova composição do Congresso Nacional. Não mediremos esforços para alcançar o engrandecimento da Defensoria Pública, buscando o seu adequado reconhecimento e fortalecimento no mundo jurídico, além de lutar contra qualquer investida que signifique retrocessos. E, seguindo a nossa missão institucional, vamos defender os interesses das defensoras e defensores públicos em todas as frentes, fortalecendo ainda mais nossa Instituição”, pontuou.
 
Ao todo, a nova diretoria focará em sete eixos de atuação: atuação legislativa no plano nacional, apoio às Associações Estaduais, fortalecimento da imagem institucional, transparência na gestão e informação ao alcance de todos, atuação internacional, apoio à atuação afirmativa de gênero dentro das Defensorias e Associações Estaduais e o fortalecimento da comunicação institucional.
 
Entre os projetos que o grupo pretende lançar nos próximos dois anos destacam-se “ANADEP abrindo portas”, que buscará auxiliar os representantes estaduais no contato com os parlamentares das respectivas unidades federativas, traçando perfis políticos e partidários, permitindo maior permeabilidade política e trocas recíprocas em favor das entidades de classe de defensoras e defensores; a ampliação do projeto “ANADEP nos Estados”, que tem por objetivo visitar todas as regiões e trabalhar junto às Associações Estaduais o fortalecimento institucional através da EC 80; além do I Prêmio Nacional de Jornalismo.
 
As vice-presidências da chapa serão compostas pela defensora pública do Acre Rivana Ricarte, como diretora vice-presidente institucional; o defensor público de Goiás Gustavo Alves de Jesus, como diretor vice-presidente jurídico-legislativo; e o defensor público de Minas Gerais Flávio Wandeck, como vice-presidente administrativo.
 
Ao final, o presidente da ANADEP, Antonio Maffezoli, agradeceu a participação de todos na eleição. Ele também fez uma referência especial às diretoras e diretores que fizeram parte de sua gestão no último biênio e para as defensoras e defensores públicos que aceitaram o desafio de fazer parte da Associação nos próximos dois anos. “A ANADEP tem um legado histórico, sendo responsável por todos os avanços e conquistas da Defensoria Pública nos últimos anos. É muito importante ter a participação de todas e de todos nesse desafio, que é construir a história da nossa entidade e do avanço do acesso à Justiça às pessoas em situações de vulnerabilidades em nosso País”, pontuou.
 
 
Na AGO estavam presentes defensoras e defensores públicos de vários estados e representantes de 16 Associações Estaduais, entre elas, ADPACRE, ADEPAM, ADEP-BA, ADPEC, ADEP-DF, ADEPES, AGDP, ADEP-MS, ADEP-MG, AMDEP, APIDEP, ADPERJ, ADPERN, ADPERGS, AMDEPRO e ADPETO.
 
A posse dos novos integrantes dos Conselhos da ANADEP será no dia 13 de fevereiro de 2019, em Brasília. Horário e locais serão divulgados posteriormente.
 
Perfil: Na Instituição desde 2013, Pedro Paulo Coelho atuou na 1ª Vara da Infância e Juventude de Vila Velha e no Núcleo de Educação em Direitos, do qual foi cocriador e membro. Também foi coordenador do Núcleo de Solução Extrajudicial de Conflitos e Triagem da Capital Vitória e responsável pelo Tribunal do Júri de Vila Velha, tendo atuado em quase 150 júris por todo o Estado.
 
 
Pedro Paulo Coelho está em seu 2º mandato à frente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Espírito Santo, onde enfrentou diversas batalhas associativas para o fortalecimento da Instituição e defesa irrestrita das prerrogativas da classe. Entre as pautas que trabalhou nos últimos dois anos, destacam-se a valorização salarial e o aumento do orçamento anual da Defensoria Pública do Espírito Santo, que geram, anualmente, a grande evasão de defensoras e defensores da Instituição. O defensor público também é o atual diretor vice-presidente administrativo da Associação Nacional (biênio 2017/2019). 
 
Clique aqui e confira a nominata da chapa. 
 
Clique aqui e confira as fotos da assembleia. 
AGO: ANADEP discute pauta legislativa e jurídica
Durante a assembleia-geral ordinária da ANADEP, na quarta-feira (12/12), em Brasília, as defensoras e defensores públicos presentes discutiram assuntos de interesse da categoria.
 
A pauta legislativa foi o destaque da reunião. Na ocasião, o assessor parlamentar da ANADEP, Enrico Ribeiro, apresentou um panorama da próxima legislatura do Congresso Nacional. Ele fez um resumo das pautas que serão prioritárias nas Casas, entre elas a reforma da Previdência, a reforma do Código Penal, a reforma do Código de Processo Penal, a Lei de Execuções Penais, a redução da maioridade penal, estatuto da família, a estabilidade para os servidores públicos, a demissão por insuficiência de desempenho, a criminalização dos movimentos sociais, o PL 6726/2016 (Extrateto), entre outros. Segundo ele, tanto o Executivo quanto o Legislativo focarão seus trabalhos em dois eixos: pautas voltadas para a sociedade e pautas voltadas ao mercado – agenda econômica/fiscal.
 
O assessor parlamentar também destacou a importância de a Defensoria Pública apresentar seu trabalho para o acesso à Justiça às pessoas em situações de vulnerabilidades, uma vez que a maioria dos deputados e senadores se elegeram também com um discurso voltado para o social. “Em 2017, a Defensoria Pública foi considerada a instituição mais importante pela sociedade brasileira. A Defensoria realiza mais de 14 milhões de atendimentos por ano, portanto, é importante utilizar esses dados e essas ferramentas para se aproximar dos parlamentares. Eles têm um perfil conservador, mas também tem uma pauta muito voltada para o social, logo, é um canal de diálogo com as defensoras e os defensores”, avalia Enrico Ribeiro.
 
 
Ele sugeriu algumas estratégias à ANADEP e às Associações Estaduais para serem seguidas a partir de 2019, como o fortalecimento das comissões temáticas e a aproximação com as bancadas.
 
Conforme o presidente da ANADEP, Antonio Maffezoli, a diretoria da entidade já tem feito um trabalho de transição e se reunido com parlamentares da próxima legislatura. As reuniões têm por objetivo apresentar a Defensoria Pública, suas possibilidades, desafios e necessidades, além de destacar o trabalho das defensoras e defensores públicos para os parlamentares. Para o ano que vem, a Associação Nacional já produziu o relatório "Apresentando a Defensoria Pública - Retrato de uma Instituição em desenvolvimento", que traz um perfil completo da instituição, com fotos e números de atendimentos em diversas áreas. A publicação será entregue nas atividades legislativas.
 
Enrico Ribeiro anunciou que o recesso parlamentar terá início no dia 22 de dezembro. A volta dos trabalhos está marcada para 1º de fevereiro, quando ocorre a cerimônia de posse dos parlamentares eleitos nas eleições gerais de 2018. A cerimônia ocorrerá no Plenário Ulysses Guimarães.
 
Na ocasião, o grupo também discutiu pautas jurídicas trazidas pela ADPEC, ADEP-MG e AMDEP. Concomitante à AGO houve também reunião com os coordenadores de comissões temáticas da ANADEP para traçar o plano de trabalho do próximo ano, como a produção de notas técnicas e acompanhamento de projetos. Ao final, a diretoria apresentou, ao lado da equipe de comunicação, a nova identidade visual do site da ANADEP.
 
Participaram do encontro representantes da ADPACRE, ADEPAM, ADEP-BA, ADPEC, ADEP-DF, ADEPES, AGDP, ADEP-MS, AMDEP, ADEP-MG, APIDEP, ADPERJ, ADPERN, ADPERGS, AMDEPRO e ADPETO.
 
A próxima AGE será no dia 13 de fevereiro.
Site da ANADEP está com nova identidade visual
Desde terça-feira (11), o site da ANADEP está de cara nova! O portal está totalmente renovado: mais dinâmico e moderno. Uma aposta na agilidade e na qualidade dos conteúdos buscados. Agora, o site tem o formato responsivo, ou seja, todas as telas serão adaptadas para o formato do seu smartphone ou tablet.
 
Na página inicial é possível ter acesso a nova área restrita e o clube de vantagens. Já a biblioteca está totalmente repaginada e dividida por seções, onde é possível acessar artigos, publicações, cartilhas, livros de teses e de práticas dos CONADEP's, balanços de gestão, livros e relatórios, monografias e dissertações, legislação, banco de práticas exitosas e teses, diagnósticos da Defensoria Pública no Brasil, Mapa da Defensoria, Defensoria Pública e STF e livros.
 
As comissões temáticas da ANADEP também ganharam um espaço especial, onde será possível acompanhar todo o trabalho legislativo e notas técnicas.
 
Acesse e fique por dentro: www.anadep.org.br
ANADEP e CONDEGE reúnem-se com ministro Dias Toffoli
A diretoria do Colégio Nacional de Defensores Gerais (Condege) e da Associação Nacional das Defensoras e dos Defensores Públicos (ANADEP) reuniu-se na terça-feira (11/12) com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli. Participaram do encontro, o presidente da ANADEP, Antonio Maffezoli; a defensora pública-geral do Ceará, Mariana Lobo; o defensor público-geral de São Paulo, Davi Depiné; e a defensora pública do Espírito Santo, Roberta Ferraz, responsável pelo programa Defensoria sem Fronteiras.
 
O grupo destacou o trabalho da Defensoria Pública no acesso à Justiça para as pessoas em situações de vulnerabilidades e colocou a instituição à disposição para parcerias que contribuem para melhorias no sistema de Justiça. A ideia é somar esforços, principalmente no que se refere à execução penal e no enfrentamento à violência doméstica. Um dos focos do encontro foi ainda fazer a apresentação dos resultados do programa Defensoria sem Fronteiras, que consiste em uma força-tarefa da Defensoria Pública que atende e analisa os processos dos apenados, em vários estados brasileiros.
 
O grupo reuniu-se ainda na tarde da terça-feira com o juiz Luís Geraldo Lanfredi, do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF/CNJ).
 
Ao falar do trabalho desenvolvido pela Defensoria Pública, o presidente da ANADEP, Antonio Maffezoli, entregou ao ministro cartilha que destaca a atuação da Defensoria Pública no enfrentamento à violência doméstica. O tema será o principal eixo de trabalho de Dias Toffoli à frente do CNJ e do STF. Maffezoli também convidou o ministro para participar da próxima edição do Congresso Nacional de Defensoras e Defensores Públicos, que ocorrerá em novembro de 2019, no Rio de Janeiro.
 
Comissão de Política Criminal da ANADEP participa de audiência pública na Câmara dos Deputados
Os crimes relacionados ao tráfico de drogas representam quase 30% de tudo o que se julga na Justiça criminal brasileira. Para dar uma melhor solução jurídica à questão, a Câmara dos Deputados promoveu, na segunda-feira (10/12), audiência pública para debater a modernização da Lei de Entorpecentes e do Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Lei 11.343/2006). O encontro foi organizado pela Comissão de juristas responsável por elaborar o anteprojeto que será entregue à presidência da Casa.
 
Representando a ANADEP e a ADPERJ, a defensora pública do Rio de Janeiro e coordenadora da Comissão Temática de Política Criminal, Lúcia Helena, apresentou os principais aspectos a serem enfrentados na elaboração do anteprojeto, tendo como base a atuação da Defensoria Pública. "A realidade brasileira nos mostra que a prisão, quando o assunto é drogas, implica o encarceramento em massa de jovens pobres, negros e réus primários, que acabam sendo presos com pequenas quantidades  de drogas ilícitas. Temos que adotar uma política de coragem e descriminalizar o uso de drogas", argumentou. 
 
Os principais pontos apresentados pela defensora são: criminalização da posse de drogas para uso próprio, sendo necessária a descriminalização a fim de garantir preceitos constitucionais, tais como liberdade de autodeterminação, vida privada dentre outros e buscar um enfrentamento corajoso no âmbito da Política Nacional de Drogas; o aumento do percentual de encarcerados, com imputação de tráfico de drogas e associação para fins de tráfico ao longo da vigência da Lei 11.343/06; subjetividade da definição entre tráfico de drogas e usuários de drogas; ausência de um parâmetro para fixação da quantidade de drogas como importante critério para definição de tráfico de drogas e posse de drogas para consumo pessoal; ausência de delimitação do conceito de estabilidade e permanência no crime de associação para fins de tráfico de drogas, sendo necessária a redução da subjetividade; majoração da reprimenda base, tendo como critério a quantidade e qualidade, com evidente cunho de subjetividade e a subjetividade nos requisitos previstos no artigo n° 33, parágrafo 4°, da atual Lei de Drogas, sendo necessária que a legislação reduza este caráter, bem como torne clara a possibilidade de cumprimento da pena em regime aberto e substituição da pena corporal por restritiva de direitos, nos casos de tráfico privilegiado.
 
A defensora também citou uma pesquisa do DEPEN/MJ. Os dados mostram que, entre 2006 e 2012, a população carcerária cumprindo pena por tráfico de drogas aumentou de 47.472 para 138.198 mil pessoas, ou seja, 111% de aumento após a implementação da Lei de Drogas.
 
"Podemos perceber que a lei falhou. Não podemos deixar de externar nossa preocupação diante do quadro atual do nosso País. A política de drogas inegavelmente é uma questão central da política pública global, com implicações na saúde pública mundial e redução dos quadros de violência. Somos hoje a terceira maior população carcerária do mundo", disse. 
 
Em agosto, a ANADEP reuniu-se com o ministro do Superior Tribunal de Justiça  (STJ) Ribeiro Dantas, presidente da Comissão. Na ocasião, o grupo entregou nota técnica produzida pela Associação Nacional. O documento aborda problemas na redação da legislação atual no que se refere à diferenciação do usuário de drogas e do traficante, por exemplo.
 
O defensor público e membro da Comissão Temática de Política Criminal da ANADEP Vinicius Fernando Dos Reis Santos representou a Associação dos Defensores Públicos do Distrito Federal (ADEP-DF) no debate. 
 
Participaram também da audiência pública representantes da Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT); Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB); Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP); Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE); Associação Paulista de Magistrados (APAMAGIS); Associação Alagoana de Magistrados (ALMAGIS); Fórum Nacional de Juízes Criminais (FONAJUC); Associação Goiana do Ministério Público (AGMP) e Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB). 
 
Sobre a Comissão e o cronograma de trabalho
 
A comissão de juristas é formada por 13 membros. A presidência do grupo está com o ministro do STJ Ribeiro Dantas. Na vice-presidência está o ministro Rogerio Schietti Cruz. A relatoria dos trabalhos está sob a responsabilidade do desembargador federal Ney de Barros Bello Filho, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Também foram nomeados para compor a comissão a procuradora da República Cibele da Fonseca; a juíza federal Amanda Diniz Araújo; o promotor José Theodoro Corrêa de Carvalho; o juiz Joaquim Domingos de Almeida Neto; o advogado Pierpaolo Cruz Bottini; a juíza Joelci Araújo Diniz; o juiz federal Walter Nunes da Silva Júnior; Tatianna Ramalho de Rezende; o jurista Maurício Stegman Dieter; e o médico Dráuzio Varella.
 
Segundo o ministro Ribeiro Dantas, depois de 12 anos de vigência da Lei de Drogas, este é um momento ideal para revisar a atual legislação, que tem causado dificuldades e não possibilita a resposta satisfatória que a população exige.
 
Além da revisão dos 75 artigos da atual Lei de Drogas, a comissão de especialistas vai aproveitar as sugestões das propostas em tramitação sobre o tema na elaboração do anteprojeto.
 
PARTE I (manhã): Clique aqui e veja na íntegra. 
PARTE II (tarde): Clique aqui e veja na íntegra.
CONDEGE reúne-se em Belo Horizonte
O presidente da ANADEP participou, nesta sexta-feira (14/11), da 23ª reunião ordinária do Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais (Condege), que ocorreu em Belo Horizonte, em Minas Gerais. 
 
O Colegiado debateu assuntos de interesse das Defensorias Públicas, entre eles, a elaboração de banco de indicadores das Defensorias Estaduais para base de dados a serem usados junto ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GESPUBLICA), apresentação do relatório das primeiras atividades da Comissão Especializada em Saúde Pública, a atuação nos Tribunais Superiores, entre outros.
 
Por fim, o presidente do colegiado, Marcus Edson de Lima informou sobre a reunião com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli. O encontro teve a participação da ANADEP e do CONDEGE.
ANADEP participa do 1º Seminário Nacional na Área da Saúde Mental
Foi promovido nos dias 6 e 7 de dezembro, o 1º Seminário Nacional de Defensoras e Defensores Públicas/os e Equipes Técnicas em Atuação na Área da Saúde Mental, no Rio de Janeiro. O presidente da ANADEP, Antonio Maffezoli, participou do evento.
 
O encontro abordou questões ligadas a ação estratégica institucional e não institucional na área da saúde mental, assim como o uso de soluções jurídicas, administrativas, judiciais e políticas na luta pelos direitos das pessoas com algum impedimento mental.
 
Com o objetivo de dar visibilidade a práticas relevantes nesta temática, foi realizado um concurso de práticas exitosas na área da saúde mental. Defensoras e defensores públicos de todos o País e também integrantes das equipes técnicas atuantes nos diversos órgãos das Defensorias Públicas estaduais que trabalham na área puderam participar. As práticas selecionadas foram apresentadas no Seminário.
 
As práticas premiadas foram:
 
1- Eixo Pessoas em situação de rua: Registro civil de pessoas em sofrimento psíquico e situação de rua: uma experiência interdisciplinar, de autoria de Cristina Schwarz, Thais Dalla Rosa, Marta Beatriz Tedesco Zanchi e Marcelo Dadalt.
 
2-  Eixo Pessoas privadas de liberdade em unidades do sistema prisional: Irresignação contra a imposição de, de autoria de Eduardo Januário Newton.
 
3- Eixo Pessoas em situação de internação psiquiátrica de longa duração: Integração e Inclusão, de autoria de Geana Cruz de Assis Silva.
 
O seminário foi uma realização da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, com o apoio da Comissão Especial da Pessoa com Deficiência da ANADEP, da ADPERJ, do CEJUR e da FESUDEPER.
 
Clique aqui e confira as fotos do Seminário.
Clique aqui e confira as fotos da premiação.
Campanha Declare Seu Amor
Em sua 2ª edição, a campanha Declare Seu Amor visa a incentivar pessoas físicas ou jurídicas a destinar parte do seu Imposto de Renda para o Fundo dos Direitos da Criança e Adolescente, em prol da prioridade absoluta da infância. As associadas e associados da ANADEP podem destinar parte do seu Imposto de Renda até o dia 27 de dezembro. 
 
Os Fundos da Infância e da Adolescência são recursos destinados ao atendimento das políticas, programas e ações voltadas para a promoção, proteção, defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes, distribuídos mediante deliberação dos Conselhos de Direitos nos diferentes níveis de governo (União, Estados e Municípios). 
 
A campanha continuará no ano de 2019 e tem como lema, "Coloque seu coração em tudo que fizer". A aplicação dos recursos tem transparência total e fiscalização ampla de órgãos, como Tribunal de Contas, Ministério Público, Conselhos de Direitos e Conselhos Tutelares.
 
Sobre a Campanha
 
Pensando em fortalecer o amparo dado a crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidades social, viabilizando o acesso à Justiça e melhorando a prestação jurisdicional, a campanha foi criada em 2018 pela Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça de Rondônia e já conta com a adesão de diversos órgãos e entidades. 
 
No site www.declareseuamor.com encontram-se outras informações e o passo a passo de como fazer a doação.
Diversas obras com 25% de desconto para associados(as) da ANADEP
A ANADEP em parceria com a Juruá Editora oferece mais de 4 mil obras com 25% de desconto para associadas e associados da Associação Nacional! 
 
Quem tiver interesse basta acessar o site www.jurua.com.br ou ligar na televendas (41) 3352-1200 e usar o código promocional ANADEP18. A editora oferece várias opções de títulos e formas de pagamento!
 
Clique aqui e confira todos os últimos lançamentos!
ver edições anteriores »Clique aqui caso não queira mais receber nossos e-mails.