Se você não consegue visualizar as imagens deste e-mail, clique aqui, ou acesse
http://www.anadep.org.br/wtksite/grm/envio/2327/index.html
 
Nº 03 - 13 de novembro de 2017
Contagem regressiva: abertura oficial do XIII CONADEP é nesta 4ª
Aliar inovação e tradição é um dos principais objetivos da programação científica do XIII Congresso Nacional de Defensores Públicos, que ocorrerá de 15 a 17 de novembro, no Costão do Santinho, em Florianópolis (SC). O evento é uma iniciativa da Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP) e da Associação dos Defensores Públicos do Estado de Santa Catarina (ADEPESC). Realizado a cada dois anos, o congresso é o maior evento da Defensoria Pública brasileira.
 
Através do tema central “Defensoria Pública: em defesa das pessoas em situação de vulnerabilidade", buscou-se formatar palestras e painéis que estimulem o debate sobre os principais temas relacionados à Instituição e o papel da defensora e do defensor público na sociedade. Entre os pontos a serem discutidos estão Defensoria Pública na perspectiva de gênero; sistema prisional e direitos humanos; religiões de matrizes africanas e manifestações de intolerância; direito sistêmico e constelações familiares; política criminal por meio do direito penal: uma crítica criminológica; e falsas memórias. Durante o congresso haverá também concursos de teses e de práticas; reuniões com as comissões temáticas e a realização da assembleia geral extraordinária da ANADEP.
 
“Serão temas mais atuais e ligados às mais variadas áreas de atuação dos defensores. Buscou-se sair do cenário exclusivamente jurídico, para trazer à tona a intersecção com outras disciplinas, tão necessárias ao exercício das funções defensoriais”, pontuou a diretora da Escola Nacional dos Defensores Públicos do Brasil (ENADEP), Fernanda Mambrini.
 
Para o presidente da ANADEP, Antonio Maffezoli, a participação das defensoras e dos defensores de todo o país é fundamental. “O CONADEP já é uma tradição em nosso calendário. É um momento muito profícuo, pois debatemos sobre as principais questões relacionadas ao fortalecimento e crescimento da nossa Instituição. É um momento também de reflexão e de intercâmbio sobre a nossa própria realidade, o que permite o aperfeiçoamento de nossas atividades e o melhor modo de combater os problemas que dificultam a plena aplicação do acesso à Justiça”, pontua Maffezoli.
 
 
Atenção: Agora só é possível inscrever-se no local do evento. 
 
Informações:
Site oficial do CONADEP: www.congressoanadep.org.br.
E-mail: anadep@attitudepromo.com.br
Telefone: (48) 3047-7600
Santa Catarina e a ampliação da Defensoria Pública no Brasil
A realização do XIII CONADEP em Santa Catarina é simbólica, pois será uma oportunidade para mostrar ao Poder Público local e à sociedade a importância da Defensoria Pública para o estado. Criada em 2012, por meio da Lei Complementar nº 575/12, a DPE-SC foi uma das últimas a ser instalada no país. Atualmente, a Instituição conta com apenas 99 defensores públicos em atividade. Contudo, conforme o Mapa da Defensoria Pública do Brasil – publicação da ANADEP em parceria com o Ipea – para atender a população e garantir o acesso à Justiça às pessoas em situação de vulnerabilidade, seria necessária a contratação de 509 defensores públicos, que deveriam atuar em 110 comarcas em todo o território catarinense.
 
A ANADEP, ao lado da ADEPESC, tem lutado para garantir a correta implantação da Defensoria e buscar soluções efetivas para os principais pleitos de interesse dos Defensores Públicos catarinenses. "Entendo que o CONADEP é uma oportunidade única para congregar membros das Defensorias Públicas de todas as regiões, a fim de que possam trocar experiências sobre as mais diversas ações. Além disso, é momento de difusão do conhecimento e fortalecimento associativo e institucional", explica o presidente da ADEPESC, Edison Schmit.
Encontro das comissões temáticas da ANADEP e realização de oficinas marcam 1º dia de atividades

Antes da abertura oficial do XIII Congresso Nacional de Defensores Públicos serão promovidas reuniões setoriais, oficinas e painéis com os participantes. Os encontros, que ocorrerão de 14h às 17h, terão como principal objetivo discutir o acesso à Justiça, o fortalecimento da Defensoria nas mais diversas instâncias e o relacionamento da Instituição e do defensor público com os seus usuários. Confira: 

Leia também:

>> Coletivo Mulheres Defensoras Públicas do Brasil promoverá oficina durante o XIII CONADEP;

>> Fórum Justiça promoverá oficina "Litigância Estratégica na Defensoria Pública" durante o CONADEP;

>> XIII CONADEP sediará 1º encontro do grupo “Escrevendo a Defensoria”;

Concursos de práticas e de teses
Ponto alto do CONADEP, os concursos de práticas e de teses são ferramentas para o intercâmbio de ideias e a troca de informações acerca da atuação das defensoras e dos defensores públicos em todo o país. Este ano, as teses versarão sobre o tema “Defensorar: um olhar sistêmico”. As práticas exitosas serão avaliadas sob a perspectiva do exercício concreto de uma política institucional una, sólida e eficiente, em benefício direto da população. Ao todo 46 trabalhos concorrerão no certame. São 19 teses e 27 práticas.
 
 
Clique aqui e confira as teses aprovadas.
Clique aqui e confira as práticas aprovadas.
 
Apresentações: O concurso de teses ocorrerá na quinta-feira (16), a partir das 8h da manhã. Já o de práticas será na sexta-feira (17), no mesmo horário. Ambos serão realizados no Salão Cascaes, do Costão do Santinho. Cada defensor público terá cerca de:
 
8 minutos para a apresentação de práticas;
10 minutos para a apresentação de teses.
 
Ao final, a Comissão Julgadora, em sessão fechada de 20 minutos, vai deliberar sobre as notas e anunciará os três primeiros colocados em cada categoria, que receberão a premiação.
 
Banca Examinadora: Para fundamentar ainda mais os debates, a ANADEP e a ADEPESC (Associação dos Defensores Públicos de Santa Catarina) escolheram uma gabaritada comissão julgadora para formar a banca examinadora, responsável pelo julgamento dos trabalhos.
 
A banca de teses é formada por:
Coordenação: Patrícia Kettermann (RS)
Membro de banca: Fernanda Mambrini (SC)
Membro de banca: João Joffily Coutinho (SC)
Membro de banca: Rivana Ricarte (AC)
 
Já a banca de práticas é formada por:
Coordenação: Marta Zanchi (RS)
Membro da banca: Adriana Burger (RS)
Membro da banca: Gabriela Cotrim (SC)
Membro da banca: Johnny Giffoni (PA)
Exposição de livros do XII CONADEP já tem programação definida
Um dos destaques do XIII CONADEP, promovido em Florianópolis (SC), de 15 a 17 de novembro, será a exposição de livros, que terá publicações sobre o estudo e o aprofundamento de questões voltadas para o direito e para o debate do fortalecimento da Defensoria Pública. Haverá mostra de livros de grande repercussão nacional, com enfoque na temática dos Direitos Humanos e nas questões de vulnerabilidade. Confira abaixo os títulos e autores das obras:
 
LANÇAMENTO
 
E-book “Defensoria Pública, Assessoria Jurídica Popular e Movimentos Sociais e Populares: Novos Caminhos Traçados na Concretização do Direito de Acesso À Justiça”
Data: 15 de novembro
Horário: 14 horas
 
EXPOSIÇÃO DE OBRAS DE DEFENSORES PÚBLICOS ASSOCIADOS
 
Título: Defensoria Pública no Século XXI: Novos horizontes e desafios 
Autores: Cleber Francisco Alves e Pedro González 
Editora: Lumen Juris 
 
Título: Manual de Direito do Consumidor – Tópicos e Controvérsias
Autor: Fábio Schwartz
Editora: Processo
 
Título: Princípios Institucionais da Defensoria Pública
Autores: Franklyn Roger e Diogo Esteve
Editora: Forense
 
Título: O CPC/15 e a Perspectiva da Defensoria Pública
Franklyn Roger (org.)
Editora: Juspodivm
 
Título: Pena e funcionalismo: uma análise crítica da Prevenção Geral Positiva
Autor: Patrick Cacicedo
Editora: Revan
 
Título:O direito processual constitucional e a efetividade dos direitos humanos
Autor: Leonardo Scofano Damasceno Peixoto
Editora: Lumen Juris
 
Título: Albert Camus - a justiça entre o avesso e o direito
Autor: Caio Jesus Granduque José
Editora: Liber Ars
 
Título: Autonomia & Defensoria Pública: Aspectos Constitucionais, Históricos e Processuais
Coordenadores: Bheron Rocha, Maurilio Casas Maia e Rafael Vinheiro Monteiro Barbosa
Autor: Bheron Rocha
Editora: Juspodivs
 
Título: Legitimidade da Defensoria Pública para ajuizar Ação Civil Pública tendo por objeto Direitos Transindividuais - Edição histórica - 10 anos 
Autor: Bheron Rocha
Editora: Boulesis
 
Título: Defensoria Pública, Democracia e Processo
Organizador: Maurilio Casas Maia 
Autor: Bheron Rocha
Editora: Empório do Direito
 
Título: A violência doméstica a partir do olhar das vítimas: reflexões sobre a Lei Maria da Penha em juízo
Autor: Alberto Carvalho Amaral
Editora: D'Plácido
 
Título: Direito, Discriminação de Gênero e Igualdade
Coordenação: Silvia Pimentel
Organização: Beatriz Pereira e Mônica de Melo
Editora: Lumen Juris
 
Título: Defensoria Pública: Estudos sobre atuação e função
Coordenadores: Bruno de Almeida Passadore, Fabíola Parreira Camelo, Paula Grein Del Santoro Raskin e Ricardo Menezes da Silva 
Editora: Juruá
 
DISTRIBUIÇÃO GRATUITA
 
Título: Gênero, Sociedade e Defesa de Direitos: A Defensoria Pública e a Atuação na Defesa da Mulher
Coordenação de Defesa dos Direitos da Mulher e Cejur da DPRJ
 
Título: Defesa e Garantia dos direitos humanos das crianças e adolescentes
CDEDICA e Cejur da DPRJ
XIII CONADEP promove campeonato de futebol masculino e feminino
Para agitar a programação esportiva do XIII Congresso Nacional de Defensores Públicos será organizado um campeonato de futebol. Os jogos ocorrerão no próprio Costão do Santinho, a partir das 19h, na quinta e sexta-feira (16 e 17/11).
 
Até o momento há oito times confirmados para a disputa: BA, MA, MG, PR, RS, SC, SP e um time misto com jogadores de vários estados. 
 
As partidas ocorrerão no esquema mata-mata.
Intervenção artística
Pouco antes da palestra de encerramento da 13ª edição do CONADEP, a defensora pública aposentada do Rio de Janeiro Arlene Rocha apresentará a obra "Marias" aos participantes do evento. Arlene Rodrigues da Rocha, de 82 anos, dedica-se à arte urbana desde 2014, quando começou a fazer aula com a grafiteira Lya Alves. Seu trabalho foca principalmente no universo feminino e, como pano de fundo, apresenta temas bucólicos revelando forte decoração, referências geométricas, referências ao artesanato brasileiro e à exuberância do carnaval. Arlene foi uma das dez artistas selecionadas para para pintar, em agosto último, o muro na entrada do túnel de Charitas, em Niterói. *Com informações do Jornal O Globo e da DPE-RJ. 
Festa de encerramento
O encerramento do XIII CONADEP será realizado com uma grande festa no salão cascaes, do Costão do Santinho, na sexta-feira (17), a partir das 22h. Para os inscritos a festa já está garantida. Para a retirada do ingresso basta dirigir-se à secretaria do evento entre os dias 15 e 17, apresentando um documento com foto.
 
Venda de ingresso para acompanhantes
 
Já os convites para acompanhantes serão vendidos no mesmo local, por R$ 200, até a quinta-feira (16). O pagamento será em dinheiro, cheque, cartão de débito e crédito. A quantidade é limitada. O traje é informal. 
Como chegar
A organização do evento não disponibilizará o serviço de transfer do aeroporto até o local do evento. Abaixo seguem algumas informações sobre deslocamento na região: 
  • Distância entre o aeroporto e o resort Costão do Santinho: 45 km
  • Preço médio de UBER: Entre R$60 e R$80
  • Transfer: No aeroporto existem empresas especializadas em transporte aeroportuário e turístico que realizam o transfer até o resort. Preço médio por pessoa (ida e volta): entre R$145 e $300/pessoa.
  • Preço médio do táxi: Entre R$88 e R$110
 
Haverá o serviço de transfer nos hotéis indicados pela empresa de turismo oficial do CONADEP até o resort Costão do Santinho. Clique aqui e confira o roteiro com horário das vans e hotéis credenciados.
Fique por dentro do clima para a semana do evento
Fiquem atentos na hora de preparar a mala de viagem para o evento. Em Santa Catarina, na primavera as temperaturas começam a subir, mas é nesta época que a chuva aparece com mais frequência. Os meses de setembro a novembro são considerados os mais chuvosos na região. Mas não desanime: de acordo com a metereologia, o clima de Florianópolis para a semana de segunda a domingo (13 a 19/11) estará estável. A previsão é de sol nos dias 13, 14, 15 e 16. Já nos dias 17 e 18 haverá sol com pancadas de chuva à tarde e à noite. E no domingo (19), o clima estará chuvoso durante o dia e a noite.
 
As temperaturas máxima variam entre 24° (máxima para o primeiro dia, quarta-feira, 15) e 27° (último dia do evento, sexta-feira, 17). Já as temperaturas mínimas variam entre 15° e 21°.
 
*Informações do Climatempo.
 
Certificado e presença

Será conferido certificado aos participantes que tiverem, no mínimo, 75% de presença nas palestras. A organização do evento fará o controle de entrada e saída do auditório. Os certificados serão enviados automaticamente por e-mail ao final do congresso.

ver edições anteriores »Clique aqui caso não queira mais receber nossos e-mails.