Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
31/10/2014

#ANADEPemMOVIMENTO: Importância do trabalho em conjunto para o acesso à saúde é destaque durante Seminário

Fonte: Ascom/ADEPAM
Estado: AM
Judicialização da saúde, desenvolvimento do SUS e a necessidade de parcerias para garantir o acesso dos cidadãos aos serviços de saúde foram alguns dos pontos de destaque do primeiro dia de debates do Seminário Regional de Boas Práticas em Saúde, realizado nesta quinta-feira (30), no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública do Amazonas (Esudpam). 
 
A abertura do evento contou com palestra do presidente da Associação dos Defensores Públicos do Distrito Federal (ADEP-DF), Ramiro Sant’Ana, e participação da juiza de Direito e presidente do Comitê Estadual de Saúde do Amazonas, Etelvina Lobo Braga, e do secretário de Estado Adjunto de Atenção Especializada em Saúde da Capital, Wagner William Souza.
 
De acordo com Ramiro Sant'Ana o debate foi proveitoso pela valiosa contribuição que os convidados ofereceram. “O debate de hoje mostra que existe um caminho correto a seguir e esse caminho é percebido tanto por gestores públicos, quanto pelo judiciário e Defensoria. Defensor público bem preparado e articulado com as instituições consegue um atendimento mais rápido e eficiente”, declara Ramiro Sant’Ana.
 
 
Na ocasião, cerca de 70 pessoas, entre operadores do direito e profissionais da área de saúde pública, trataram sobre as medidas necessárias de atuação em prol dos usuários dos serviços públicos de saúde. “Somente por meio de parcerias poderemos diminuir o número de judicializações na área da saúde. Acredito que o Seminário de hoje foi o ponto de partida para continuarmos nosso trabalho em conjunto. Neste cenário, o maior beneficiado é a população”, enfatiza a presidente do Comitê Estadual de Saúde do Amazonas, Etelvina Braga.
 
“O primeiro dia de debates foi excelente, pois conseguimos discutir sobre temas bem próximos da nossa realidade e com isso, nosso público composto maciçamente por defensores, pôde entender quais são os melhores instrumentos para fazer a tutela dos interesse à saúde tanto individual, quanto coletiva dos nossos usuários”, avaliou o diretor da Escola Superior da Defensoria Pública do Amazonas (Esudpam), Carlos Almeida Filho.
 
Para o presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Amazonas, Helom Nunes, o tema abordado durante o Seminário desperta grande interesse e colabora para o aperfeiçoamento dos defensores públicos no atendimento dos assistidos. “Discutimos ao longo de cinco horas sobre saúde com a presença de profissionais que trataram com brilhantismos essa questão. A reunião desses profissionais no evento, mostra que nós queremos firmar esse diálogo, pois ele é muito importante para o nosso assistido e garantirá o seu direito à saúde”, afirma o presidente.
 
A programação do I Seminário Regional de Boas Práticas em Saúde segue até esta sexta-feira, 31 de outubro, a partir de 15h, no auditório da Esudpam. O evento é promovido pela ANADEP, em parceria com a ENADEP, Associação dos Defensores Públicos do Amazonas (Adepam) e Escola Superior da Defensoria Pública do Amazonas (Esudpam). 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)