Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
19/06/2018

1º Encontro das Defensoras e Defensores Públicos da Região Sul será em julho

Fonte: ANADEP
Estado: DF
Programe-se: será promovido nos dias 26 e 27 de julho, o 1º Encontro das Defensoras e Defensores Públicos da Região Sul. O evento será em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
 
Serão dois dias de atividades. A abertura contará com o defensor público do Amazonas Maurílio Casas Maia, que falará sobre o “custus vulnerabilis”. Desde 2014 (MAIA), o termo “Custös Vulnerabilis” tem sido utilizado para designar as intervenções institucionais da Defensoria Pública em nome próprio, com lastro no seu interesse constitucional e legal (CRFB/88, art. 134 c/c LC n. 80/1994, art. 4º, XI). A expressão diferencia a missão institucional da Defensoria Pública da atuação do Ministério Público, enquanto Custös Legis. Logo, o termo é um potencial instrumento de amplificação do contraditório em favor dos segmentos mais necessitados e vulneráveis da sociedade brasileira.
 
Já na sexta-feira ocorrerão oficinas simultâneas sobre diversos temas, como atuação dos defensores públicos interamericanos; o funcionamento do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente); execução penal e defesa criminal; justiça restaurativa; Estatuto da Pessoa com Deficiência, entre outros. 
 
O encerramento será com uma exposição da defensora pública do Rio Grande do Sul, Alessandra Quines, que abordará o “Direito de Resistência”. 
 
O evento é uma realização da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (ADPERGS), Associação dos Defensores Públicos do Estado do Paraná (ADEPAR) e da Associação dos Defensores Públicos do Estado de Santa Catarina (ADEPESC) e conta com o apoio da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) e da Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ENADEP). 
 
As inscrições serão abertas em breve. Informações sobre hospedagem e a programação do evento também será disponibilizada nos próximos dias.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)