Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
28/07/2015

RJ: Defensoria Pública debate mitos e verdade sobre a mulher negra no Brasil

Fonte: ASCOM/DPE-RJ
Estado: RJ
Mulheres negras têm mais dificuldade de acesso à educação, emprego e bens duráveis que qualquer outra parcela da população dividida por gênero e cor.  Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a renda das mulheres negras é inferior à metade da renda de homens brancos e corresponde a cerca de 56% do que é recebido por mulheres brancas.  Tamanha vulnerabilidade econômica e social, suas raízes históricas e culturais, será tema do debate Mitos e Verdade - Passado, Presente e Futuro da Mulher Negra no Brasil, que o Núcleo contra a Desigualdade Racial (Nucora) da Defensoria Pública do Estado promove na próxima terça-feira, 28, às 17h30.
 
O evento faz parte do Ciclo de Debates Defensoria, Direito e Sociedade e integra o calendário de comemorações pelos cinco anos do Estatuto da Igualdade Racial. O encontro desta terça-feira trará à discussão também propostas para o relatório da Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil, da Ordem dos Advogados do Brasil/RJ, da qual é membro a defensora pública Lívia Casseres, coordenadora do Nucora.
 
Ao lado da defensora, participarão do debate a vice-presidente da Comissão Estadual da Verdade da EscravidãoNegra no Brasil da OAB/RJ, Sandra Machado; a representante da Juventude Negra - Coletivo Enegrecer, Dara Sant´anna; a representante da Marcha das Mulheres Negras, Clatia Vieira; e a professora e doutora em Filosofia pela Universidade Gama Filho, Helena Theodoro;  e a escritora Lia Vieira. A mediação caberá à jornalista Luciana Barreto, apresentadora da TV Brasil.
 
A entrada é gratuita, limitada à capacidade do auditório da Defensoria Pública.   Para estudantes de Direito, a presença vale três horas de estágio reconhecidas pela OAB.
 
O debate Mitos e Verdade - Passado, Presente e Futuro da Mulher Negra no Brasil tem apoio do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) da Defensoria; da Fundação Escola Superior da Defensoria (Fesudeperj); da Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil, da OAB/RJ; e da Marcha das Mulheres Negras 2015.
 
Serviço:
Mitos e Verdade - Passado, Presente e Futuro da Mulher Negra no Brasil
Dia: 28 de julho, terça-feira, às 17h30
Local: Avenida Marechal Câmara 314 – 2o andar (Auditório Defensor Público Silvio Roberto Mello Moraes) – Castelo - RJ
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)