Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
28/11/2014

MT: Em reunião para discutir o sistema penitenciário do Estado, grupo decide criar 1ª Rede de Atenção a Mulher Presa

Fonte: Ascom/DPEMT
Estado: MT
Os defensores públicos Marcos Rondon, Roberto Tadeu Vaz Curvo e Rosana Leite Antunes de Barros, se reuniram, na última quarta-feira (26), com frentes ligadas ao Presídio Feminino de Cuiabá, Ana Maria do Couto May, a fim de discutir os problemas e apontar soluções ao sistema penitenciário, tendo como conclusão a necessidade de criação da primeira Rede de Atenção a Mulher Presa do Estado.
 
De acordo com Marcos Rondon, Coordenador do Núcleo de Execução Penal da Defensoria, a rede se faz necessária para que as frentes dialoguem, façam com que a sociedade entenda o cárcere e a conexão das presas com a criminalidade, bem como para debater a Justiça restaurativa e penas alternativas.
 
Vaz Curvo, responsável pela Coordenadoria de Direitos Humanos e Presidente do Conselho Estadual de Defesa da Pessoa Humana, reforçou a importância do grupo manter o diálogo. “As entidades envolvidas com o sistema penitenciário têm que dialogar mais, pois nenhuma instituição consegue ressocializar o cidadão de forma isolada. Assim, a Defensoria, o Poder Judiciário, o Ministério Público, Agentes Prisionais e os demais autores envolvidos na ressocialização precisam estar em diálogo permanente e constante, conforme proposto com a criação da Rede de Atenção”.
 
Já a Defensora Pública da Vara de Violência Doméstica de Cuiabá e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Mato Grosso, Rosana Leite, destacou a necessidade das encarceradas conhecerem seus direitos, assim como de seus filhos.
 
O encontro foi realizado na Escola Superior de Advocacia (ESA) e contou ainda com a presença da Defensora Pública recém-empossada Elisa de Camargo Viana, bem como de representantes da Pastoral Carcerária e Agentes Prisionais. Ficou definido ainda que será agendada uma reunião com a equipe de transição do Governo do Estado para discutir do sistema penitenciário. 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)