Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
24/10/2016

TO: Diversão e educação na brinquedoteca contra o abuso infantil

Fonte: ascom/DPE-TO
Estado: TO
Com o objetivo de combater o abuso sexual infantil, a DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins lança o projeto “Meu Corpo é Especial”. Supervisionado pela defensora pública Maria do Carmo Cota, o projeto tem como desafio demonstrar o abuso sexual contra crianças e adolescentes. Por meio de atividades lúdicas na brinquedoteca de Palmas, a DPE-TO vai orientar os pais e responsáveis como identificar se seu filho está sofrendo ou sofreu algum tipo de abuso sexual e visa de forma lúdica, por meio de vídeos infantis e histórias em quadrinhos, esclarecer para as crianças e adolescentes como identificar, prevenir e denunciar o suposto autor do abuso sexual.
 
O projeto vai trabalhar com crianças de 5 a 12 anos, filhos dos Assistidos da DPE-TO, que participarão de uma pequena roda de conversa com vídeos educativos e contação de histórias com o tema “Meu Corpo é Especial”. As atividades foram iniciadas nesta semana, seguem até o final do ano e serão direcionadas pela equipe multidisciplinar da Instituição – pedagogos, psicólogos e assistentes sociais. Além da atividade com as crianças, os pais também receberão na brinquedoteca informações e orientações sobre a prevenção do abuso infantil. “Temos como meta atender todas as crianças filhos de Assistidos da Defensoria Pública que recebem atendimento na brinquedoteca da instituição, reduzir os casos de abuso e exploração e conscientizar as crianças e pais sobre a importância de denunciar”, adianta Franceli Costa, responsável pela brinquedoteca da sede da DPE-TO, em Palmas.
 
A defensora pública Maria do Carmo Cota lembra que a maioria dos casos são praticados dentro dos próprios lares. “Geralmente quem pratica o abuso é um adulto que tem poder ou respeito para com a criança, ou total liberdade no seu convívio familiar. A criança que sofre um abuso sexual sempre manifesta algo anormal, seja ele por meio do seu comportamento, do sono, da alimentação, principalmente no desempenho escolar”, alerta. O projeto é uma parceria do Nudeca – Núcleo Especializado de Defesa da Criança e do Adolescente e Nudem – Núcleo Especializado de Defesa da Mulher.
 
Relatório
 
Segundo o relatório realizado através do ODHACA - Observatório dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, publicado em 2014, sobre Crimes Sexuais contra Crianças e Adolescentes do Estado do Tocantins, foram registrados de janeiro a outubro de 2014, 329 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, sendo 307 de estupros de Vulneráveis consumados e 22 tentativas de estupros de vulneráveis/ou atos libidinosos em todo o Estado do Tocantins. No município de Palmas, foram registrados 58 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, dentre eles, 54 estupros de vulneráveis e 4 tentativas de estupros a vulneráveis/atos libidinosos, o que corresponde à 18% dos registros estatuais.
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)