ÁREA RESTRITA

 

Busca Avançada

Notícias

19/02/2014 - 12:02

PA: Defensoria Pública oferece atendimento para quem precisa alterar nome próprio

Fonte: Ascom DPE/PA
Estado: PA

Para aquele que não gosta do nome com o qual foi batizado, mudá-lo não é uma tarefa assim tão fácil. A Defensoria Pública do Pará disponibiliza o serviço de mudança e retificação de nomes próprios, através do Núcleo de Atendimento Referencial (NARE), mas a quantidade de documentos necessários para a efetivação do processo tem, infelizmente, motivado a desistência de alguns assistidos.

O nome de uma pessoa tem abrangente proteção do Judiciário e, por isso, tende a ser imutável. Mas este princípio pode ser alterado dependendo dos casos apresentados à Justiça. Apesar de trabalhosos, os processos de mudança ou retificações de nomes são situações frequentes e a Defensoria chega a receber, em média, duas solicitações mensais para o procedimento.

O grau de dificuldade diante da obtenção de alguns desses documentos é um fator que tem prejudicado a demanda de assistidos em busca do serviço. “Por tratar-se de documentos não tão usuais pedidos pelo Fórum Cível, como as certidões negativas no Cartório de Protesto, normalmente as pessoas acabam desistindo da troca”, afirmou a Defensora Pública e Coordenadora do Núcleo de Atendimento Referencial, Neide Lima.

O procedimento para a execução da mudança realizada pelo NARE se divide em três etapas. Na primeira, o interessado deve entrar em contato com a Defensoria através do telefone 129 e, nesta ligação, receberá todas as informações sobre os documentos necessários para a mudança ou retificação. O próprio 129 agendará o atendimento presencial. Com os dados em mãos e o atendimento previamente agendado, o cidadão pode se dirigir até o edifício-sede da instituição, onde o processo será iniciado.

A partir daí, a Defensoria faz a instrução do processo e encaminha a solicitação para a Justiça, que analisará o pedido, decidindo ou não pela mudança. A Defensora Neide Lima ressalta que a alteração só é efetuada se houver provas concretas e testemunhais de que o nome alvo da demanda judicial causa ou causou constrangimento ao portador.

Além da mudança de nome próprio, a Defensoria realiza a correção de gênero e retificações extra-judiciais nos documentos. Um exemplo citado pela coordenadora do NARE é a situação de nomes considerados unissex, tais como Lindomar, Darci, e outros. Para este tipo de correção é solicitado um laudo ginecológico ou urológico que comprove o sexo, e ainda uma extensa lista de documentos. Em um caso recente de alteração da grafia, um assistido requereu a correção de Oshito para Washington.

Já os casos extra-judiciais de retificação de nome (aqueles que não precisam ser ajuizados) só ocorrem nas situações em que pequenos erros de grafia foram incorporados ao documento do cidadão. Caso a pessoa seja menor de idade, a presença do responsável é indispensável.

O NARE e o Disk Defensoria - 129 atendem a população de segunda a sexta-feira, de 8 às 14 horas. Os interessados que residem em outros municípios do Estado ou possuem dificuldades de ir até a sede podem contar com o serviço nos mutirões realizados pela Defensoria e podem também procurar nas regionais.

Os documentos, todos originais, necessários para a solicitação de mudança ou retificações de nomes são: RG; CPF; Título de Eleitor; Comprovante de Residência; Comprovante de Certidões Negativas no Cartório de Protesto; Comprovante de Certidões Negativa na Justiça Militar; Comprovante de Certidões Negativas na Justiça Civil e declaração de testemunhas que comprovem o constrangimento pelo uso do nome.

SOBRE A ANADEP

ESTATUTO

PRESIDÊNCIA

DIRETORIA

ESTRUTURA

ATUAÇÃO

ASSOCIAÇÕES E
DEFENSORIAS

ASSOCIAÇÕES ESTADUAIS

DEFENSORIAS PÚBLICAS

BIBLIOTECA

ARTIGOS

PUBLICAÇÕES

MONOGRAFIAS E DISSERTAÇÕES

LEGISLAÇÃO

JURISPRUDÊNCIA INTERNACIONAL

BANCO DE PRÁTICAS EXITOSAS

DIAGNÓSTICOS DA DP NO BRASIL

DEFENSORIA PÚBLICA E STF

LIVROS

MATERIAIS DE EVENTOS

INFORMATIVOS

     ANADEP ENTREVISTA

     ANADEP EXPRESS

BANCO DE IMAGENS

VÍDEOS

ASSESSORIA DE
COMUNICAÇÃO

EQUIPE

ATRIBUIÇÕES

CAMPANHAS

INFORMATIVOS

     ANADEP ENTREVISTA

     ANADEP EXPRESS

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS

ANADEP NA MÍDIA

DEFENSORIA EM PAUTA

BANCO DE IMAGENS

VÍDEOS

EVENTOS

CONGRESSOS

COLAR DO MÉRITO

AGENDA

CONVÊNIOS

FALE CONOSCO

SCS Quadra 01 - Bloco M - Ed. Gilberto Salomão - Conj. 1301              CEP: 70305-900 - Brasília - DF              Tel | Fax: +55 61 3963-1747 | 3039-1763
CNPJ: 03.763.804/0001-30