Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
21/10/2014

PA: Defensoria consegue sentença estrangeira no STJ

Fonte: Ascom DPE/PA
Estado: PA

 Defensoria do Estado conseguiu homologar, pela primeira vez, por meio do Sub Defensor Geral do Pará, Adalberto Souto, e do Defensor Público Edgar Alamar, uma sentença estrangeira em caso de divórcio praticado fora do país.

O pedido de divórcio foi homologado no último dia 2 de outubro, com validação pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Os Defensores Públicos Adalberto Souto e Edgar Alamar foram os responsáveis por subscrever a petição. A ação, originária no STJ, foi produzida via Entrância Especial da Defensoria Pública do Estado do Pará, responsável por peticionar junto aos tribunais superiores, como STJ e Superior Tribunal Federal (STF).

O divórcio envolveu uma paraense de Castanhal, município na região Nordeste do Estado, e um alemão, que casaram em Portugal e estavam juntos há pelo menos 10 anos. A dissolução do casamento, em caráter definitivo, foi assinada pelo Presidente do STJ, ministro Francisco Falcão.

 

Por já conhecer o trabalho da Defensoria, a paraense pediu ajuda aos profissionais da instituição para executar o pedido. Segundo o Defensor Público Edgar Alamar, o caso veio demonstrar a competência dos profissionais que atuam na Defensoria do Pará. “Esse foi um trabalho ímpar e que mostrou que a Defensoria tem profissionais qualificados a peticionar em qualquer instância jurídica”, comentou.


Para que tivesse validade jurídica, o pedido feito pela paraense tinha que ser reconhecido e homologado pelos tribunais superiores do país. Essa é a primeira vez que a Defensoria faz um pedido dessa natureza ao STJ e tem parecer favorável concedido.
 

Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)