Se você não consegue visualizar as imagens deste e-mail, clique aqui, ou acesse
http://www.anadep.org.br/wtksite/grm/envio/2259/index.html
 
Nº 334 - 05 de maio de 2017
Família Afetiva: Campanha Nacional dos Defensores Públicos é lançada em Salvador
 
Salvador começou esta sexta-feira (5) com um dos maiores volumes de chuva do ano. No entanto, o relógio não marcava nem 8 horas e já havia moradores da capital baiana procurando atendimento da Defensoria Pública, na Praça Luiz Gama, no Largo Tanque. O local recebeu o lançamento oficial da Campanha Nacional dos Defensores Públicos, que este ano tem como tema Família Afetiva, ou seja, quando o afeto é o elemento fundamental para a formação familiar, superando, por exemplo, o vínculo biológico.
 
Ao todo foram realizados mais de 150 atendimentos ao público.  Na ocasião, os defensores públicos prestaram orientação jurídica e esclarecimento de dúvidas dos cidadãos sobre o tema. Os atendimentos contemplaram questões como adoção, guarda compartilhada, união estável, reconhecimento de paternidade, direito de convivência, tutela (de crianças, adolescentes e/ou incapazes por motivo de doença), regularização de guarda, entre outros.
 
O motorista George Floriano foi um dos primeiros a chegar no mutirão. Desempregado, ele procurou orientação com os defensores públicos para realizar uma revisão no valor da pensão da filha. "Com esse desemprego em alta, estou pedindo a revisão da pensão para que possa continuar pagando e amanhã ou depois eu não venha a sofrer uma ação. Para mim, é importante também o bem-estar dela", disse.
 
 
Um caso emblemático no mutirão foi do jovem Fernando Moraes. Ele procurou ajuda da Defensoria para conseguir a tutela da avó de 80 anos. "Minha mãe cuidava dele há cinco anos, mas ela ficou doente e faleceu. Gostaria muito não só de assumir essa reponsabilidade, mas de poder cuidar oficialmente de minha vó. Dar atenção", explicou.
 
Promovida pela Associação Nacional dos Defensores Públicos – ANADEP, a Associação dos Defensores Públicos da Bahia – Adep-BA, a Defensoria Pública da Bahia - DPE/BA e o Colégio Nacional de Defensores Gerais – Condege, a campanha quer mostrar, por exemplo, que é possível incluir o sobrenome da família afetiva nos documentos oficiais, como certidão de nascimento e carteira de identidade. A ideia é mostrar à sociedade que a Defensoria Pública garante o direito ao reconhecimento da instituição familiar e defende a aplicação de todos os dispositivos previstos no Direito de Família a qualquer tipo de relação.
 
Conforme dados levantados pela ANADEP, em um universo de 10 milhões de atendimentos em todo o país, cerca de 60% são na área de família. Na Bahia, só em 2016, foram mais de 1 milhão de atendimentos. Em 2017, a expectativa é de ampliação, por causa da unidade móvel, que seguirá para locais onde não há defensores públicos.
 
“Mesmo em um dia com muita chuva, estamos com a tenda lotada, o que mostra a importância da Defensoria para a população. Hoje, mostramos que o afeto é elemento fundamental nas relações familiares e destacamos nossa atuação na área", explicou o presidente da ADEP-BA, João Gavazza.
 
Já o defensor público-geral, Clériston Cavalvante, pontuou a importância da atuação extrajudicial da Instituição na resolução de conflitos. "Nossa tentativa é sempre pela conciliação e mediação. Sempre buscamos trazer as partes para dialogar e chegar a um objetivo que seja bom para ambas as partes, ou seja, trabalhamos a pacificação social", disse.
 
Luta e ampliação dos serviços
 
 
O presidente da ANADEP, Antonio Maffezoli, falou da importância da Campanha Nacional dos Defensores Públicos, que há nove anos é promovida pela Entidade, em parceria com as Associações Estaduais e Defensorias Públicas. "A campanha é um instrumento eficaz de educação em direitos, mas também para mostrar que a Instituição é fundamental para o acesso à Justiça, principalmente à população vulnerável. Estamos dialogando com a sociedade e imprensa sobre o nosso papel, mas também pontuando que é necessário investir na Defensoria para ampliarmos nossos serviços e atuação", pontuou.
 
 
Na ocasião, o grupo de aprovados no concurso da Defensoria Pública do Estado da Bahia homologado em 2011, que luta pela nomeação, fizeram um ato distribuindo cartilhas e exibindo faixas.
 
Educação em direitos
 
 
Enquanto aguardavam a triagem e o atendimento inicial, os moradores participaram de uma roda de conversa com os defensores públicos Bruno Moura e Firmiane Venâncio. De forma lúdica e com uma linguagem acessível, eles falaram sobre o funcionamento da Defensoria, do papel dos defensores e dos direitos e deveres do cidadão. A temática da campanha também foi explicada aos presentes. Ao final, foi aberto espaço para perguntas e respostas.
 
O encerramento contou com uma apresentação cultural do grupo Bahia Magia, da própria comunidade.
 
 
Participaram do lançamento também os presidentes da ADEP-MG, Eduardo Generoso; da ADPERJ, Juliana Lintz; de Roraima, Elcianne Viana; além da defensora pública-geral de Roraima, Terezinha Muniz; e a diretora de comunicação da ANADEP, Rivana Ricarte.  
 
 
Maio Verde
 
Ao longo de todo o mês de maio haverá um calendário de atividades. O chamado Maio Verde terá atendimentos à população, sessões solenes em homenagem ao Dia da Defensoria Pública e do Defensor Público, palestras, iluminação de monumentos na cor verde (cor da Defensoria Pública), publicação de artigos na grande imprensa e participação em programas de televisão, rádios e jornais.
 
 Clique aqui e veja mais fotos do lançamento
#NaMídia: imprensa destaca lançamento da campanha nacional dos defensores públicos
O lançamento oficial da Campanha Nacional dos Defensores Públicos 2017, que tem como tema "Família Afetiva" foi destaque na imprensa. Confira: 
 
Blog do Fred (Folha de São Paulo): “Família Afetiva” é mote dos Defensores;
 
 
 
TV Justiça: em defesa do afeto;
 
 
 
 
Além de entrevistas à Rádio Nacional da Amazônia (EBC), TVE e veículos especializados. 
#DefensoriaSim: Plenário da Câmara terá sessão solene para comemorar o Dia do Defensor Público

Em maio – mês dedicado às comemorações do Dia do Defensor Público e da Defensoria Pública – a Câmara promoverá sessão solene para homenagear a categoria. A solenidade ocorrerá no Plenário da Casa, no dia 18, a partir das 10 horas. O requerimento foi apresentado pelo deputado Alessandro Molon (REDE/RJ). Além de ser um momento especial, a solenidade é também um espaço que a ANADEP mostra o trabalho feito pelos defensores em todo o país e para destacar a necessidade de investimentos na Instituição por meio de projetos importantes que tramitam na Casa.

#FamíliaAfetiva: Comissão de Direitos Humanos da Câmara promoverá audiência pública sobre adoção

No próximo dia 24 de maio, a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM) promoverá audiência pública para discutir a questão da adoção no Brasil.

De acordo com o Cadastro Nacional de Adoção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), existem 4,8 mil crianças à espera de adoção no Brasil e mais de 37 mil candidatos habilitados à procura de novos filhos e filhas. Um dos principais problemas para essa conta não fechar é a expectativa por um perfil muito específico por parte de quem quer adotar: crianças muito novas, sem irmãos e, de preferência, brancas.

A ANADEP participará das discussões. A audiência também ouvirá outros especialistas.

Em breve, informações do local e horário.

Campanha Família Afetiva tem página no Facebook

Para disseminar informações acerca do tema, a ANADEP lançou página no Facebook para divulgar as ações da Campanha Nacional e explicar ao público em geral sobre o que é a Família Afetiva. Na plataforma serão disponibilizados diversos conteúdos sobre a temática, como vídeos, spot, notícias, cards, depoimentos e outros. Curta: www.facebook.com/FamiliaAfetiva.
 

ANADEP lança vídeo sobre Família Afetiva
Clique na imagem e assista na íntegra
 
ver edições anteriores »Clique aqui caso não queira mais receber nossos e-mails.