Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
04/09/2014

#ANADEPemMovimento: Tocantins recebe hoje segunda edição do Seminário da Escola Nacional dos Defensores Públicos

Fonte: Ascom ANADEP
Estado: DF
A capital Palmas (TO) foi escolhida para sediar o II Seminário da Escola Nacional dos Defensores Públicos – ENADEP, que será realizado nesta quinta (18) e sexta-feira (19), no auditório da Defensoria Pública do Estado. O evento faz parte do calendário do projeto #ANADEPemMovimento, que visa fortalecer o debate em torno de temas que dizem respeito à legislação, doutrina e rotina diária da atuação dos defensores, levando ainda as discussões associativas para várias regiões do país. A iniciativa será promovida pela ANADEP, em parceria com a ENADEP, Associação dos Defensores Públicos do Tocantins (ADPETO) e com a DPE-TO.
 
O primeiro dia de atividades será aberto pela segunda edição itinerante da Assembleia Geral Extraordinária da ANADEP. Durante a tarde haverá reunião da Comissão Especial da LC 80/94 e também encontro dos coordenadores das comissões especiais, que discutirão e apresentação o trabalho que os grupos têm desenvolvido dentro de cada temática proposta pela Associação Nacional. 
 
Segundo  a presidente da ANADEP, Patrícia Kettermann, a realização de AGEs em todas as regiões do Brasil vem ao encontro da necessidade de permitir a todos os defensores a efetiva participação na vida associativa. "Esta maior proximidade possibilita a compreensão dos processos decisórios e, sobretudo, colaboração real, de todo o país, nos rumos da ANADEP. Já o importante II Seminário representa mais um passo rumo à solidificação da ENADEP como instância nacional de articulação intelectual das defensoras e defensores públicos do Brasil, com viés prático e de troca de experiências de cada estado da federação muito intenso. Os colegas de Tocantins estão de parabéns pela escolha dos temas e a ENADEP, muito satisfeita por cumprir com seu papel de democratização do conhecimento técnico-jurídico da Defensoria Pública", destacou a presidente.
 
Já para o presidente da ADPETO, Fábio Monteiro dos Santos, a Associação Estadual entende que é extremamente importante a descentralização dos trabalhos da Associação Nacional. “Vai possibilitar uma aproximação cada vez maior com o associado, conhecendo sua realidade local e proporcionando um acesso direito ao ente associativo nacional. De vital importância também são as atividades da ENADEP nos estados, divulgando sua atuação e propiciando o debate de temas de interesse dos defensores públicos”, afirmou o dirigente.
 
Seminários: O coral da Defensoria Pública do Estado fará uma apresentação para abrir os trabalhos da sexta-feira (19), que terá como ponto alto palestras de defensores e especialistas renomados em diversas áreas de atuação.
 
Entre os principais temas destacam-se: Avanços da Emenda Constitucional 80/2014; A Defensoria como instrumento de transformação social; a atuação da Defensoria Pública nos Tribunais; e os desafios na efetivação dos direitos sociais e o papel da Defensoria Pública.
 
Na programação haverá ainda jantar de confraternização entre os participantes, que será promovido na sede social da ADPETO; e a posse dos defensores públicos substitutos do Estado.
 
Veja a íntegra da programação aqui.
 
Inscrições: As inscrições para as atividades no Tocantins já estão abertas e podem ser feitas no site da ANADEP. Clique aqui.
 
No site da Entidade também está disponível o calendário das demais atividades nos estados (clique aqui e confira) e o formulário de inscrição para todas as atividades que serão realizadas até o final do ano.
 
>> Leia também: Atividades da ANADEP nos estados: Inscrições já estão abertas
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)