Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
06/12/2018

BA: Novos defensores públicos tomam posse em solenidade na DPE

Fonte: ASCOM/DPE-BA
Estado: BA
Seis novos defensores públicos tomaram posse na tarde desta quarta-feira, 05 de dezembro, em cerimônia solene realizada na sala do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE-BA. Os novos membros da instituição renovam o corpo defensorial, que hoje conta com 344 defensores que atendem 34 comarcas.
 
Com a Administração Superior e grande parte dos coordenadores das Defensorias Especializadas presentes, além dos familiares e amigos dos defensores empossados, a cerimônia lotou a sala do Conselho Superior. Ana Luiza Novelli Silveira, Henrique Alves da Silva, Guilherme Zuanazzi, Jéssica de Sousa Oliveira, Nathan Cruz da Silva e Paulo Henrique Malagutti são os novos empossados, que irão atuar em núcleos regionais da DPE no interior do estado da Bahia.
 
“Apesar de todas as dificuldades que porventura apareçam na vida profissional de vocês, acreditar no sonho e lutar para realizá-lo”, incentivou o defensor público geral da Bahia, Clériston Cavalcante de Macêdo, que durante o evento emocionou-se. Para ele toda nova posse é um momento de renovação dos votos da carreira.
 
O defensor-geral falou das dificuldades do cenário que a Defensoria iria enfrentar e destacou que a instituição precisa nesse momento de união de propósito, “para defender aquilo que nos move, que nos faz lutarmos por uma sociedade cada vez mais igualitária. Vida longa à Defensoria da Bahia”, concluiu Clériston de Macêdo.
 
“Hoje é um dia especial na minha vida, ingressar nos quadros da Defensoria era um sonho longínquo de um estudante de direito da UESB, que estagiava, curiosamente, no Ministério Público da Bahia, mas que enxergava na instituição vizinha o espaço ideal para concretizar os anseios de uma sociedade mais equânime e materialmente justa”, destacou o novo membro da DPE Nathan da Silva. Negro e cotista, num discurso afirmativo, emocionante e engajado com a luta histórica da população negra no Brasil, o novo defensor público arrancou aplausos dos presentes e mostrou desde já o compromisso intransigente com esse setor popular.
 
A oradora da turma, Jéssica Oliveira, também fez um discurso inclusivo falando, principalmente, em prol dos direitos das mulheres e dos grupos minoritários. Em nome do grupo de defensores ela afirmou o compromisso com a Defensoria e com a emancipação dos cidadãos, acreditando no potencial da instituição de agir como transformadora da sociedade.
 
Já a presidente a Associação de Defensores Públicos do Estado da Bahia – Adep, Elaina Rosas, apresentou a entidade. “A associação é a casa do defensor, é um espaço de debates, um espaço de críticas, de luta associativa, e também de muito congraçamento. É o local adequado para que possam participar ativamente da construção da carreira”, declarou ela, convidando os membros a conhecerem de perto a Adep.
 
“Abram seus corações e se entreguem de corpo e alma a esse novo momento de vocês”, desejou a corregedora adjunta da Defensoria, Larissa Guanaes. Também com a palavra, a ouvidora geral da DPE/BA, Vilma Reis, elogiou aquilo que ela chamou de “uma geração poderosa de defensores públicos” e conclamou todos a manterem resistência constitucional e vigilância cidadã.
 
 
Você pode acessar e fazer o download de todas as fotos do evento na nossa página no Flickr.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)