Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
06/07/2015

PA: Defensoria em Marabá obtém autorização para preso cursar ensino superior

Fonte: Ascom/DPE-PA
Estado: PA
O Núcleo Regional Carajás, da Defensoria do Pará, conseguiu na justiça a liberação para que Uendel Costa Lima, 31 anos, curse Gestão Pública em uma universidade particular em Marabá, no sudeste do Estado, enquanto cumpre 14 anos de prisão em regime fechado. A decisão foi inédita e garante que o apenado frequente as aulas em transporte próprio e sem escolta policial.
 
O defensor público e coordenador do núcleo da Defensoria no município, José Erickson, disse que Uendel não desistiu dos estudos e deve sair do sistema carcerário bem melhor do que entrou, graças a esta oportunidade. “Apesar de estar em condições desfavoráveis, dentro do ambiente carcerário, ele não desistiu da ambição de prosseguir com os estudos. E fazendo isso, concretiza a vontade do legislador, qual seja, devolver à sociedade um indivíduo melhor do que aquele que entrou”, ressaltou.
 
Antes de ser preso, Uendel trabalhava como motorista. Há quase 10 anos cumprindo a pena, ele comentou que a vida dentro da prisão não foi fácil, mas contou com a ajuda de alguns colegas de cela. “Eu estava sempre no caminho errado, mas através da educação, mesmo depois de preso, pude ter novas oportunidades, principalmente para minha ressocialização”, avaliou. O apenado credita esse momento ao apoio que tem da direção do Centro Regional de Recuperação Agrícola Mariano Antunes (Crama) e do corpo técnico.
 
As aulas acontecem todas as quintas-feiras na unidade local da Universidade do Norte do Paraná (Unopar). Para o custodiado, esse curso é o primeiro de muitos que virão, nessa nova fase de sua vida. “A educação é um meio de ressocialização mais rápido. Me motivo a cada dia mais seguir esse caminho, pretendo fazer outros cursos também”, revelou.
 
A curiosidade chegou aos colegas de cela que perguntam como é voltar a estudar fora da prisão. Todos admiram a vontade de Uendel. “Lá não temos acesso à informação igual quando estamos fora. Temos de nos esforçar”, disse o detento. O apenado é natural de Marabá e tem três irmãos. Todos já fizeram a inscrição para o Enem 2015, com base no novo exemplo da família.
 
O curso tem duração média de três anos. Uendel é casado, pai de duas filhas, mas a família vai aumentar porque a esposa está grávida do terceiro filho.
 
José Érickson disse que comemora mais esta vitória para a Defensoria Pública do Pará. “É importante não só para o apenado, mas para todo o sistema carcerário, pois o preso sabe que tem direito à educação”, observou.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)