Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
09/10/2015

MA: DPE e Corregedoria do TJ firmam parceria para realização de mutirão no CDP

Fonte: ASCOM/DPE-MA
Estado: MA
A defensora geral do Estado, Mariana Albano de Almeida, e a corregedora geral da Justiça, desembargadora Nelma Sarney, se reuniram nesta semana para alinhar estratégias e procedimentos para a força-tarefa que será realizada pelo Núcleo de Execução Penal (NEP), da Defensoria Pública do Estado, no Centro de Detenção Provisória (CDP), que abriga atualmente 533 detentos. O objetivo da ação, que ocorrerá de 3 a 20 de novembro, é analisar a situação dos presos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas.  
 
Esta é a terceira força-tarefa realizada no complexo. A primeira unidade contemplada foi a Casa de Detenção (Cadet) e, em seguida, a Penitenciária Feminina. De acordo com a defensora geral, essas ações pontuais reforçam o trabalho realizado regularmente pela Defensoria nos presídios. “Os defensores do NEP realizam atendimento jurídico sistemático e contínuo nas unidades de Pedrinhas, mas essas forças-tarefas agilizam a análise da situação processual de cada detento e o acompanhando das condições de cumprimento da pena, para assegurar os direitos previstos na Lei de Execução Penal (LEP)”, esclareceu.
 
A pedido da defensora geral Mariana Albano, a corregedora se comprometeu em designar os juízes, da Comissão Sentenciante, para agilizar os pedidos feitos pelos defensores durante a ação no CDP. “São cinco os juízes que formam a comissão. A tendência é de que eles trabalhem junto a esses nove defensores que vão atuar nessa força-tarefa”, ressaltou Nelma Sarney.
 
O encontro, que ocorreu na sede da Corregedoria Geral da Justiça, contou ainda com a participação do secretário de Estado de Direitos Humanos, Francisco Gonçalves, e do defensor do Núcleo de Execução Penal, Bruno Dixon Maciel.
 
Registro indígena – Outra pauta da reunião foi a realização de uma força-tarefa para emissão e retificação de Registro Civil de Nascimento de indígenas, que vem sendo articulada entre a Defensoria Pública do Estado e a Fundação Nacional do Índio (Funai).
“O objetivo é regularizar a situação de 200 certidões de nascimento de índios assentados nos municípios de Bom Jardim, São João do Caru e Araguanã, para que possam adquirir diversos documentos, dentre eles RG, CPF, Carteira de Trabalho. Para isso vamos otimizar esforços para atender a demanda dessa comunidades”, afirmou Mariana Albano.
 
A corregedora do Maranhão falou da necessidade de ações integradas para combater o sub-registro no Estado. “Uma das alternativas seria a instalação de postos em todas as maternidades, publicas e privadas. Todavia, os cartorários afirmam que há uma grande dificuldade de conseguir apoio das unidades de saúde privadas para implantação dos postos de emissão do documento”, observou Nelma.
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)