Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
01/10/2014

DPE-RO - Sonho de garoto em ter o registro é realizado durante Operação Justiça Rápida

Fonte: Ascom/DPERO
Estado: RO
Se tornar um cidadão de fato e poder frequentar uma escola era o grande sonho de Luis(Tino), garoto de oito anos, morador de Surpresa, distrito de Gujará-Mirim, localizado a 250 quilômetros. O Município de Guajará-Mirim faz fronteira com a Bolívia.
O sonho de Tino foi concretizado durante a Operação Justiça Rápida do (Judiciário), realizada no distrito nos dias 17, 18 e 19/09, com o apoio do Exército, e participação do Ministério Público do Estado e Defensoria Pública do Estado (DPE-RO). O garoto está entre as 300 pessoas atendidas na localidade.
 
O defensor público Yassuo Trojahn Hayashi, da comarca de Gujará-Mirim, que participou da ação representando a Defensoria Pública, falou da emoção que teve ao ver a felicidade da criança.  “Ele estava ansioso para tirar o documento. É gratificante poder ajudar pessoas a se tornarem cidadãos”, disse.
 
É preciso percorrer seis horas de barco pelo rio Guaporé para chegar ao distrito. Vivendo praticamente isolados devido à distância e a dificuldade no  deslocamento, a comunidade recebeu a equipe com euforia. Médicos, odontólogos, enfermeiro e farmacêutico realizaram atendimento na área da saúde - todos disponibilizados pelo Exército, que cedeu ainda o barco para o deslocamento e a infraestrutura.
 
A Justiça Rápida contou ainda com o apoio da Secretaria de Segurança Pública, do Cartório de Registro Civil e do Ministério do Trabalho e Emprego. Registro civil tardio, reconhecimento de união estável, cobrança e guarda foram algumas das demandas.
O trabalho foi coordenado pela juíza Juliana Brandão, com a participação de vários servidores do órgão.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)