Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
11/10/2018

GO: Pessoas com transtornos mentais podem buscar a Defensoria para garantir acesso à saúde

Fonte: ASCOM/DPE-GO
Estado: GO
O acesso aos serviços de saúde é direito das pessoas com transtornos mentais. A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) tem atuado para garantir esses direitos. Em caso de dificuldade no acesso ao tratamento (ambulatorial ou de internação) ou medicamentos, o interessado deve procurar a unidade da Defensoria Pública mais próxima (acesse a lista de endereços por município abaixo). Em Goiânia o assistido pode buscar o atendimento da DPE-GO na unidade localizada em prédio anexo ao Fórum Cível, no Park Lozandes, das 8 às 18 horas.
 
O assistido deve buscar a Defensoria em posse de seus documentos pessoais, laudo médico, comprovante de endereço e comprovante de renda, sendo que poderão ser solicitados outros documentos durante o atendimento. Nos casos de internação involuntária, o solicitante deve levar além dos seus documentos pessoais, os documentos da pessoa para a qual será feito o pedido de internação. 
 
A defensora pública Michelle Bitta Alencar de Sousa, titular da 2ª Defensoria Especializada de Atendimento Inicial em Saúde da Capital, explica que as pessoas com transtorno mental têm os mesmos direitos que as outras pessoas. “Um direito previsto na Lei 12.016, que trata da saúde mental, é que essas pessoas tenham preferencialmente tratamento ambulatorial no seio da sociedade e da sua família, ou seja, a internação é a última alternativa. Preferencialmente, a gente busca um tratamento que possibilite a essa pessoa se desenvolver dentro das potencialidades que ela possui”, complementa.
 
 
 
Endereços:
 
Goiânia: Prédio Anexo ao Fórum Cível Av. Olinda, esq. com Rua PL-03, Q. G, Lt. 04, Park Lozandes, Goiânia-GO. De segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.
 
Aparecida de Goiânia: Rua Versales Qd. 3 Lt. 8114, Residencial Maria Luiza. De segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.
 
Inhumas: Rua Tóquio, esquina c/ a Rua Raul, prédio do Fórum de Inhumas-GO. De segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.
 
Trindade: Praça Constantino Xavier, nº 330, Centro de Trindade-GO. Segunda e quarta-feira, das 8 às 12 horas, sendo que os atendimentos de urgência de todas as áreas ocorrem das 8 às 17 horas.
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)