Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
16/04/2014

PR: Defensor público pede interdição do cadeião

Fonte: CGN
Estado: PR

O defensor público Marcelo Lucena Diniz esteve na tarde desta terça-feira (15), no cadeião da 15ª SDP (Subdivisão Policial). Ele entrou com uma ação solicitando a interdição do local.

O pedido não é apenas devido ao fato ocorrido na noite de ontem (14), em que um preso foi espancado e morreu, mas por causa das condições da cadeia.

Diniz explica que a defensoria atua em Cascavel prioritariamente com os presos condenados, mas os locais com presos provisórios, como a cadeia pública da Subdivisão, são fiscalizados. O defensor esteve no começo do mês fazendo vistorias no local.

“É evidente que as condições aqui, não há outra palavra para usar, são ridículas. Não tem a menor condição. Um lugar para 132 presos na inspeção abrigava 427, uma cela para quatro pessoas tem 32. A cadeia da forma como está hoje tem que ser interditada, esse é o entendimento da Defensoria Pública. Se o juiz entende que não é caso de interdição, deveria liberar todos os presos que estão aqui, pois as condições são desumanas, isso é fato notório na cidade, não precisa de muitas provas”, enfatiza.

Os fatos foram relatados no pedido de interdição. O defensor não sabe se vai ser atendido, porém, espera que ao menos os presos condenados que estão no local sejam encaminhados para penitenciárias.

Na tarde de hoje, Diniz acompanhou a perícia feita nas celas em relação ao caso da morte do detento. Sobre este fato, ele comenta o que a Defensoria Pública pode fazer.

“É um caso gravíssimo. Nossa função é fiscalizar, fazer coleta de depoimentos e tentar instruir um procedimento administrativo. Se o Estado pode ser responsabilizado, fazemos o pedido. Mas o caso é muito complicado, ninguém está disposto a falar, coletamos depoimentos, estão todos muito tensos nesse momento, é difícil a coleta”, comenta.

A cadeia abrigava nesta terça-feira 435 presos sendo que tem capacidade para 132.

A Defensoria Pública atende desde janeiro em Cascavel e atualmente está junto ao Conselho da Comunidade. A sede própria, na Rua Barão do Cerro Azul, deve ser inaugurada ainda este mês.

Clique aqui para assistir à entrevista do defensor

Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)