Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
29/01/2015

Projeto Conhecer Direito é apresentado à Escola da Defensoria Pública de São Paulo

Fonte: Ascom ANADEP
Estado: SP/DF

O diretor institucional da ENADEP, Evenin Ávila, participou, na tarde desta quarta-feira (28), de uma reunião com o diretor da Escola dos Defensores Públicos da Defensoria de São Paulo (EDEPE), Danilo Mendes Silva de Oliveira, para apresentar em detalhes o projeto Conhecer Direito, desenvolvido por ele no Distrito Federal, e que aguarda um parecer do Ministério da Justiça para ser desenvolvido, via ANADEP, nacionalmente.

Durante o encontro, os defensores trocaram experiências e dados sobre como colocar em prática um programa que é considerado libertador do cidadão, à medida que o informa e educa para o  conhecimento do funcionamento do Estado e orienta a ocupar o seu espaço.  Responsável pela implantação do projeto na defensoria do DF, Ávila falou aos colegas paulistas sobre formato, parcerias e resultados do trabalho desenvolvido desde 2010. “Começamos com dez escolas públicas, atendendo dez alunos em cada uma, portanto 100 estudantes. Hoje esse quadro evoluiu e chegamos a 20 escolas online e 180 alunos presenciais”, relatou, destacando que a possibilidade de convênio com o Ministério da Justiça, através da Secretaria para Reforma do Judiciário (SRJ)e Escola Nacional de mediação (ENAM) pode representar a disseminação do programa para todos os estados, através de uma plataforma online acessível a todas as Defensorias. “Na escola pública temos todos os problemas sociais que se imagine representados em um indivíduo: o aluno. Esta cooperação técnica vai permitir educação não só dos estudantes, mas de supervisores, professores, familiares, enfim toda a comunidade escolar, em todo o país. E quando você acessa a escola pública, ela também acessa você, o que vai resultar em solução e atuação preventiva da Defensoria”, completou. A última reunião entre os representantes da ANADEP com o coordenador geral da ENAM, Igor Oliveira, ocorreu no ano passado e a Associação aguarda o agendamento de um novo encontro para dar andamento ao acordo.

A ideia da Escola da Defensoria paulista, de implementar um programa semelhante ao Conhecer Direito, está em fase de estudos, informou o diretor Danilo Oliveira. Ele foi municiado com todos os dados, inclusive materiais e registros do trabalho desenvolvido por Ávila no DF, e deve, a partir deles, verificar a possibilidade de aplicação do exemplo do Distrito Federal em Sao Paulo.

Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)