Se você não consegue visualizar as imagens deste e-mail, clique aqui, ou acesse
http://www.anadep.org.br/wtksite/grm/envio/2426/index.html
 
Nº 495 - 03 de agosto de 2018
ANADEP impulsiona Campanha Permanente

No início do 2º semestre de 2018, a ANADEP lançou o projeto “ANADEP nos estados” – iniciativa que tem por objetivo visitar todas as regiões e trabalhar junto às Associações Estaduais o fortalecimento institucional através da EC 80. A Emenda tem por objetivo universalizar o acesso à Justiça e lotar todas as comarcas do país de defensoras e defensores públicos.

Conforme dados levantados pela entidade, atualmente, o Brasil tem 5.935 defensoras e defensores públicos estaduais em atividade, número muito aquém do necessário para atender toda a demanda existente.

De acordo com Diagnóstico do Ministério da Justiça de 2015, o ideal é um defensor(a) público(a) para atender cada grupo de 15 mil pessoas, adotando apenas o critério do rendimento. Nesta linha, alguns estados somam uma demanda quatro vezes maior, como é o caso do Paraná em que há um defensor(a) para cada 53 mil pessoas. Em seguida, vem Goiás, com um defensor(a) para 34.061 pessoas, terceiro lugar fica com Santa Catarina, onde tem um defensor(a) para 26.837 pessoas, em quarto vem São Paulo, com um defensor(a) para 24.767 pessoas e Rio Grande do Norte, com um defensor(a) para cada grupo de 22.268 pessoas.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE), de 2015, 88% da população brasileira (que recebem até três salários mínimos) é potencial usuária dos serviços da Defensoria Pública.

Para destacar essa realidade, a ANADEP está intensificando a Campanha Permanente nas redes sociais. Com o tema "Garantir o seu direito é nosso maior feito", a iniciativa tem por objetivo destacar a representatividade da Defensoria Pública para a sociedade e a atuação da defensora e do defensor público nas principais demandas que afligem a população.

Clique aqui e confira os posts no Facebook.

Participe do nosso movimento nas redes sociais!

Utilize a tag #DefensoriaSim 

Revista Justiça & Cidadania firma parceria com a ANADEP
A partir do mês de agosto, a ANADEP terá espaço na Revista Justiça & Cidadania. A publicação que, em 2019, completará 20 anos, é referência entre os veículos do meio jurídico do país. 
 
Com a parceria, a Associação Nacional poderá publicar artigos (tanto site quanto edição impressa) dos membros da diretoria, comissões especiais e associados(as) da entidade. Haverá também espaço para a divulgação de eventos e projetos. 
 
Justiça & Cidadania conta com distribuição nacional de 10 mil exemplares mensais, além de um site exclusivo. 
 
Em breve, a ANADEP informará aos associados sobre a forma e especificações dos textos. Acesse o site: www.editorajc.com.br.
ANADEP e Associações da Região Sudeste discutem organização de encontro regional
Na segunda-feira (30/7), o presidente da ANADEP, Antonio Maffezoli, participou de reunião, no Rio de Janeiro, para discutir a realização do Encontro das Defensoras e Defensores Públicos da Região Sudeste, que vai acontecer em novembro, em Belo Horizonte (MG). 
 
A aproximação e o compartilhamento de experiências entre as defensoras e os defensores públicos da Região serão o ponto alto do encontro, que também oportunizará o debate dos principais temas relacionados à Defensoria Pública e à atuação das defensoras e defensores públicos por meio de debates e palestras.
 
Participaram do encontro, os(as) presidentes da ADPERJ, Juliana Lintz; da ADEP-MG, Eduardo Generoso; da ADEPES, Pedro Coelho; e da APADEP, Augusto Barbosa; além das defensoras públicas, Diana Fernandes de Moura (Diretora Cultural da ADEP-MG) e Alessandra Eler (Diretora de Eventos da ADEP-MG).
 
I Café Acadêmico da DPDF reúne representantes de diversas instituições de ensino de Direito
A Defensoria Pública do Distrito Federal promoveu, na quarta-feira (1º/8), o I Café Acadêmico, com o  objetivo de estabelecer articulações efetivas entre centros acadêmicos e o sistema de Justiça. Na ocasião, foi apresentado oficialmente o Programa de Interação Acadêmica para as faculdades de Direito do DF. 
 
A defensora pública geral Maria de Nápolis afirmou que “a importância de trazer aos acadêmicos uma visão da atual realidade social brasileira é imensa porque são essas pessoas que futuramente serão agentes de transformação social.” Maria de Nápolis acrescentou que essa visão tem de começar a ser construída na universidade, e não ao longo da carreira e, por isso, a Defensoria tem oferecido seu apoio em tal contexto.
 
De acordo com o diretor da Escola de Assistência Jurídica da DPDF (Easjur), Evenin Ávila, por meio do programa será divulgado o trabalho institucional e a rede de atendimento da Defensoria, além de disseminados conhecimentos, práticas e inovações da instituição e discutidas novas perspectivas para a transformação social no DF.
 
O programa propõe a participação dos integrantes da instituição em atividades articuladas com as faculdades de Direito do DF e entorno para os estudantes do curso. Busca-se, com isso, a efetiva aproximação com o público acadêmico, para que a instituição se faça presente no ambiente em que se formam os operadores do Direito.
 
A vice-presidente da ANADEP, Thaísa Oliveira, participou do Café Acadêmico, além do Ministro do STF Reynaldo Fonseca. Além deles, estavam presentes representantes de instituições que oferecem o curso de Direito no DF, como a Universidade de Brasília (UnB), os Centros Universitários de Brasília (UniCEUB) e do Distrito Federal (UDF), as faculdades Anhanguera, UniProjeção e Fortium, o Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), o Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb); além de representantes da Secretaria de Educação do DF, do Instituto Brasileiro de Educação em Direitos e Fraternidade (IEDF), da Controladoria Geral do DF, do Observatório Social de Brasília; da Secretaria de Direitos Humanos, da Associação dos Defensores Públicos do DF (ADEP-DF), da Comunhão e Direito, da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), do Serviço Social da Indústria (Sesi) do Instituto Excelência Jurídica e do Tribunal de Justiça do DF.
Histórias de Defensor(a)
A ANADEP lançou no último mês o quadro "Histórias de Defensor/Defensora". A iniciativa inovadora tem por objetivo principal apresentar a histórias de colegas para além de aspectos práticos da carreira. Através de entrevistas diretas, o projeto valoriza e destaca aspectos da vida pessoal que implicam na carreira dos(as) defensor(as) público(as) associado(as). 
 
Com uma pauta diversificada, o projeto quer levantar variados temas, como arte, ativismo, comportamento, cultura, esporte, literatura, entre outros elementos. A ideia é dar voz e protagonismo aos que constroem a história da Defensoria todos os dias.
 
"Histórias de Defensor/Defensora" será toda quinta-feira, a cada 15 dias. Quem quiser mandar alguma sugestão para a ANADEP, envie um email: comunicacao@anadep.org.br.
 
A entrevista dessa semana foi com Maria José Silva Souza de Nápolis, primeira mulher a ocupar o cargo de defensora pública-geral do Distrito Federal. Clique aqui e leia na íntegra. 
 
Diversas obras com 25% de desconto para associados(as) da ANADEP
A ANADEP em parceria com a Juruá Editora oferece mais de 4 mil obras com 25% de desconto para associadas e associados da Associação Nacional! 
 
Quem tiver interesse basta acessar o site www.jurua.com.br ou ligar na televendas (41) 3352-1200 e usar o código promocional ANADEP18. A editora oferece várias opções de títulos e formas de pagamento!
 
Clique aqui e confira todos os últimos lançamentos!
ver edições anteriores »Clique aqui caso não queira mais receber nossos e-mails.