Defensoria Pública de Minas Gerais empossa novos defensores
Estado: MG
O Conselho Superior da Defensoria Pública de Minas Gerais deu posse, nesta sexta-feira (27), a 38 novos Defensores Públicos. A solenidade aconteceu no Palácio Tiradentes (Cidade Administrativa), na presença do governador Antonio Anastasia e diversas outras autoridades.
Estes são os últimos aprovados no VI Concurso Público de Ingresso na Carreira, iniciado em maio de 2009. Com esta nomeação a Defensoria passa a contar com 605 Defensores em 105 comarcas, das 296 instaladas em Minas Gerais.
Em seu discurso, a Defensora Pública-Geral, Andréa Tonet agradeceu o empenho do governo de Minas Gerais para garantir a finalização deste VI Concurso e para a nomeação de todos os candidatos aprovados.
Andréa Tonet lembrou que o governo de Minas Gerais vem reconhecendo o valor da Defensoria Pública desde o mandato do hoje senador Aécio Neves, com a sanção da Lei Orgânica da Defensoria Pública, em 2003 e agora, na gestão Anastasia, com o reconhecimento de sua autonomia e com a inclusão do fortalecimento da Instituição como uma das metas do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado.
Para os empossados Andréa Tonet deu boas vindas e declarou que o trabalho que os esperam é árduo e os conclamou a se juntarem aos demais. “Juntem-se aos demais obreiros do bem para saciar quem tem fome e sede de justiça. Seguramente vocês encontraram uma Defensoria Pública muito melhor do aqueles que antes vieram, mas serão fundamentais para dar continuidade ao nosso crescimento”, concluiu.
O governador Antonio Anastasia cumprimentou os novos Defensores e lembrou os avanços que a Defensoria Pública obteve nestes últimos anos. Anastasia reiterou o empenho, não só do governo de Minas, mas também de outras instituições como a Assembléia Legislativa, para a melhoria, consolidação e desenvolvimento da Instituição. “É nosso dever e obrigação trabalhar para que todas as instituições tenham dignidade para desenvolver suas funções”, disse o governador.
O Defensor Público Frederico Bordon de Castro, falando em nome dos demais empossados, lembrou as dificuldades dos candidatos para chegarem até onde chegaram. “Muitos foram os obstáculos enfrentados, muitas foram as etapas vencidas, muitas foram as horas de dedicação aos livros, muitas foram as coisas que tivemos que abrir mão para chegar aqui,” afirmou.
Ele falou sobre toda a dedicação dos profissionais que trabalham junto à Defensoria, como os membros do Conselho Superior e os demais colegas de carreira que se dedicam em benefício dos assistidos. Ressaltou o trabalho da atual gestão, que em pequeno espaço tempo obteve grandes conquistas.




